Decoração Estilo Rústico – Dicas, Ideias e Inspirações

A decoração estilo rústico está em constante crescimento no mercado, isso é verdade. Sendo uma alternativa muito interessante para quem está pensando em inovar a decoração da sua casa, mas ainda não encontrou um estilo que lhe agrade.

Pensando nisso, criamos este guia completo para lhe ajudar a aderir a este movimento decorativo. Acompanhe a seguir todas as informações que você precisa para transformar a sua casa hoje mesmo!

 

(Foto: Pinterest)

 

O que é a decoração estilo rústico?

Em linhas gerais, o rústico nada mais é do que um estilo “rude”. Ou seja, um estilo de decoração que leva em consideração o grosseiro, o bruto, algo que não necessariamente apresente um acabamento lisinho, como as demais decorações.

É toda aquela decoração que não é lapidada, que não apresenta detalhes e sim, é feita para demonstrar traços mais marcantes e grosseiros nos móveis e na construção em si. Sendo assim, muito utilizado principalmente em casas do campo.

Porém, com o passar do tempo, esta decoração foi ganhando cada vez mais espaço na cidade. Muita gente começou a aderir a esta possibilidade, visto que a mesma proporciona um aconchego e uma beleza incomparável no resultado final.

Desse modo, para saber mais sobre este estio de decoração, bem como aprender a transformar a sua casa em um ambiente mais rústico, não deixe de acompanhar o nosso artigo abaixo. Veja:

O que não pode faltar na decoração rústica

Antes de conhecermos as inspirações e opções para a decoração de cada cômodo da sua casa, vamos primeiramente elencar os itens mais importantes desse estilo. Desse modo, não haverá erro na hora de montar aquela decoração impecável. Acompanhe:

Cores cruas

As cores cruas nas quais nos referimos, são as cores do ferro, da madeira, do cimento, do reboco, etc. Ou seja, são as cores que remetem a um acabamento, nem tão acabado assim. A decoração rústica enfatiza exatamente isso: a construção e o projeto em si já é um bom acabamento decorativo, que inibe a necessidade de ficar incrementando com tintas especiais para deixar o ambiente “bonito” de fato.

Madeira

A madeira é outra opção muito marcante da decoração estilo rústico. Ela aparece nos móveis, nas paredes, no forro, no chão. Tudo dependerá, obviamente, do seu gosto pessoal também. Porém, é imprescindível que a madeira seja rapidamente notada em qualquer ambiente, para ter o acabamento que o rústico tanto preza.

Cimento

Como mencionamos, o cimento em cor crua é um ponto forte para esta decoração. Ele deixa tudo menos lapidado, e perfeito para proporcionar o efeito de rude que você está buscando com essa opção.

Móveis antigos

Quem disse que você precisa investir centenas de reais com móveis novos e com um acabamento impecável e moderninho? É claro que não! O rústico preza pelo simples, pelo inacabado, pelo antigo. Portanto, nada melhor do que investir em móveis antigos, com a tinta descascada, para ter um efeito ainda melhor no resultado.

Acabamento “bruto”

Todavia, o que mais mencionamos ao longo do nosso artigo: o acabamento bruto. Que, podemos dizer, nem é lá tão acabamento assim, não é mesmo? Sendo um acabamento que, na verdade, demonstra algo inacabado, algo por fazer. É o bruto de deixar algo faltando uma parte, um pedaço, que proporciona o toque especial e incomparável do verdadeiro rústico.

Reutilização

Por fim, um ponto que engloba todos os outros itens que mencionamos, de alguma forma: a reutilização. Reutilizar móveis antigos, reutilizar ferros para criar enfeites únicos, reutilizar a madeira de demolição para um acabamento rústico na sala, etc. A reutilização faz parte desse movimento, para que a sua decoração fique ainda mais bonita, interessante e significativa, obviamente.

 

(Foto: Pinterest)

 

Como decorar a sua casa com estilo rústico

Agora que você já conheceu os pontos mais fortes da decoração estilo rústico, é hora de aprender a implementar esta decoração em sua casa, cômodo por cômodo, para atingir aquele resultado impecável de revista. Acompanhe:

Cozinha

Na cozinha, você pode incrementar a sua decoração com armários de madeira sem pintura. O acabamento de cor madeira deixará o ambiente mais “rude” e com um efeito envelhecido. Além disso, utilizar cortinas mais escuras (mas não tão pesadas), pendurar as panelas de ferro como item decorativo e utilizar utensílios domésticos, de maneira geral, como peças decorativas, é uma ótima opção.

Utilize tábuas de carne penduradas na parede, com ganchos para você pendurar panos de prato, por exemplo. Abuse das peças e móveis que permitam que a sua louça antiga fique mais à mostra. Aposte em cadeiras de ferro para complementar todo o estilo da sua cozinha.

Banheiro

A madeira pode sim fazer parte da decoração do seu banheiro, diferente do que muita gente diz. Além disso, divisórias com bambus, vasos de barro, piso colorido, entre outras alternativas deixam o seu banheiro mais interessante e bonito.

As toalhas também precisam acompanhar o movimento: cores claras não fazem tanto o estilo rústico e, portanto, optar por cores mais marcantes e fortes pode ser uma opção mais interessante.

 

(Foto: Pinterest)

 

Sala

A sala é, sem dúvidas, um dos ambientes que mais podemos “brincar” com a decoração rústica. Isso porque é neste ambiente que você poderá inclusive utilizar tronco de árvore como mesinha de centro.

Além, claro, de utilizar bastante madeira nos móveis, ferro como os pés da mesa, do sofá, etc. Móveis antigos, estofados envelhecidos e prateleiras com pintura “desgastada” precisam fazer parte da sua sala rústica.

Quarto

Pallets podem – e devem – entrar para a lista de materiais que você precisa para ter um quarto mais rústico. Uma cama feita de pallets, ou utilizá-los como cabeceira, são alternativas que irão incrementar ainda mais a sua decoração.

Cobertas, cortinas e tapetes em tons escuros também precisam entrar neste ambiente. Parede com reboco cru, atrás da cabeceira da cama, deixam o quarto ainda mais aconchegante e com a decoração ainda mais bonita.

Inspirações de decoração rústica

Agora que você já sabe tudo sobre a decoração rústica, é hora de conhecer algumas possibilidades e inspirações para lhe ajudar a montar a sua própria decoração em casa. Veja as opções que separamos para você:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Uma decoração estilo rústico é aconchegante e única

A decoração rústica é, sem dúvidas, muito aconchegante. A madeira, os acabamentos “inacabados” e as cores mais cruas proporcionam relaxamento e tranquilidade. Desse modo, você terá um ambiente para recarregar as energias, sempre depois daquele dia difícil. Aposte nesta opção e mude a sua forma de enxergar a decoração da sua casa! Depois é só nos contar os resultados.

Add Comment