Decoração Estilo Vitoriano: Dicas, Modelos

Quando estamos construindo ou reformando, é muito importante que possamos pensar em todos os tipos de decoração. Como o caso da decoração estilo vitoriano. Afinal, apenas assim podemos ter certeza de qual é a melhor opção para a nossa casa, e qual realmente irá cumprir o papel de trazer beleza e conforto para o nosso dia a dia.

Desse modo, é imprescindível que você conheça os mais diversos tipos, detalhadamente. Uma vez que apenas assim você poderá escolher com maior coerência qual opção realmente é interessante para a sua casa.

E, pensando nisso, montamos o nosso guia completo de hoje. Nele vamos lhe mostrar todos os detalhes da decoração estilo vitoriano, para que você conheça tudo sobre esse movimento. E, a partir disso, traremos dicas importantes para você que quer aderir ao movimento, mas ainda não sabe por onde começar.

Sendo assim, acompanhe o guia abaixo e tire todas as suas dúvidas acerca deste importante tema:

 

decoração estilo vitoriano

(Foto: Pinterest)

 

O que é a decoração estilo vitoriano?

Antes de qualquer coisa, é muito importante que você saiba de fato o que é a decoração estilo vitoriano. Pois apenas assim você poderá escolher entre fazer parte este movimento, ou não.

Desse modo, podemos caracterizar a decoração vitoriana a partir do seu desenvolvimento, na Inglaterra, lá no século XIX. A partir da ordem da Rainha Vitória, que ordenou a criação de uma nova decoração para o seu castelo, que transparece poder, riqueza e luxo.

A partir disso, todo o movimento foi se desenvolvendo e, com o passar dos anos e séculos, a decoração vitoriana foi conquistando cada vez mais adeptos em todo mundo. Sendo atualmente uma das decorações mais luxuosas que conhecemos.

Como aderir a decoração estilo vitoriano?

Agora que você já conheceu a história da decoração estilo vitoriano, vamos lhe ensinar a como implantar esta incrível decoração na sua casa. Acompanhe as informações que separamos para você:

 

(Foto: Pinterest)

 

O exagero que faz parte

Se você é uma pessoa que gosta de itens delicados e discretos, então esta decoração não caberá em sua casa! Afinal, sabemos que o estilo vitoriano conta com uma característica específica muito marcante: o exagero.

Como estamos querendo transparecer riqueza, poder e luxo, não podemos medir esforços na hora de transformar o ambiente. Muitas cortinas, com toque de veludo, sofás bem marcantes e todos os itens tendo o seu destaque único e especial na decoração.

Acabamentos com molduras diferenciadas e bem marcadas também é regra na hora de aderir a esta decoração. Invista em quadros, espelhos, tapetes, molduras das portas, etc. A regra é clara: toda a decoração precisa transparecer exagero e exuberância.

Texturas e traços em todas as bordas

Como mencionamos anteriormente, não adianta querer investir no estilo vitoriano se você não está disposto a investir em molduras e texturas. Paredes completamente lisas não fazem parte dessa decoração: ela precisa contar com fragmentos luxuosos e sinuosos que destaquem ainda mais a parede de cada cômodo da sua casa.

Isso também vale para qualquer pequeno porta retrato que você queira colocar na sua casa: ele precisa ter destaque e proporcionar um acabamento luxuoso, com molduras bem trabalhadas e desenhadas. Nada de quadrinho simples e reto, ok?

 

(Foto: Pinterest)

 

Tapetes exuberantes

Os tapetes na decoração estilo vitoriano seguem o mesmo esquema: precisam ser grandes, marcantes e muito luxuosos. Praticamente a sua casa inteira estará com tapetes diferentes e bonitos para complementar a decoração.

Embaixo da cama, da mesa da cozinha ou um tapete que invada todo o chão da sala, não importa! O que vale é utilizar tapetes trabalhados com desenhos de mandalas, por exemplo, para proporcionar o efeito que você busca com este tipo de decoração.

Cor da madeira sempre exposta

Os tons terrosos e escuros da madeira também são um ponto alto da decoração estilo vitoriano. As grandes escadas, com corrimões desenhados e trabalhados, destacam o marrom marcante da decoração.

Lustres luxuosos

A iluminação através dos lustres luxuosos também é imprescindível para complementar todo o exagero envolvido com a decoração estilo vitoriano. É como se a vida quisesse realmente imitar os castelos dos contos de fadas: com uma beleza sem igual, marcando o luxo e o poder que os grandes reis e rainhas podem ter.

Cores marcantes

Como cores marcantes, podemos nos deparar com dourado, prata, cobre, vermelho, marrom, preto e cinza. Todas as cores trazendo um pouco mais sobre a história e a beleza da decoração dos antigos castelos.

Tapetes e carpetes vermelhos nas escadas, por exemplo, complementam o marrom do corrimão. Do mesmo modo, o cobre nas paredes são capazes de destacar os itens dourados e pratas utilizados na decoração.

Não se esqueça dos quadros com molduras que encaixem nestas tonalidades, ok? Para o efeito ser ainda melhor.

 

(Foto: Pinterest)

 

Porém, se você é do tipo de pessoa que gosta desta decoração estilo vitoriano, mas ainda não se sente muito a vontade com as cores pesadas da tendência, saiba que você pode aliviar esta tensão com cores claras também!

O segredo está em investir em cinza e branco nas paredes, enquanto que nas demais opções decorativas (cortinas, tapetes, itens decorativos, etc.) você pode carregar um pouco mais, com as cores vermelhas, marrons e douradas.

O veludo que traz conforto e beleza

Na hora de escolher o estofado para complementar a sua decoração, opte por aqueles que trazem o conforto do veludo. Pois assim você traz um toque maior de sofisticação, além de deixar muito confortável e aconchegante ao toque. Só não se esqueça de seguir a linha de cores e adquirir um estofado que seja realmente marcante, ok?

Espelhos com molduras

Já mencionamos que as texturas e os objetos trabalhados são regras dentro de uma decoração estilo vitoriano. Desse modo, os espelhos precisam fazer parte da composição da sua casa, principalmente do quarto.

Porém, não se esqueça de investir em espelhos grandes e que contem com molduras e suportes com texturas e desenhos sinuosos. Isso torna o ambiente ainda mais exuberante e luxuoso, exatamente de acordo com a proposta da decoração estilo vitoriano.

 

(Foto: Pinterest)

 

Estátuas dentro de casa?

E quem disse que estátuas são apenas peças decorativas para o jardim? No caso da decoração vitoriana, você não só pode como deve utilizar estas peças magníficas dentro da sua casa.

Principalmente se a sua sala for bastante ampla. Elas proporcionaram um ar ainda mais antigo a sua decoração, deixando o efeito que você realmente espera para a sua decoração vitoriana.

 

Viu só como é possível aderir a esta decoração que remete aos castelos e as rainhas e reis? Com alguns passos e um bom planejamento você pode sim conquistar uma decoração vitoriana em sua casa. Aposte nesta possiblidade!

Add Comment