Plantas para purificar o ar da casa: Conheça as 6 melhores

Você sabe quais são as melhores plantas para purificar o ar da casa? A verdade é que existem várias delas. Afinal, as plantas têm esta força por si só (sem necessariamente precisar de uma planta especial). Pois as plantas são natureza. E a natureza, claro, ajuda muito nestes caso.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre o assunto, separamos uma lista das 6 melhores plantas para deixar o ar da sua casa mais puro, leve e equilibrado. Continue a sua leitura e saiba mais.

Vamos lá?

Plantas para purificar o ar da casa: Conheça as 6 melhores

Purificar o ar da casa é uma coisa que muitas vezes se torna bem subjetiva. Afinal, o que seria a purificação do ar, neste caso, não é mesmo? Só que a gente pode considerar isso como sendo algo fundamental para que possamos ter mais qualidade de vida no dia-a-dia.

Ar puro é vida e garante que estejamos respirando algo verdadeiramente leve para dentro de nossos pulmões. O que não acontece, na grande maioria das vezes, em locais altamente urbanizados, como os grandes centros e metrópoles.

Se você comprou seu apartamento na planta, mora em uma casa sem muita natureza por perto ou mesmo quer criar um cantinho de meditação, ter plantas no ambiente fazem toda a diferença. E estas que vamos listar abaixo, possuem indicação da NASA!

Sim, a agência espacial americana fez um estudo e apontou as principais plantas que geram boa filtragem do ar no ambiente, para garantir melhores condições de oxigênio para estações espaciais. E algumas delas, são:

  1. Lírio-da-paz
  2. Crisântemo
  3. Hera
  4. Espada-de-são-jorge
  5. Areca-bambu
  6. Aloe-vera

Conhece alguma delas? Tem em casa? Vai comprar? Para garantir um aprofundamento um pouco maior sobre cada uma destas plantinhas, continue a sua leitura. Vamos explorar melhor os benefícios de cada uma delas a partir de agora.

Acompanhe!

Lírio-da-paz

lírio da paz

O ar que a gente respira é transparente. A gente não consegue vê-lo. Mas ele existe e, sem ele, não conseguiríamos respirar. A vida na terra se torna inviável sem oxigênio.

Só que ao mesmo tempo que ele é fundamental, saiba que você precisa de vários cuidados para garantir que o ar que você está respirando é, na verdade, saudável. Ambientes urbanos e grandes centros geralmente são poluídos. E podemos ver esta poluição no ar. Respirá-la será necessário. Mas bem prejudicial.

O lírio-da-paz, então, pode ser uma boa alternativa para se ter dentro de casa, visto que é uma planta que pode remover substâncias tóxicas do ambiente, como benzeno, formaldeído, tricloroetileno, amônia, tolueno e xileno. São poluentes que podem estar presentes no ar e que vamos respirar, caso o oxigênio não esteja limpo.

Leia também como fazer um bom jardim de inverno.

Crisântemo

crisântemo

Esta é uma flor um pouco diferente do lírio-da-paz. Enquanto que o lírio possui apenas uma folhagem bem verde, o crisântemo é colorido e muito vivo. São flores de várias cores e, além de ajudar a limpar o ambiente (oxigênio), ajuda na decoração do espaço.

Esta planta também ajuda a remover várias substâncias presentes no ambiente, como o benzeno, formaldeído, amônia, xileno, tolueno e tricloroetileno. Tudo o que você precisa fazer é deixar as plantas em um espaço bem bacana, para que elas possam fazer a filtragem do ar.

É claro que esta filtragem não vai acontecer do dia para a noite. Ou seja, você precisa dar tempo para que a plantinha consiga, de fato, filtrar bem o oxigênio. Por isso, não compre-a achando que o espaço ficará limpo rapidamente. É um processo perene – você sempre vai precisar ter plantas dentro de casa.

Hera

hera

Se você mora em uma localização que tenham muitos poluentes aéreos, não pode deixar de conhecer a força que a hera tem para combater e filtrar estas partículas causadores de problemas respiratórios.

A hera é uma planta bem verde e que se caracteriza por crescer de maneira ordenada em paredes e locais que ela possa escalar. É uma planta da família araliaceae.

Neste caso, uma boa ideia é fazer um jardim vertical em alguma parede que esteja vaga no seu apartamento ou mesmo na sua casa térrea. Este tipo de projeto vai dar mais vida a hera e ela poderá crescer de maneira natural. Além de deixar o ambiente lindo, você terá uma troca de oxigênio incrível para garantir um ar puro dentro de casa.

Espada-de-são-jorge

espada de são jorge

Você certamente já ouviu falar na planta espada-de-são-jorge, não é mesmo? Afinal, esta é uma planta ultra popular e que certamente já passou pelo seu vocabulário alguma vez ou mesmo você já viu ela em uma floricultura (mesmo não sabendo o nome).

Seu nome científico é dracaena trifasciata e é uma planta incrivelmente resistente. Ela possui uma estrutura muito firme e sua aparência é de uma planta altamente rígida. Não apresenta qualquer sinal de sensibilidade.

Não precisa ficar regando com frequência e também não precisa deixar ela no sol por muito tempo. Ela se desenvolve sozinha e possui muito auto-cuidado. E claro, filtra muito bem o nosso oxigênio, de forma que possamos respirar um ar puro.

Areca-bambu

plantas areca bambu

As florestas tropicais abrigam muitas plantas do tipo areca-bambu. É um tipo de palmeira que precisa de bastante umidade para se desenvolver e justamente por isso vai preferir regiões mais úmidas.

Esta planta consegue fazer uma filtragem incrível do ambiente, carregando pra si as impurezas do oxigênio e deixando que a gente possa respirar um ar leve e limpo.

Se você quiser fazer um jardim externo para plantar areca-bambu, esta é a melhor alternativa. Pois elas podem crescer bastante.

Aloe-vera

plantas aloe vera

E por fim, não podemos deixar de falar da famosa aloe-vera. Ou, como também são conhecidas popularmente: suculentas. Elas também fazem um trabalho muito grande de filtragem do ar, fazendo com que você possa respirar tranquilamente e sem grandes toxinas no ambiente.

Ela cresce facilmente em vários ambientes e você não precisa se preocupar tanto assim com os cuidados básicos. Ela elimina benzeno e formaldeído do ambiente de maneira muito eficaz.

Agora, escolha as suas plantinhas e comece a cultivá-las ainda hoje para que você possa ter, em alguns meses, um ambiente mais limpo e saudável para se respirar.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.