Iluminação Natural: Conheça Os Benefícios

Todo mundo sabe que a iluminação natural traz diversos benefícios para qualquer projeto. Porém, você conhece todas as vantagens desta alternativa econômica? Então você precisa conhecer!

Pois sabemos que a iluminação natural é sim um fator que irá impactar diretamente na economia de energia. Porém, a mesma apresenta outros benefícios que tornam a alternativa ainda mais interessante e especial.

No guia de hoje vamos lhe apontar motivos para você aderir este tipo de iluminação no novo projeto de sua casa, a fim de garantir todas as vantagens para o seu novo lar. Acompanhe as informações a seguir:

 

iluminação natural

 

Benefícios da iluminação natural

Os benefícios da iluminação natural são capazes de fazer você se apaixonar ainda mais por essa alternativa para o seu projeto. Veja a seguir:

Ambiente mais aconchegante

A iluminação é um fator muito importante para garantir o conforto visual, em qualquer situação. Nem de mais, nem de menos: esse é o ponto perfeito para deixar qualquer ambiente mais aconchegante e confortável. E é exatamente isso que este tipo de iluminação proporciona.

Uma janela bem posicionada é capaz de deixar a claridade do sol entrar em nossa casa na medida certa. No verão, a iluminação proporciona o bem estar da estação, enquanto ilumina a nossa casa. No frio, os raios solares entrando aquecem o nosso lar, trazendo mais vida e bem estar.

Maior ventilação

Quando temos mais iluminação natural dentro de nossa casa, significa que temos uma maior disponibilidade de janelas e portas a nossa dispor. Desse modo, a ventilação é uma consequência de um ambiente bem iluminado naturalmente.

Mais uma vez podemos bater, no entanto, na tecla do conforto: um ambiente bem ventilado proporciona ar puro, leveza e tranquilidade para qualquer parte da casa. Além de trazer a sensação de “limpeza”.

Ambientes fechados tendem a ser abafados, “prendem” cheiros e odores e ainda diminuem a sensação de bem-estar que o contato com o “lado de fora” da nossa casa é capaz de proporcionar.

Espaços mais amplos

Outro fator completamente envolvido com uma iluminação que seja mais natural é a sensação de espaços mais amplos. Os vidros, seja da porta ou das janelas, fazem com que ambientes antes considerados apertados, tragam a sensação de maior distribuição e espaço.

Com isso, passamos a nos sentir mais a vontades nestes ambientes que, por conta do tamanho, poderiam até despertar desconforto em pessoas que não gostam de locais muito pequenos.

 

 

A economia como peça chave

Por fim, o ponto crucial e talvez o mais importante da iluminação natural: a economia de energia. É claro que, quando pensamos em um novo projeto para o nosso lar, devemos considerar os pontos que dizem respeito à economia. Por essa razão, você poderá sentir os efeitos na sua conta de luz se decidir iluminar o ambiente de forma natural.

Você evitará de acender luzes o tempo todo e, no inverno, poderá contar com o calor dos raios solares durante o dia, ao invés de simplesmente se fechar no calor dos aquecedores. Invista nessa possibilidade e sinta a diferença na sua conta no fim do mês.

Existe alguma desvantagem no uso da iluminação natural?

Podemos considerar como uma desvantagem a higienização dos vidros das janelas e portas. Pois como teremos um maior número de itens com esse material, pode ser que você tenha um trabalhinho a mais naquela limpeza semanal.

Invista em iluminação natural!

Agora que você já conheceu todos os benefícios e vantagens de investir em uma boa iluminação que seja natural, certamente estará tentado em acrescentar esta possibilidade ao seu projeto. Tenha certeza de que os resultados serão satisfatórios e você terá um bom retorno do investimento.

Add Comment