Pedra São Tomé: Como Utilizar Na Decoração?

Você está pensando em utilizar a pedra São Tomé em sua construção ou reforma, mas ainda não sabe como utilizá-la na decoração? Afinal, com tantas possibilidades de aplicação desta pedra, pode ser muito difícil decidir a melhor opção para o nosso lar.

Por esse motivo é que é muito importante conhecermos a fundo todas as possibilidades de decoração com esta pedra tão elegante. E, sendo assim, te convidamos a acompanhar o nosso artigo de hoje e conhecer todas as características deste material, a fim de garantir a melhor escolha possível para o seu lar.

Características gerais da Pedra São Tomé

O primeiro passo para escolher a melhor forma de utilizar a pedra São Tomé em sua decoração é conhecendo o máximo possível das características da mesma. Desse modo, considere os pontos a seguir acerca deste tipo de pedra decorativa:

  • Possui ação antitérmica: Perfeita para ambientes exteriores, não absorve o calor do sol excessivamente. Dessa maneira, proporciona conforto ao caminhar descalço sobre a pedra, mesmo em dias mais quentes.
  • Efeito antiderrapante: Outra qualidade da São Tomé é que a mesma apresenta um bom acabamento antiderrapante. Embora a pedra em si não seja feita com esta finalidade, a sua porosidade é capaz de desencadear este efeito.
  • Alta resistência: Este tipo de pedra tem ainda a característica de ser muito resistente, perfeita para calçadas, por exemplo. A sua durabilidade e dureza garante que a sua pedra fará parte da sua decoração por uma longa data.
  • Ação absorvente: Se você pensa em utilizar este tipo de pedra entorno da sua piscina, por exemplo, temos uma ótima notícia: ela possui ação absorvente. Ou seja, ela absorve rapidamente a água, a fim de garantir a segurança ao caminhar ao redor da piscina.

 

(Foto: Pinterest)

 

Cores da Pedra São Tomé

Além de conhecer as características gerais, é importante também conhecer todas as cores e possibilidades da pedra. Porém, vale fazermos um adendo: nenhuma das cores será “sólida”, ou seja, sempre haverá variação de tonalidades na própria pedra. No entanto, veja a seguir as cores que podemos encontrar de São Tomé:

  • Branca: Temos a opção de pedra São Tomé na cor branca, mas como mencionamos, esta coloração nunca será uniforme. Ou seja, a pedra branca apresenta-se com leves traços acinzentados também. Perfeita para quem quer deixar o ambiente mais clean e leve.
  • Amarela: Uma tonalidade que lembra mais o delicado bege, esta pedra apresenta uma cor suave e perfeita para ambientes internos e externos. A sua falta de uniformidade proporciona uma elegância a mais nos traços amarelos pouco intensos com o toque do marrom e do bege.
  • Rosa: Há ainda a pedra com um fundo de tonalidade rosa, podendo ser utilizada tanto dentro de casa, como nos ambientes exteriores. Porém, é importante tomar certo cuidado ao aplicar esta pedra em sua decoração, já que a sua tonalidade poderá “brigar” com os demais itens decorativos, caso não haja uma harmonia nas cores.
  • Mesclada: Por fim, temos a opção da pedra na cor mesclada, misturando diversas tonalidades e traços de cores que deixam a pedra ainda mais sofisticada e bonita. Perfeita para ser utilizada na decoração de fachadas e muros.

Formatos da pedra São Tomé

Agora que você já conheceu os benefícios e as principais tonalidades de cores da São Tomé, é hora de pensar nos formatos da pedra. Afinal, cada ambiente pode pedir um estilo de corte diferenciado, dependendo também do seu gosto. Veja as opções:

  • Filete: Os palitos finos feitos com a pedra dão um charme a mais a qualquer ambiente interno. Sendo assim, utilize este tipo de recorte em decorações nas salas, por exemplo. Perfeita ainda para quem quer deixar a lareira mais sofisticada e elegante.
  • Mosaico: Já o mosaico, por sua vez, pode ser tanto utilizado internamente, quanto externamente. O efeito da sua aplicação deixa o ambiente mais “ousado” e diversificado, saindo da mesmice da maioria das decorações com pedras.
  • Quadrado: Este é, sem dúvida, uma das formas de utilizar a pedra mais popular. O efeito quadrado traz a sensação de regularidade e simetria, ótimo para os ambientes externos. Já que, na maioria das vezes, os ambientes internos pedem um pouco mais de desconexão na decoração.
  • Caco: Por fim, temos ainda a opção de usar o recorte de caco. Este, por sua vez, é muito utilizado para ambientes externos, como entorno da piscina, em varandas ou até mesmo garagens. Além disso, se tratando de ambiente interno, podemos utilizar a técnica de caco no salão de festas da casa, por exemplo.

 

(Foto: Pinterest)

 

Como utilizar na decoração

Agora que você conheceu todos os benefícios, cores e características da pedra São Tomé, é hora de escolher a melhor combinação de forma e cor e aplicar na decoração da sua casa. Portanto, o primeiro passo é você pensar em qual ambiente quer investir, e que tipo de sentimento quer passar.

Se quiser algo mais sério, utilize o formato quadrado e a cor mesclada, por exemplo. Mas se quiser algo mais sofisticado e diferente, invista em um mosaico amarelo ou rosa. Caso opte por algo mais clean, os filetes brancos podem se uma ótima pedida.

No entanto, se ainda estiver em dúvida de qual a melhor forma de usar esta pedra em sua decoração, acompanhe as inspirações que separamos para você logo abaixo. Lembre-se de focar em um cômodo da sua casa por vez, pois assim facilitará o processo de escolha. E ainda, nada impede de fazer a junção de dois formatos ou duas, cores, ok? Tudo sempre dependerá do seu gosto e da sua criatividade na hora de pensar na decoração da sua casa. Acompanhe as inspirações a seguir:

Parede

A parede requer mosaico, filete ou caco, na maioria das vezes, já que estas três opções deixam o ambiente mais moderno e sofisticado ao mesmo tempo.

 

(Foto: Pinterest)
(Foto: Pinterest)

 

Quarto

O quarto requer detalhes mais sutis e delicados, como os filetes rosados e brancos.

 

(Foto: Pinterest)

 

Sala

Na sala, a ousadia também pode tomar conta com um belo mosaico ou o uso de filetes mais coloridos na decoração.

 

pedra são tomé
(Foto: Pinterest)

 

Fachadas e muros

Os ambientes externos são mais democráticos, e tudo dependerá do seu gosto pessoal.

 

pedra são tomé
(Foto: Pinterest)
pedra são tomé
(Foto: Pinterest)

 

Piscina

A piscina também pode ser super democrática e permitir que você se engaje em projetos diversificados com a pedra São Tomé.

 

(Foto: Pinterest)

 

A escolha é sua!

Agora que você já pode conhecer tudo sobre esta pedra, é hora de escolher a melhor opção para o seu lar. Lembre-se de considerar, em primeiro lugar, o seu gosto pessoal, ok? E também considere a finalidade do ambiente (mais tranquilizante, alegre, moderno, etc.), pois isso facilitará a escolha da cor e do formato da sua pedra favorita. Depois é só nos contar nos comentários qual foi a opção que você escolheu!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *