Mosaico de Madeira: O que é, Como Aplicar e Modelos

Sabemos que o mercado de revestimentos está sempre investindo em inovação e beleza, como no caso do mosaico de madeira. Sempre buscando novas alternativas que supram as necessidades dos arquitetos, engenheiros e todos aqueles apaixonados por decoração e acabamentos de interiores.

Dessa forma, conhecer cada tipo de revestimento é crucial para garantir uma boa escolha na hora de fazer a sua construção ou aquela importante reforma. E, pensando nisso, criamos este guia completo para você aprender tudo sobre o mosaico de madeira!

Saiba por que este revestimento precisa fazer parte da sua casa, quais são os benefícios e aprenda a aplicar de uma forma rápida e fácil! Acompanhe todas essas informações a seguir:

O que é mosaico de madeira?

O mosaico de madeira nada mais é do que pequenos pedaços de madeira fixados a uma base – uma placa – formando o desenho de mosaico. Sendo um revestimento de altíssima qualidade, além de proporcionar um acabamento impecável.

 

(Foto: Pinterest)

 

Benefícios do mosaico de madeira

Os benefícios do uso do mosaico de madeira como revestimento para a sua decoração vão além do estético. A durabilidade, a resistência e a sustentabilidade envolvida no processo de produção também conta:

Durabilidade

O mosaico de madeira é um produto de alta qualidade, que proporciona um acabamento bonito e resistente para qualquer ambiente. Sua estrutura apresenta resistência ao tempo, exceto em locais muito quentes onde a madeira possa ficar exposta por muito tempo ao sol – afinal, ainda estamos tratando de madeira.

Produto sustentável

A maioria das empresas que produz o mosaico de madeira proporciona a renovação florestal do material utilizado. Além disso, há quem faça os mosaicos a partir da madeira de demolição.

Dessa forma, a sustentabilidade é mantida a partir do momento em que se reutiliza um material que, em sua grande maioria, seria apenas descartado na natureza.

Como aplicar mosaico de madeira?

Tenha em mente que, por estarmos tratando de madeira, a melhor forma de usufruir do seu mosaico de madeira é aplicando-o internamente. Podendo ser utilizado em varandas, por exemplo, desde que o mesmo fique protegido da degradação do tempo (chuva, sol).

Preparando a parede

O primeiro passo para aplicar o seu mosaico de madeira é preparar bem a parede. Para isso, feche as possíveis fissuras, buracos e rachaduras que possam estar eminentes em sua parede.

A sua parede precisa estar extremamente limpa, ou seja, não pode haver nenhum resquício de papel de parede, por exemplo. Se precisar, lixe levemente a parede, garantindo que não haverá nenhum tipo de material que possa atrapalhar a aplicação do mosaico.

A mesma pode até estar pintada, mas garanta que não haverá nenhum tipo de sujeira ou gordura em sua parede. Ou seja, em suma, você precisará lavar e limpar profundamente a sua parede, deixando-a livre de resíduos de qualquer tipo. Finalize com uma lixa grossa e remova, com o auxílio de um pano, todo o pó gerado.

Aplicando o seu mosaico de madeira

Agora que a sua parede já está limpa e preparada, é hora de aplicar o mosaico em si. Para isso, siga o nosso passo a passo:

  • Escolha um ponto de partida: Nunca comece pelo canto, pois ele pode não ser a melhor opção. Trace uma linha vertical no meio da sua parede, utilizando bate-linhas e prumo (para garantir a linha reta). Inicie a aplicação seguindo esta linha.
  • Aplique a cola, de pouco em pouco espaço, para evitar desperdícios.
  • Fixe os seus mosaicos de madeira, com cuidado. Considere utilizar a régua de alumínio, a fim de garantir o alinhamento perfeito do mosaico. Caso necessário, utilize um maço de borracha para corrigir os eventuais erros.

Aplicado o seu mosaico, é hora de seguirmos para o acabamento.

Acabamento da aplicação

Utilize um corta-mosaicos ou uma serra de mármore, a fim de cortar os excessos e garantir o acabamento perfeito.

Lembre-se de deixar secando por, pelo menos, um dia, antes de iniciar o acabamento do seu mosaico de madeira. Após esse período, utilize massa de ceramista para fechar as fissuras e proporcionar o acabamento perfeito. Lembre-se de limpar imediatamente, evitando efeitos estéticos negativos.

Pronto! O seu mosaico já estará firme e bonito em sua parede, pronto para complementar a sua decoração.

 

mosaico de madeira

(Foto: Pinterest)

 

Modelos de mosaico de madeira

Agora que você já sabe tudo sobre o mosaico de madeira deve estar se perguntando sobre qual a melhor opção para a sua casa, não é? Não se preocupe! Separamos alguns modelos inspiradores para você escolher hoje mesmo qual mosaico fará parte da nova decoração da sua casa. Confira as opções que separamos para você:

 

mosaico de madeira

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Agora é só adquirir o seu mosaico de madeira e pôr a mão na massa! Temos certeza que o resultado será único e que a sua casa ficará ainda mais linda. Depois é só nos contar nos comentários quais foram os resultados que você obteve.

Add Comment