Tipos de Rodapé – Modelos e Como Escolher

Que existem diversos tipos de rodapé, isso a gente sabe. E a gente também sabe que existem diversos modelos decorativos, feitos a partir de materiais diferenciados. Porém, dificilmente conheceremos todas as possibilidades, não é? E por esse motivo, torna-se um pouco difícil escolher a opção que mais combine com a decoração da nossa casa.

Por esta razão, no entanto, criamos o nosso artigo de hoje. Nele você conhecerá todos os modelos de rodapé disponíveis no mercado. A partir disso, ficará muito mais fácil para você escolher a opção que mais se encaixa no estilo decorativo do seu lar. Portanto, te convidamos a seguir em nosso guia e assim aprender a escolher dentre os tipos de rodapé. Veja:

 

(Foto: Pinterest)

 

Tipos de rodapé

Existem diversos tipos de rodapé, cada qual com suas características e belezas únicas. Veja as opções mais bonitas do mercado e escolha o modelo do seu lar:

Madeira e Mdf

A madeira é, sem dúvidas, um dos modelos mais utilizados como rodapé. A versão em MDF, por exemplo, pode receber tintas de cores diferenciadas, além de poderem ser texturizadas. Assim, torna-se muito mais fácil criar diversas combinações que complementem a decoração da sua casa.

Em contrapartida, é preciso pensar muito bem sobre esta opção. Afinal, se a sua casa conta com assoalho, pode ser que não haja contraste e a estética fique comprometida. Além disso, se você tem o costume de lavar o chão com água, pode ser que você comprometa a estrutura do seu rodapé. Portanto, utilize esta opção caso você limpe a seco o seu chão, e caso as madeiras apresentem contraste de cor entre si.

Porcelanato

O porcelanato é outra opção muito utilizada nas casas brasileiras. O seu toque mais sofisticado é responsável por esse fator. Uma vez que você pode utilizar opções que imitam madeira, pedras e outras superfícies naturais. Deixando a sua decoração ainda mais elegante. Podendo despertar a aparência de pedras nobres, dependendo do gosto pessoal do consumidor.

Mármore

O mármore é outra alternativa linda e sofisticada para o seu lar. Porém, pode encarecer um pouco a obra, de maneira geral. Indicado, principalmente, para áreas úmidas da casa, como a cozinha, o mármore chega como um dos tipos de rodapé mais bonitos do mercado.

Cerâmica

A cerâmica também faz a cabeça dos amantes de decoração. Perfeita para áreas úmidas e, além disso, apresenta durabilidade, o rodapé do tipo de cerâmica é uma opção muito comum nos lares brasileiros. Ela traz beleza e é capaz de combinar com quase todos os estilos de decoração.

 

(Foto: Pinterest)

 

Granito

O granito, do mesmo modo que ocorre com o mármore, traz a possibilidade de diversas decorações para o seu lar. Deixando o ambiente mais clean, bonito e organizado. Também entrando na lista de opções para áreas mais úmidas da casa, como banheiro e cozinha.

Plástico

A opção de plástico é uma alternativa mais econômica para quem está tentando investir menos no rodapé. Porém, é preciso de cuidados constantes, para não acumular sujeira. Sendo, inclusive, nada recomendado para áreas que ficam úmidas por longos períodos, como o banheiro, por exemplo, já que pode carunchar.

Gesso

O gesso traz um acabamento suave e de formas diferenciadas para o rodapé do seu lar. Deixando a sua casa mais bonita e ainda mais a sua cara. Aposte nesta possibilidade e crie um ambiente diferenciado em sua decoração.

Cimento

O cimento pode ser outra opção super econômica para complementar os acabamentos de sua casa. Isso porque é possível moldar de acordo com o seu desejo, além de trazer durabilidade para o seu lar. Com um acabamento mais robusto, você desfrutará de um rodapé para, praticamente, a vida inteira.

 

(Foto: Pinterest)

 

Como escolher o tipo de rodapé?

Agora que você já conheceu diversos tipos de rodapé, deve estar se questionando sobre qual a melhor opção para você, certo? Pois bem! Para isso, separamos alguns questionamentos e dicas que você precisa considerar antes de comprar. Acompanhe a seguir:

O investimento disponível

O primeiro passo, em qualquer planejamento de reforma ou construção, sempre será pensar no investimento. Sim! Pensar em quanto do seu orçamento você quer comprometer com este material, é muito importante. Pois apenas assim você poderá eleger aquelas possibilidades que realmente poderão fazer parte da sua lista de possíveis compras.

Portanto, estabeleça um valor máximo a ser gasto com os rodapés da sua casa. A partir disso, faça uma pesquisa de preço sobre cada uma das possibilidades, de acordo com a quantidade que você precisará na sua construção. Em seguida, você já poderá descartar aquelas opções que passam do seu limite de crédito. E agora é só seguir em nossas dicas, para ir elegendo as melhores opções:

A decoração da sua casa

A decoração da sua casa precisa, obviamente, fazer parte do processo de escolha. Afinal, é importante lembrar que o rodapé é apenas um complemento. Isto é, ele não pode, de maneira alguma, chamar mais atenção do que o seu piso ou a tinta na sua parede. Mas sim, ele serve como um complemento decorativo para a junção destes dois importantes pontos.

 

(Foto: Pinterest)

 

Assim você poderá eleger aquelas opções que realmente encaixam na cor do seu lar, bem como também encaixam com o estilo dos seus móveis. E aqueles que sobrarem, poderão ser descartados. Mais uma eleição na sua lista de compras já fora feita!

A manutenção

O rodapé é um complemento, certo? Portanto, você precisa pensar no tempo de manutenção que ele pode requerer de você. Por exemplo, o de madeira precisará de proteção, quando você for lavar o piso da sua casa. O de plástico pode ficar carunchado, se colocado em ambientes úmidos. Enfim! Pense nos cuidados que você precisará ter, e o tempo que você tem para isso. E assim poderá descartar possibilidades que possam atrapalhar a praticidade do seu dia a dia.

O seu gosto pessoal

Por fim, o seu gosto pessoal é que será responsável pela eleição do melhor tipo de rodapé para a sua casa. Afinal, até aqui você já pode fazer um “pente fino” nas possibilidades, a fim de facilitar a sua escolha. E agora, é só investir na opção que mais lhe agrada, e trazer aquele acabamento para a sua casa!

 

(Foto: Pinterest)

 

Agora é com você

Agora que você já sabe tudo sobre os tipos de rodapé, é hora de escolher o seu e assim trazer um bom acabamento para a sua casa. Só não se esqueça de nos contar nos comentários qual foi a sua escolha, ok? Boas compras!

Add Comment