Tipos de Porta de Entrada – Modelos, Como Escolher

Existem diversos tipos de porta de entrada, cada qual com suas características e belezas únicas. Desse modo, se você está planejando aquela reforma tão esperada, ou está pensando em construir o seu novo lar, então você precisa acompanhar o nosso artigo de hoje.

Afinal, com tantas possibilidades de portas que vemos no mercado, muitas vezes torna-se difícil eleger a melhor opção. Mas, a única maneira de resolver esta questão, é conhecendo, de perto, todas as alternativas que estão disponíveis para nós.

E, desse modo, portanto, criamos o nosso artigo de hoje. Nele você encontrará todos os possíveis modelos e tipos de porta de entrada, cada qual com suas vantagens e desvantagens. A partir disso, será mais fácil para você escolher a melhor opção para o seu projeto.

Desse modo, te convidamos a seguir em nosso artigo e assim ficar por dentro de todas as informações acerca deste tema. Acompanhe a seguir:

Tipos de porta de entrada

Porta de vidro

A porta de vidro é, sem dúvidas, clássica e linda. Ela traz leveza, beleza e muito charme para a entrada do seu lar. Além de trazer o benefício de proporcionar a iluminação natural, sendo este um importante elemento na maioria das decorações. Aposte nesta possibilidade e crie um ambiente lindo. Veja os modelos que separamos para você:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Porta de madeira

A porta de madeira é a mais comum nas entradas das casas. Ela traz conforto, segurança e muita tranquilidade para o ambiente. Afinal, tudo que imita madeira tem a capacidade de deixar o ambiente muito mais aconchegante e com uma acústica mais interessante. Veja as opções lindas que trouxemos:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Porta trabalhada

As portas trabalhadas são opções incríveis para quem gosta de uma decoração mais estilo fazenda ou rústica. Isso porque ela mostra uma riqueza de detalhes, deixando a sua entrada ainda mais bonita. Porém, é claro que estes modelos são mais utilizados em monumentos, como igrejas. Mas, adaptações menos exageradas podem sim fazer parte do seu novo lar. Inspire-se nas opções que trouxemos abaixo:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Porta de correr

A porta de correr é um modelo clássico, também muito utilizado nos mais diversos tipos de decorações. Tem a vantagem de poupar espaço, trazendo praticidade e organização para o lar. Os modelos podem variar, desde cores até texturas, e tudo dependerá da composição decorativa do seu lar. Veja as alternativas que destacamos:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Porta pivotante

Este é um dos tipos de porta de entrada mais utilizados nas grandes mansões. Este modelo traz consigo um ar de luxo, beleza e exuberância. Normalmente ilustrado por peças grandes, lisas e com um acabamento impecável. Perfeita para quem está em busca do casarão dos seus sonhos. Veja os modelos incríveis que trouxemos para te inspirar:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Porta antiga

As portas antigas trazem consigo muita história, beleza e charme, é verdade. Podendo, dessa forma, serem utilizadas, sem problema algum, na entrada do seu lar. Afinal, você poderá optar tanto por uma porta envernizada, como uma opção mais “repaginada” com cores mais fortes e marcantes. Veja as opções que separamos para você:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Porta de luxo

Quem nunca sonhou com uma porta pivotante de luxo para o seu lar, não é mesmo? Ou então, pare e pense: lembra daquelas portas dos casarões que você costumava ver nas novelas globais? Pois bem, é desta opção que estamos falando. Estas portas trazem consigo um impacto incrível, deixando de boquiaberta qualquer pessoa que chegar ao seu lar. Porém, obviamente, necessita de grandes investimentos. Mas, nada nos impede de sonhar, não é mesmo? Veja modelos incríveis para te inspirar:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Porta dupla

As portas duplas proporcionam uma maior iluminação natural para o ambiente em questão. Além disso, elas trazem amplitude e o conforto de um lar bem arejado. Podendo ser encontrada nos mais diversos modelos. Sendo um dos tipos de porta de entrada mais utilizados em casas maiores. Veja modelos:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Porta colorida

A porta colorida traz consigo muita beleza, alegria, conforto visual e bem estar. Afinal, ela proporciona algo muito importante nas decorações mais modernas: uma desconexão com os demais itens decorativos. Podendo ainda, dessa forma, ser a peça de destaque do seu hall de entrada. Poderíamos, inclusive, listar uma infinidade de modelos coloridos para te inspirar, mas isso não será necessário. Porém, trouxemos as nossas opções favoritas, veja:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Porta simples

Quem disse que não dá para conquistar um acabamento bonito e muito interessante com uma porta de entrada simples? Não só dá, como o efeito pode ser ainda melhor que outros modelos mais sofisticados! Tudo dependerá da decoração da sua fachada e da cor da porta que você escolher. Considerando que você pode sim adquirir um modelo mais simples, mas sem deixar de lado a possibilidade de incrementar com cores bonitas e chamativas. Para ter mais ideias, veja as inspirações que separamos para você:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Porta veneziana

A porta veneziana é uma ótima opção para quem adora aproveitar todas as possibilidades para trazer um pouco mais de ar puro para dentro de casa. Porém, ela tem a desvantagem de apresentar um grande acúmulo de sujeira em suas fissuras. Mas, se isso não for um problema para você, certamente o resultado será incrível. Veja alguns modelos:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Porta laqueada

A porta laqueada, por sua vez, é um item que tem sido cada vez mais procurado pelos amantes de arquitetura. Afinal, estamos diante de uma beleza incrível com este acabamento brilhante e muito sofisticado. Se você adora aquelas decorações mais impactantes, com efeitos mais chamativos, certamente esta será a opção que você procura. Conheça possibilidades a partir das fotos que separamos especialmente para te inspirar:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Como escolher a melhor opção?

Você já pode conhecer diversas possibilidades e tipos de porta de entrada, até então. Porém, como planejar a escolha da melhor opção? Quais critérios precisam ser pensados para que na hora de comprar não haja dúvidas e, mais tarde, arrependimentos? Bem, para isso, atente-se as seguintes considerações:

Tamanho

Primeiramente, é claro que você precisa pensar no tamanho que terá disponível para a sua porta. Para isso, meça com antecedência todo o espaço que será utilizado na porta de entrada. A partir disso, vá eliminando aqueles modelos que são maiores ou menores do que a sua disponibilidade. Assim você já faz uma “limpa” nas opções disponíveis.

Preço

Sabendo qual o tamanho necessário, e quais modelos se enquadram nesse padrão, é preciso pensar em um segundo ponto: o preço. Você certamente terá um orçamento separado para investir nas portas, no geral, em sua nova casa, certo? No caso da porta de entrada não seria diferente. Dentre o orçamento de todas as portas, separe o limite para somente a de entrada.

A partir disso, você poderá fazer a cotação de todas as possibilidades que sobraram na lista, no critério anterior, e assim descartar aquelas opções que ultrapassam o seu limite de investimento. Mais uma “limpa” será feita, e menos opções continuarão para lhe trazer dúvidas.

Praticidade

A praticidade é o terceiro ponto que precisa ser pensado. Isso diz respeito à manutenção da sua porta. Ela precisa de limpeza constante e demorada? Como no caso da de vidro? Ou então, a limpeza é difícil, como no caso da veneziana? Todas estas questões precisam ser respondidas, de acordo com a sua própria disponibilidade para cuidar da sua porta. Assim, novamente, opções que requerem muita dedicação, caso você tenha pouco tempo, serão descartadas.

Decoração

Agora que a sua lista já está bem menor do que no começo, é hora de pensar na decoração da fachada da sua casa. Compare os modelos e tipos de porta de entrada que sobraram na sua lista de opções, com a decoração do seu lar. Veja o que combina, o que não combina, o que combina “mais ou menos”. Descartando as opções que não encaixam com a harmonia decorativa da fachada, e assim facilitando a sua escolha.

Gosto pessoal

É bem possível que quando você chegar nesta opção, a sua lista de possibilidades tenham poucas alternativas sobrando. Portanto, aqui se enquadrará o quesito final para a escolha da sua porta: o seu próprio gosto pessoal. Se estiver difícil, peça ajuda a algum familiar que morará na casa. Pois certamente vocês encontrarão o melhor modelo!

Agora é com você

Agora que você já sabe como escolher, e já conheceu os modelos mais incríveis de portas de entrada, é hora de planejar o seu hall de entrada e assim criar algo único e lindo. Só não vale se esquecer de contar para gente, depois, que resultados você obteve, certo? E qual foi o modelo que mais chamou a sua atenção, ok? Estamos aguardando. Boa construção para você!

Add Comment