Tipos de piso para garagem – Qual escolher?

Conheça os tipos de piso para garagem ideais para seu projeto, seja em garagens internas ou externas. Afinal, cada um deles é destinado a este estilo de estrutura tão essencial para sua casa. Quando falamos de garagem precisamos considerar que este será o espaço para guardar os bens materiais mais valiosos: seus carros e motos.

Saiba que este ambiente também é super funcional, podendo servir de depósito para suas coisas e espaço com sofá para relaxar. Por causa da funcionalidade da garagem é preciso considerar todos os detalhes do seu projeto, escolhendo o melhor revestimento para pisos e também as paredes, quando houver. 

A seguir vamos destacar os tipos de piso para garagem mais indicados, com diferentes materiais, formatos e preços. Confira!

Tipos de piso para garagem

Tipos de piso para garagem – Veja as melhores opções para escolher

Não importa se é uma garagem no subsolo, na frente, lateral ou nos fundos da casa: é preciso escolher entre os tipos de piso para garagem o melhor para o seu projeto. Veja nos próximos tópicos opções que atendem as necessidades do projeto e também agradam o bolso, em alguns casos.

Piso de concreto para garagem

O piso de concreto para garagem é um dos tipos de revestimentos mais econômicos,  são ideais para garagens de todos os tamanhos. No entanto, é preciso que o cimento seja “queimado” corretamente, permitindo que com tempo não esfarele a superfície. Uma dica é aplicar uma tinta impermeabilizante sobre o contrapiso, protegendo de infiltrações e proporcionando uma melhora da estética do ambiente.

Cimento queimado no piso da garagem

O cimento queimado no piso da garagem é uma opção decorativa e também resistente, aliás, essa textura pode ser usada nos projetos de interiores também. A textura do cimento queimado é fácil de limpar e combina com diferentes estilos de garagem, ideal para os espaços mais escondidos.

Contudo, é preciso saber fazer essa técnica, caso contrário o resultado será prejudicado devido aos erros na aplicação do cimento queimado na garagem.

Tipos de piso para garagem

Piso para garagem intertravado

Outro queridinho entre os tipos de piso para garagem é o bloco intertravado, um estilo de pavimento muito usado em calçadas, estacionamentos e também nas garagens de casa. O interessante deste pavimento é que ele pode ser encontrado em diferentes tamanhos e formatos, garantindo uma boa estética para o local. Além disso, o bloco intertravado é produzido em concreto, um material que apresenta grande durabilidade e funcionalidade.

Cerâmicas para revestir garagem

As cerâmicas para revestir garagem apresentam uma grande funcionalidade, podendo ser encontradas em vários formatos e texturas antiderrapantes. Uma das grandes vantagens da cerâmica são os tipos que existem, alguns imitam madeira e outros até o mármore. Para escolher a cerâmica ideal para revestir sua garagem, escolha os modelos mais resistentes para não causar atrito entre pneu e piso ou acidentes com escorregamento de pedestres. 

Outra dica de cerâmica é a emborrachada, ela não escorrega e nem faz barulho quando em contato com os automóveis. Porém, pode se tornar um pouco difícil para eliminar a sujeira, já que a mesma poderá ficar impregnada.

Tipos de piso para garagem

Mosaico português no piso externo

Para as garagens externas compondo a fachada da casa, o piso de garagem com mosaico português é uma ótima sugestão. Com as pedras portuguesas é possível formar desenhos, figuras e linhas conforme sua preferência, ampliando a aplicação do revestimento para a calçada. Invista em diferentes cores de pedras para construção do mosaico português e use a criatividade para formar desenhos no piso da garagem.

Revestimentos de piso com pedras naturais

Os revestimentos de piso com pedras naturais são ideais para ambientes externos, inclusive, as garagens da casa. Aqui é possível investir em diferentes tipos de pedras naturais para piso da garagem, considerando o estilo da fachada residencial. Opções como pedra basalto, São Tomé, Goiana e Miracema são indicadas para piso de garagem, rampas e calçadas.

Tipos de piso para garagem

Porcelanato Pei 4 para garagem

O porcelanato é um revestimento muito usado na decoração de interiores, revestimento pisos, paredes e até móveis como bancadas. Nos tipos de piso para garagem, o porcelanato pei 4 é o mais indicado devido à sua durabilidade e facilidade na hora da limpeza.

Concregrama para piso de garagem

Se você busca um material mais sustentável, o concregrama para piso de garagem é o mais indicado. O piso de grama, como também é conhecido, se torna uma opção de revestimento ecológico, tornando a estética do local mais bonita. Saiba que algumas cidades oferecem desconto no IPTU para projetos de casas mais sustentáveis.

Ladrilhos hidráulicos para revestir piso

Um dos tipos de pisos para garagem mais bonitos são os ladrilhos hidráulicos, muito utilizados para revestir paredes e móveis como bancadas na cozinha. Esse revestimento é indicado para espaços que exigem um revestimento decorativo na garagem, criando um ambiente aconchegante e estiloso.

Piso de garagem Fulget

Um dos pisos que mais fazem sucesso em garagens é o fulget, um material derivado da mistura de cimento, pedras naturais e aditivos. Disponível em uma textura antiderrapante e áspera, o granilite lavado, como também é chamado, precisa passar por um processo de impermeabilização e limpeza pesada a cada um ano.

Dicas para escolher o piso para garagem

Com diversas opções de pisos para garagem, leia algumas dicas que podem te ajudar na hora da escolha do revestimento correto para seu espaço.

Avalie a manutenção e limpeza do piso

Um dos pontos essenciais é avaliar a manutenção e limpeza do piso, visto que alguns materiais são mais difíceis de limpar que outros. Certifique-se da necessidade de manutenção do piso, bem como, o uso de produtos para limpeza específicos.

Escolha um material para revestimento seguro

Como se trata de uma garagem, é preciso considerar que terá tráfego de pessoas e consequentemente, o revestimento necessita apresentar segurança. Escolha modelos de pisos antiderrapantes e fáceis de limpar, já que é comum acumular sujeiras de graxa e óleo nesse local.

Considere a estética para piso da garagem

O tipo de piso da garagem necessita considerar a estética do local, pois algumas garagens servem como espaço de lazer com churrasqueira e sofás para descanso. Considere o estilo da decoração interna da residência e também o visual da fachada para combinar com os tipos de piso para garagem. 

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.