Decoração Industrial: O Que é e Como Aderir

A decoração industrial é uma tendência rústica e diferenciada que cresce a cada dia. Certamente você já deve ter se deparado com ambientes amplos, com paredes rústicas e peças decorativas de “apartamento”. É exatamente isso que vamos lhe apresentar no artigo de hoje! Uma decoração industrial requer criatividade, bom gosto e um espaço diferenciado.

Mas, para deixar a decoração perfeita é necessário se atentar a alguns pontos específicos. Desse modo, montamos o guia de hoje para você que quer conhecer este tipo de decoração e ainda: quer dar uma repaginada em seu lar, mas não sabe por onde começar! Abaixo lhe ensinamos tudo sobre esta tendência que promete conquistar o coração de muitos amantes de decoração.

 

(Foto: Pinterest)

 

O que é a decoração industrial?

Tendo o seu início em 1960, nos Estados Unidos, a decoração industrial foi inspirada em indústrias e fábricas reformadas com o objetivo de tornarem-se moradias. Atualmente, tem se tornado cada vez mais simples e prática a sua adaptação para residências.

Os espaços com este tipo de decoração são, costumeiramente, bem amplos e abertos. As paredes dificilmente aparecerão com o intuito de dividir um cômodo do outro. Considerando que, este tipo de decoração teve a sua inspiração em grandes galpões que, posteriormente, tornaram-se lares.

Perfeita para apartamentos e casas com cozinha e sala conjugadas, a decoração industrial pode ser adaptada para o seu novo lar. Para isso, basta você seguir o nosso guia e transformar a sua casa hoje mesmo. Veja a seguir:

Como aderir a decoração industrial?

Para aderir à decoração industrial, você precisará seguir alguns passos importantes, a fim de garantir o resultado desejado. Com apenas algumas dicas simples você já poderá desfrutar desta linda tendência em seu lar.

Espaços abertos

Você poderá aproveitar para transformar a sua casa ou apartamento a partir dos espaços maiores e mais abertos. No caso de reformas, que tal optar por uma derrubada das paredes que dividem a sala da cozinha, por exemplo? Assim você deixará o ambiente ainda maior e mais aconchegante, aderindo a decoração.

Porém, caso o seu apartamento ou a sua casa for um pouco pequeno, não se preocupe! Ainda é possível dar um toque industrial com outras opções decorativas. A ideia do espaço surge apenas para “imitar” o galpão de uma indústria, mas nada lhe impedirá de conquistar uma decoração industrial em um espaço menor.

Decoração rústica

Outro ponto que torna a decoração industrial única é a sua tendência rústica. Principalmente no que tange a decoração das paredes e do teto. Muito além de peças como móveis rústicos, as paredes com tijolinhos aparentes podem dar um toque ainda mais bonito em sua decoração.

Além disso, o concreto aparente e frio também dá um toque único para o ambiente. Opte por uma parede cinza e o efeito já será parecido. Outra dica importante é você optar por uma decoração com portas e janelas que lembrem ferro enferrujado. O ambiente será transformado imediatamente, apenas com essas simples mudanças.

 

(Foto: Pinterest)

 

No entanto, caso você não tenha muito tempo ou investimento para mudar as paredes de sua casa, opte por adesivos que imitem tijolos e cimento. O acabamento é impecável e o resultado será o mesmo como se você tivesse feito uma parede novinha!

Encanamentos e vigas aparentes

Outra característica das indústrias é os seus encanamentos e vigas aparentes. Você poderá deixar um efeito muito mais industrial caso utilize encanamentos aparentes e pilares à mostra.

Podendo ainda, complementar este ponto da decoração com a fiação dando as caras em sua casa. Porém, lembre-se de manter a segurança neste ponto, ok? Por precaução, utilize uma fiação falsa. Isso mesmo! Assim você poderá complementar a sua decoração industrial sem, necessariamente, reformar a sua casa. Apenas pendurando algumas fiações em pontos estratégicos, você já estará propondo uma nova cara para o seu lar.

O segredo, no entanto, está na extravagância e no “não cuidado” com as peças aparentes. É como se você montasse uma decoração sem “se preocupar” na sua montagem. Assim, dá um ar de rústico, industrial e ainda mais bonito. Por esse motivo, escolha sempre peças que, em uma decoração comum, impactariam o ambiente, como portas e janelas largas, muita fiação, ferros com acabamento falso de enferrujado, etc.

Complemente com acessórios específicos

Por fim, para um resultado perfeito, opte por acessórios específicos que proporcionem o complemento ideal para o seu ambiente. Invista em quadros temáticos, luminárias com ferro e arames, etc. Opte sempre por peças que demonstrem uma “incompletude” ao ambiente.

Afinal, no que tange a decoração de uma indústria de fato, ninguém está pensando em “acabar” e deixar “impecável”, não é? Por essa razão, procure dar este ar de não terminado ao ambiente, que certamente o resultado será maravilhoso!

Opte por tons terrosos, cinza e preto. As cores mais frias e escuras deixarão o ambiente ainda mais completo e caracterizado. O metal e a madeira são as melhores opções de móveis e peças decorativas para este tipo de decoração. Invista em bancos de madeira com pés de metal, por exemplo, e arrase no acabamento.

Lembre-se que, para trazer o efeito de uma decoração industrial, é necessário pensar em todos os acessórios do ambiente! Pois além das paredes e do teto serem muito importantes para o resultado satisfatório, as peças que complementam o ambiente também são muito importantes. Logo, elas também precisam ser rústicas e rudimentares, evitando móveis “certinhos” demais, por exemplo.

 

decoração industrial

(Foto: Pinterest)

 

A sua decoração industrial

Agora que você já pode ver todas as nossas dicas de como aderir à decoração industrial, é hora de pôr a mão na massa! Aposte no seu estilo e gosto pessoal, busque materiais e peças em lojas de móveis usados, pois, certamente você encontrará inspirações e ideias únicas para o seu lar.

Lembre-se: não se trata de luxo, mas sim, de transformar do “lixo ao luxo”. Ou seja, peças descartadas por outros podem sim ser muito bem aproveitadas em uma decoração industrial. O segredo está no rústico e inacabado. Aposte nestas ideias e transforme hoje mesmo o seu lar. Depois é só nos contar nos comentários quais foram os resultados!

Add Comment