Madeira Cimentícia – O Que é e Como Usar

Você já ouviu falar em madeira cimentícia? Sabe que tipo de revestimento é este? Não? Então você precisa conhecer! Afinal, quem é que não gosta de uma decoração moderna, com um toque rústico amadeirado, não é? Porém, muitas vezes, a madeira na decoração e no acabamento de nossa obra pode se tornar uma tremenda dor de cabeça.

Considerando que, em sua maioria, os acabamentos com madeira requerem certos cuidados específicos com limpeza e manutenção. Fazendo com que passamos a dedicar muito tempo e até mesmo dinheiro nestes cuidados.

E é exatamente por essas questões que, muitas vezes, as pessoas desistem de aplicar e utilizar madeira na decoração de sua casa. Mas, agora você já pode ficar tranquilo! Sabe por quê? Porque hoje vamos apresentar a tão querida madeira cimentícia! A madeira que irá mudar a sua forma de enxergar este tipo de decoração e que, certamente, irá ganhar a sua admiração!

Acompanhe abaixo o nosso guia completo sobre este tipo de revestimento e descubra porque ele precisa, a partir de hoje, fazer parte da sua casa e da sua vida!

 

madeira cimentícia

(Foto: Pinterest)

 

O que é madeira cimentícia?

O revestimento cimentício é fabricado a partir do concreto, podendo criar diversas “imitações” de materiais, como tijolinhos, pedras naturais e, obviamente, a madeira. Neste último caso, portanto, há uma grande variação de cores, tamanhos e texturas. Dessa forma, você tem uma maior liberdade para montar a decoração exatamente como desejar.

Em sua maioria, a madeira cimentícia é vendida em grandes placas, podendo ser aplicada tanto em ambientes internos quanto externos. Enquanto que, nas áreas internas, pode ser utilizada a partir da aplicação com argamassa. Nas áreas externas, portanto, pode ser posicionada diretamente no solo.

Benefícios da madeira cimentícia

Os benefícios de optar pela madeira cimentícia na hora de decorar a sua casa são inúmeros. Abaixo listamos cada um deles:

Resistência ao tempo

Sabemos que, quando utilizamos madeira em nossa obra – seja para decorar ou para sustentar – estamos propensos a um material que pode ser pouco resistente. É claro que a madeira em si é forte o suficiente para levantar uma casa, mas quando falamos de madeira exposta ao sol e a chuva, por exemplo, a ideia já muda.

A madeira tende a entortar quando exposta a temperatura muito elevadas. Além de apresentar manchas e inchar quando entra em contato constante com água. É por essas razões que a madeira cimentícia é perfeita para você!

Ela é resistente a altas temperaturas, bem como as baixas. Não incha ou entorta em ambientes úmidos e por esse motivo é muito utilizada entorno de piscinas, por exemplo. Investir em madeira cimentícia é investir em um revestimento durável e, praticamente, para toda a vida!

 

(Foto: Pinterest)

 

Não apresenta problema com pragas

Outro fator que torna a madeira um verdadeiro “problemão” em nossas obras, são as pragas que adoram habitar nelas. Cupins, por exemplo, são uma verdadeira dor de cabeça: prejudicam a estrutura, a estética e deixam a madeira completamente comprometida.

Neste caso, optar pela madeira cimentícia é dizer adeus as pragas e cupins que insistem em aparecer! Você terá o seu acabamento aconchegante, bonito e rústico, da mesma forma que teria com a madeira, mas sem se incomodar com os problemas que a mesma é capaz de atrair.

Ecologicamente correto

Quando pensamos em complementar a nossa obra com belas peças e revestimentos de madeira, devemos ter em mente o impacto que isso pode causar no ambiente. Afinal, quando adquirimos um produto onde a sua proveniência não constate a matéria-prima renovável, devemos repensar a nossa atitude. Considerando que, derrubar uma árvore apenas pelo prazer de decorar um ambiente pode ser uma atitude muito cruel.

Portanto, se você se preocupa com o mundo em que vive, temos uma boa notícia: a madeira cimentícia é extremamente sustentável! Ou seja, não causa impactos negativos em nosso meio ambiente. Sabe por quê? Simplesmente porque nenhuma árvore se quer precisou ser derrubada para trazer o conforto e a beleza da madeira para a sua casa.

Manutenção prática e simples

Por fim, um dos benefícios que tem tornado a madeira cimentícia cada vez mais requisitada: a sua praticidade. Afinal, quando pensamos em construir ou reformar, não podemos deixar de considerar a praticidade na hora de limpar o nosso lar, não é mesmo?

E, se você sempre pensa neste ponto, fique tranquilo! A madeira cimentícia não lhe trará nenhuma dificuldade na hora de limpá-la. Muito pelo contrário! A sua higienização é rápida e simples, veja:

  • Quando aplicada em ambientes internos: Apenas uma camada fina de cera (específica para madeira cimentícia) é o suficiente para deixar a superfície sempre brilhante e bonita. Além, claro, de nada impedir que você passe um paninho seco ou uma vassoura de vez em quando.
  • Quando aplicada em ambientes externos: Água e sabão neutro são o suficiente para garantir uma limpeza profunda da sua madeira cimentícia. Porém, lembre-se de impermeabilizá-la, a fim de garantir uma maior durabilidade, ok?

Como usar madeira cimentícia?

Agora que você já pode conhecer tudo sobre este tipo de revestimento, deve estar se perguntando qual a melhor forma de utilizá-lo, certo? Portanto, temos uma ótima notícia para você: este material é completamente democrático! O que significa que o mesmo pode ser aplicado em qualquer parte da sua casa. Veja as opções:

  • Na área de festa: Você pode deixar a sua área de festa ainda mais aconchegante com o auxílio deste revestimento. O resultado é lindo e o produto, com alta durabilidade, resistirá até as maiores festas! Se preferir, utilize em volta da sua churrasqueira – a peça resiste a altas temperaturas e trará um acabamento único para a sua decoração.
  • Em volta da piscina: Existem modelos de madeira cimentícia que, além de serem lindos, ainda apresentam a função antiderrapante. E ainda: absorvem pouco calor! Fazendo com que esta seja uma opção muito interessante para complementar o deque da sua piscina.
  • No chão: O chão da sua casa, garagem ou varanda ficará completamente renovada com esta opção de revestimento. Invista em uma decoração mais rústica e arrase no resultado!
  • Nas paredes: E quem disse que não pode usar madeira cimentícia na parede? Não só pode como o resultado é lindo! Deixando o ambiente ainda mais tranquilo, aconchegante e acolhedor. Aposte nesta possibilidade!

 

(Foto: Pinterest)

 

Agora que você já sabe tudo sobre a madeira cimentícia, é hora de investir em uma nova decoração para o seu lar. Depois é só nos contar quais foram os resultados que você obteve.

 

 

Add Comment