O Que é Estilo Shabby Chic? Dicas, fotos e ideias

Você sabe o que é estilo shabby chic? Afinal, quando estamos pensando em construir ou reformar, é claro que pensamos também na nova decoração para o nosso lar. Desse modo, conhecer todos os estilos decorativos é o primeiro passo para conquistar aquele resultado que tanto esperamos.

Por essa razão, montamos este guia completo com todas as informações que você precisa acerca deste estilo que tem crescido a cada dia. Pois sabemos o quão importante é conhecer cada detalhe dos movimentos decorativos, para que a nossa casa fique exatamente do jeitinho que sempre sonhamos.

Para saber mais, basta acompanhar o nosso artigo abaixo e tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

 

(Foto: Pinterest)

 

O que é estilo shabby chic

O que é estilo shabby chic? Essa pergunta tem sido feita constantemente por dezenas de amantes da decoração. E, em linhas gerais, podemos dizer que shabby chic diz respeito à uma decoração mais “desgastada”, antiga, mas com um toque suave de cores leves e de flores.

Nascida na década de 70, a partir da brilhante ideia de um designer britânico, a tendência shabby chic chegou com o intuito de dar lugar até mesmo para aquelas peças antigas que temos em casa e que, em contextos modernos, não veríamos outra solução a não ser descartá-las.

Naquela época, muitas residências começaram a aderir a novidade, enaltecendo os seus espelhos enferrujados e exibindo as suas mesas com a tinta descascando. Com o passar do tempo, o estilo shabby chic foi ganhando cada vez mais espaço, sendo disseminado pelo mundo.

 

(Foto: Pinterest)

 

Hoje em dia, é considerada uma das decorações mais sofisticadas e elegantes que vemos por aí, deixando as nossas residências ainda mais aconchegantes e interessantes. Se você se interessou por este estilo decorativo, então acompanhe o nosso manual de como aderi-lo em sua casa:

Como aderir ao estilo shabby chic

Agora que você já sabe o que é estilo shabby chic, pode ser que tenha despertado o interesse em usufruir desta decoração na sua casa. E é claro que pensamos nisso! Portanto, preparamos um guia simples e prático para você seguir e assim incrementar a decoração da sua casa com esse estilo tão bonito e simpático. Veja a seguir:

 

(Foto: Pinterest)

 

Flores, muitas flores

O estilo shabby chic traz consigo a leveza que só um item decorativo é capaz de proporcionar aos nossos lares: as flores. Podem ser naturais, artificiais, grandes ou pequenas, o que importa é que você complemente a sua decoração com essas belezas.

Principalmente se você escolher aquelas com cores mais leves e suaves, como rosa bebê, ou tons azulados. A dica é investir nessa possibilidade em todos os cômodos da casa, sem exceção. Isso mesmo! Você pode utilizar na sua sala, na varanda, na cozinha, no quarto e no banheiro.

Porém, é importante manter um equilíbrio para não sobrecarregar, ok? É claro que as flores deixam o ambiente bonito e aconchegante, mas o exagero pode tornar a decoração um pouco pesada e até mesmo enjoativa. Portanto, vá acrescentando os seus vasos aos poucos, e vá verificando como está ficando o resultado final.

 

(Foto: Pinterest)

 

E ainda, mais um adendo: você pode utilizar as suas flores em vasos de vidro transparente, de cristal ou até mesmo de ferro. Se o ferro estiver um pouco enferrujado e desgastado, melhor ainda! Pois o resultado trará ainda mais respaldo do verdadeiro movimento shabby chic.

Tons claros e suaves

O movimento shabby chic conta com outra característica muito marcante: as cores. Mesmo que a decoração seja, em alguns casos, colorida, ela não traz cores pesadas ou muito marcadas como o complemento de sua composição. Podemos perceber até certa semelhança com a decoração vintage, só que ainda mais suave.

O shabby chic traz tons pasteis, muito branco e muita iluminação natural para a sua composição. Proporcionando um ambiente mais confortável visualmente e fisicamente. Nesse caso, invista em cortinas leves de voal, utilize peças antigas repintadas com tons pasteis, como amarelo, azul e rosa. O branco não pode faltar na sua decoração, bem como o bege pode fazer parte de diversas composições em sua residência.

Lembre-se que as cores precisam transparecer tranquilidade e bem estar, e não ficarem marcando de forma “gritante” qualquer peça da sua decoração. E ainda: não se esqueça que a cor prata de metais desgastados também é essencial para proporcionar o charme do movimento shabby chic.

 

(Foto: Pinterest)

 

Itens desgastados

Sabe aquelas peças antigas que você tem em casa, mas que, de maneira geral, parecem não apresentar grandes utilidades decorativas? Então está na hora de apresentar uma oportunidade única para estes itens.

Móveis antigos, espelhos velhos, enfeites desgastados, peças de ferro com sinais de ferrugem, entre outras opções, são perfeitas para complementar a sua decoração e proporcionar o charme do verdadeiro estilo shabby chic.

O desgastado traz um ar de antiguidade, ao mesmo tempo em que as cores proporcionam um equilíbrio elegante para o ambiente, sem sobrecarregar com muita cor, nem com muita aparência de desgastado. É sempre bom frisarmos a importância do equilíbrio e da harmonia em qualquer tipo de composição.

Peças de ferro

Como mencionamos, as peças de ferro também são uma ótima pedida para completar a sua nova decoração. Aposte em porta vasos, telas, e outros apetrechos de ferro que podem dar um acabamento único na sua decoração. Se quiser investir um pouco mais, não hesite em acrescentar ferro as janelas, que finalizam com belas e suaves cortinas beges ou brancas.

 

(Foto: Pinterest)

 

Shabby chic: Leveza e sofisticação

Agora que você já sabe o que é estilo shabby chic, é hora de responder a questão que não quer calar: que tal investir nessa possibilidade para a nova decoração da sua casa? Que tal trazer o conforto, a leveza e a sofisticação deste movimento para o seu dia a dia? Certamente o resultado será incrível!

Portanto, hora de pôr a mão na massa e construir um espaço único, que traga conforto e beleza em um mesmo ambiente. Só não se esqueça de depois contar pra gente quais foram os resultados que você obteve com a sua decoração!

Add Comment