Forro de Madeira: Benefícios e Ambientes Decorados

Para quem está reformando ou construindo, conhecer os benefícios e os modelos de forro de madeira pode ser muito interessante. Visto que assim torna-se mais fácil planejar a decoração e a praticidade do ambiente novo.

Portanto, é exatamente sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Nele você descobrirá quais são as vantagens e as desvantagens de utilizar o forro de madeira, além de conhecer inspirações lindas com ambientes decorados com este material. Acompanhe todas essas informações abaixo:

 

forro de madeira
(Foto: Pinterest)

 

Quais as vantagens do forro de madeira?

Para que possamos pensar em uma possibilidade decorativa para nossa casa, devemos também sempre considerarmos as vantagens e desvantagens de todos os materiais. Desse modo, listamos a seguir as principais vantagens de utilizar o forro de madeira no seu lar:

Acústico agradável

O forro de madeira é ideal para ambientes maiores, por exemplo, por estabelecerem uma acústica mais agradável. O que não significa que o forro isola o som de um ambiente para o outro, ok? Ele apenas distribui de maneira mais agradável, deixando a acústica mais confortável.

É por essa razão que ambientes corporativos e igrejas, por exemplo, normalmente utilizam este tipo de forro. Afinal, assim a acústica ficará mais “aconchegante” e bem distribuída, sendo perfeito para eventos com mais pessoas.

Variedade de matéria-prima

Você ainda tem a possibilidade de requerer a uma grande variedade de matérias primas. Podendo escolher de acordo com o seu orçamento e, obviamente, de acordo com o seu gosto pessoal.

Formatos diferenciados

Você não precisará seguir o padrão e fazer um forro “certinho” em todos os ambientes de sua casa. Com o forro de madeira é possível estabelecer formatos diferenciados, deixando o ambiente ainda mais sofisticado, bonito e único.

Design elegante

Por conta dos seus formatos diferenciados, o forro de madeira pode proporcionar um design elegante e único. Deixando o ambiente ainda mais charmoso, além de ser extremamente aconchegante ficar em um cômodo com um design diferente e que o torna único, não é mesmo?

Facilidade na instalação

A instalação é prática e rápida, o que, no caso de reformas, não demandará muito tempo e você não precisará se incomodar com a demora do processo! Porém, lembre-se de contratar um profissional qualificado, ok? A fim de estabelecer o ambiente da forma que você planejou.

Conforto térmico

Além de auxiliar e deixar a acústica confortável, o forro de madeira proporciona ainda um conforto térmico nos tempos mais frios. Mantendo o calor por mais tempo no cômodo, fazendo com que o mesmo seja ainda mais aconchegante.

Alta durabilidade

A durabilidade também é indiscutível! Mas claro, desde que a manutenção e os cuidados sejam feitos regularmente, ok? Assim você garante um forro resistente e parceiro de longa data para a sua decoração.

 

forro de madeira
(Foto: Pinterest)

 

E as desvantagens?

Mas, como todas as coisas, o forro de madeira também apresenta desvantagens. Assim, caberá a você colocar em uma balança e planejar se esta será ou não uma boa opção para o seu lar.

Propenso ao mofo

Se você vive em uma cidade muito úmida, por exemplo, pode ter sérios problemas com mofo. Portanto, cuidado na hora de escolher! Pois infelizmente esse é um ponto negativo que não tem nenhuma solução, a não ser que você se mude para locais mais secos.

Custo

Por ser resistente, bonito e proporcionar tantos benefícios, é claro que o custo do forro em si e da sua aplicação é mais elevado. Portanto, você precisa ter em mente que terá que desembolsar um valor razoável, a fim de garantir um efeito bonito para a sua casa.

Pouca resistência ao calor

Outro ponto que pode fazer com que você pense um pouco mais sobre ter ou não ter forro de madeira, é a pouca resistência ao calor. A madeira em si não resiste a temperaturas muito elevadas.

Desse modo, se você mora em um local que costuma ser muito quente, talvez você note esta desvantagem no seu forro. Ele poderá entortar ou então aparecer imperfeições em sua superfície. Comprometendo o estético e a utilidade do material em si.

Modelos de ambientes decorados com forro de madeira

Por fim, agora que você já conheceu tudo sobre esse tipo de forro e já pode decidir se irá investir ou não nesta possibilidade, é hora de dar uma olhada em modelos de ambientes decorados com esse material. Inspire-se com as fotos que separamos a seguir e escolha a melhor opção para o seu lar:

 

forro de madeira
(Foto: Pinterest)
forro de madeira
(Foto: Pinterest)
forro de madeira
(Foto: Pinterest)
forro de madeira
(Foto: Pinterest)
forro de madeira
(Foto: Pinterest)
forro de madeira
(Foto: Pinterest)
forro de madeira
(Foto: Pinterest)
forro de madeira
(Foto: Pinterest)

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *