Dicas para reformar casa antiga

Reformar casa antiga é uma ótima ideia para renovar a aparência do imóvel e deixá-lo ainda mais bonito e funcional, além de mais seguro, já que alguns itens da residência podem se deteriorar com o passar dos anos, como a fiação, o encanamento e a própria estrutura.

reforma de casa velha

Dicas para reformar casa antiga (Foto: Pixabay)

Devido a esses fatores, a reforma de imóveis antigos exige alguns cuidados a mais, a começar pela avaliação da estrutura, que deve ser feita por profissionais especializados. A vistoria pode encontrar desde a presença de pragas a infiltrações, passando por paredes descascadas, rachaduras e pisos quebrados, entre outras coisas.

Há ainda muitas outras dicas para reformar casa antiga, e se você quer saber quais são elas, basta continuar a leitura!

Priorize o interior do imóvel

A reforma de casas velhas pode custar caro, dependendo da situação do imóvel. Se você está com o orçamento curto, a dica é priorizar a reforma do interior da residência, especialmente dos cômodos que mais necessitam de reparos, identificados na vistoria.

Geralmente, o banheiro é um dos espaços que mais apresenta problemas nesses imóveis, e as intervenções podem começar por ele, incluindo a troca do piso, da pia, do vaso sanitário e do chuveiro, a instalação de um box, a eliminação de vazamentos, etc.

como reformar casas antigas

Comece a reforma pela parte interna (Foto: Pixabay)

Na sequência, passe para a cozinha, os quartos e siga pela copa e sala, ou opte pelos locais mais deteriorados primeiro, deixando por último aqueles que menos precisam de reparos (oriente-se pelas informações contidas no laudo da vistoria). Dessa forma, o interior ficará muito mais confortável e bonito.

Se sobrar dinheiro, você pode efetuar a reforma da parte externa, fazendo a troca do telhado e a revitalização da fachada, entre outros consertos. Caso contrário, preocupe-se apenas com a renovação da pintura exterior.

Aproveite o que estiver em bom estado

Ao reformar a casa, é grande a tentação de trocar tudo o que for possível. Mas isso pode custar caro e modificar completamente o projeto do imóvel. Nesse caso, aproveitar o que estiver em bom estado consiste em uma ótima solução para economizar e não mexer na estrutura da edificação.

reforma de casas

Aproveitar itens como portas e janelas é uma boa (Foto: Pixabay)

Entre os itens que podem ser reaproveitados na reforma estão as portas e janelas antigas, que geralmente são muito charmosas e vão ajudar a conservar o estilo retrô. Se estiverem em bom estado, basta trocar trincos e fechaduras velhas, além de aplicar uma camada de tinta.

Luminárias, bancos de ferro, mesas, pisos, torneiras, azulejos e o que mais estiver em boas condições pode ser reutilizado após a reforma. Use técnicas de reciclagem para dar uma nova cara a esses itens.

Outras dicas

Veja mais dicas para reformar casa antiga:

  • Tenha o acompanhamento constante de um arquiteto, que deve elaborar o projeto de reforma;
  • Restaure as paredes em vez de derrubá-las;
  • Se for trocar o piso, escolha pisos vinílicos e laminados, que são mais versáteis e baratos;
  • Considere trocar toda a fiação da casa, dependendo da idade do imóvel;
  • Atenção também com a parte hidráulica (pode ser uma oportunidade única de trocar todo o encanamento);
  • Cuidado com os tetos de gesso e madeira, que são mais frágeis e precisam de um projeto específico para serem trocados;
  • Aproveite a obra para verificar a situação do telhado e trocá-lo caso ache necessário (é uma boa hora para eliminar as goteiras);
  • Adicione linhas modernas ao design da casa antiga, para criar um contraste interessante.

Add Comment