Área de Serviço Pequena – Dicas Para Otimizar, Organizar e Decorar

A área de serviço pequena é, sem dúvidas, a realidade de milhares de pessoas. Com o passar dos anos, este ambiente foi recebendo cada vez menos espaço para a sua organização, principalmente em construções mais modernas, como apartamentos. Com isso, muita gente sempre se questiona sobre como organizar esta área, otimizando cada pedacinho e mantendo tudo sempre arrumado.

Pensando nisso, portanto, criamos o nosso guia de hoje. Nele vamos lhe ensinar dicas e truques importantes de como organizar e otimizar a sua área de serviço pequena. Além de trazemos dicas de como decorar este ambiente de uma forma simples e prática.

Acompanhe a seguir todas estas informações e diga adeus aquela “negligência” que as pessoas costumam ter com a área de serviço. Afinal, ela é tão importante – ou até mais, em alguns casos – quanto os outros cômodos de nossa casa.

 

(Foto: Pinterest)

 

Como organizar área de serviço pequena

Para saber como organizar a área de serviço, principalmente quando ela é muito pequena, é necessário pensar em alguns pontos importantes. Abaixo destacamos os principais fragmentos que auxiliam no processo de organização deste ambiente. Veja:

Compreenda a real função do espaço

O primeiro passo é, sem dúvidas, compreender a real função do espaço. Isto é, não misturar o objetivo do ambiente com outras “bagunças” do dia a dia. Pois sabemos que, em meio à correria diária, acabamos acumulando bagunças em todos os ambientes de nossa casa. Além disso, essas bagunças muitas vezes não têm relação alguma com o ambiente em questão.

O que estamos querendo dizer é que você precisa compreender o que pode e o que não pode ser armazenado na área de serviço. Por exemplo, você pode guardar vassouras, rodo, toalhas de limpeza, produtos de limpeza, etc. E não pode guardar aqueles objetos que nunca sabemos onde guardar, como móveis velhos. Ou o ventilador sem uso, a batedeira que estragou… Enfim! Não podemos cair na tentação de utilizar a área de serviço como o “cantinho da bagunça” de nossa casa.

Afinal, se o ambiente for pequeno, fazer esta “mistura de funções”, pode deixá-lo ainda mais apertado. E, consequentemente, mais bagunçado. Além de atrapalhar as nossas tarefas domésticas, pois perderemos tempo procurando aquilo que realmente importa e que realmente deveria estar armazenado na área de serviço.

Utilize móveis sob medida e funcionais

Outro ponto que auxilia muito na organização deste ambiente, é com relação ao uso de móveis sob medida e funcionais. É claro que você já sabe que fazer móveis sob medida geram espaço e organização para qualquer ambiente. Porém, é preciso pensar um pouco além, com produtos mais práticos e com mais funções.

Por exemplo, uma mesa de passar roupas que seja retrátil. Uma mini despensa que seja uma gaveta vertical, entre outras possibilidades. Assim você gera mais utilidades para a sua área de serviço, além de manter sempre tudo muito organizado. E, de quebra, ainda pode contar com móveis que complementem a decoração e deixem o ambiente ainda mais bonito e moderno.

 

(Foto: Pinterest)

 

Usufrua do espaço vertical

Ainda com relação aos móveis sob medida, é muito importante que você considere todo o espaço vertical da sua área de serviço pequena. Afinal, quem disse que precisamos de móveis apenas a altura dos nossos olhos e mãos, mantendo a área mais próxima ao teto sem proveito algum? Não mesmo! É muito importante que você pense na organização vertical, e isso vale para qualquer ambiente que seja mais apertado.

Portanto, invista em móveis sob medida que sejam funcionais e que ocupem o espaço do chão ao teto. Assim você consegue acrescentar gavetas pequenas, nos mais diversos espaços, além de fazer prateleiras importantes para a organização. E, novamente destacamos: sobrou um espacinho no cantinho da área de serviço? Invista em uma despensa vertical, estreita, para guardar os itens de limpeza, como desinfetante, sabão em pó, etc. Assim você aproveita cada espacinho disponível na sua área de serviço.

Ganchos e cestos são bem vindos

Ainda com relação ao aproveitamento vertical do ambiente, aposte em cestos e ganchos, em paredes que estiverem livres de móveis. Assim você poderá pendurar toalhas de limpeza, como outros itens importantes de sua área de serviço. Inclusive, poderá pendurar vassouras, rodos, esfregões, etc.

Os cestos, por sua vez, podem ser utilizados para separar as roupas que estão sujas, das limpas que precisam ser passadas. Mantendo, dessa forma, uma organização e até mesmo mantém as roupas limpas, sempre limpas. Afinal, uma pilha de roupas, em qualquer canto, para passar, pode deixar as mesmas cheias de pó e sujeira. Portanto, cestos com tampas trazem higiene e organização ao ambiente.

Na hora da compra, cuide com os exageros!

Uma coisa que precisamos ter em mente, com relação à área de serviço, é o cuidado com os exageros. Pois sabemos que, muitas vezes, nos deparamos com uma ótima promoção de amaciante de roupas, por exemplo. Desse modo, adquirimos mais do que precisamos para um mês, e vamos acumulando tudo isso na área de serviço. Porém, até que ponto isso pode ser viável, não é mesmo?

Evite, portanto, exageros neste sentido. Pois você sabe que a sua área de serviço é pequena e, por esse motivo, deve-se evitar o excesso de produtos, independente de qual for.

Pois lembre-se: a sua área de serviço é responsável por toda a organização do seu lar. E se ela mesma está sobrecarregada, cheia de “bagunça”, como você conseguirá manter o restante da casa? Portanto, uma regra importante: Não transforme a sua área de serviço pequena em um estoque de produtos. Assim você evita maiores dores de cabeça para organizar todo o espaço.

 

(Foto: Pinterest)

 

Adquira produtos com mais de uma utilidade

Quando pensamos em otimizar qualquer ambiente em nosso lar, precisamos considerar a facilidade de adquirir produtos com mais de uma utilidade. Isto é, produtos que possam servir para diversos procedimentos em nossa casa. Por exemplo, se você está construindo agora, e está pensando em comprar uma máquina de lavar e uma secadora, que tal investir um pouquinho mais e adquirir uma opção que cumpra as duas funções?

Assim você não precisa de duas máquinas, ocupando mais espaço em sua área de serviço. Além de deixar tudo mais bonito e organizado visualmente. E até mesmo melhorar o serviço: você não precisará mais ficar trocando de máquina para lavar e secar a sua roupa.

O mesmo vale até para objetos mais simples, como a sua vassoura, por exemplo. Que tal adquirir uma que apresente cerdas para os mais diversos serviços, ao invés de adquirir uma para os cantos, outra para limpezas gerais, e outra para limpezas pesadas? Assim você otimiza o serviço e o espaço em sua lavanderia.

Como decorar a área de serviço pequena

Agora que você já conheceu todas as nossas dicas de organização e otimização da sua área de serviço pequena, é hora de pôr a mão na massa e pensar na decoração deste ambiente. Para isso, trouxemos mais algumas dicas importantes:

As cores importantes

Primeiramente, é muito importante que você considere as cores da sua área de serviço. Por exemplo, opte sempre por cores mais claras, e dê preferência para o branco. Isso porque, como estamos tratando de um ambiente com relação direta com a limpeza do nosso lar, utilizar o branco transparece mais limpeza e organização. Além, claro, de deixar o ambiente mais aconchegante e com uma sensação de amplitude.

Portanto, invista em móveis, eletrodomésticos, utensílios e tintas que sejam mais claras. Lembrando, obviamente, que você pode complementar a decoração com alguns itens com cores mais marcantes, como amarelo, laranja, vermelho, etc. Como, por exemplo, nas gavetas, ou na vassoura e pá de limpeza. Enfim! Utilize apenas estas pequenas peças para destacar a decoração como um todo.

Use espelho e vidro para ampliar

Uma técnica que é imprescindível na decoração de qualquer ambiente que seja pequeno, é o uso de espelhos e vidros para ampliar. Isso porque estes materiais refletem a iluminação natural, além de darem a sensação de que o ambiente é bem maior, ao refletir os móveis. Portanto, aposte nesta alternativa e deixe a sua área de serviço ainda maior e mais bonita.

 

(Foto: Pinterest)

 

Cestos e nichos são bem vindos

Os cestos, como já mencionamos, são praticamente indispensáveis para manter a organização da sua casa. Além disso, investir em nichos bonitos, com cores claras e alguns com cores marcantes, podem deixar a sua área de serviço, além de organizada, muito bonita. Outro fator envolvido com essas peças é a organização vertical que mencionamos, pois os nichos na parede aproveitam ainda mais o espaço da área de serviço. Experimente, por exemplo, acoplar estas peças acima do tanque, aproveitando este amplo espaço.

Mantenha a rotina de organização

Por fim, a dica mais importante para manter a beleza e a organização da sua área de serviço: a importância de usou – guardou. Isto é, você precisa criar uma rotina e uma cultura com a sua família de que é imprescindível que assim que terminar de usar um objeto, o mesmo seja guardado.

Varreu o chão? Guarde a vassoura! Estendeu a roupa? Guarde o balde! E assim por diante. Dessa forma você evita que bagunças se acumulem em sua área de serviço e na sua casa como um todo. Além de sempre encontrar aquilo que você precisa no momento. Afinal, nada mais desgastante do que precisar da pá de lixo, mas demorar 15 minutos procurando ela em meio à bagunça, não é mesmo?

Portanto, uma última regra importante: a organização constante e disciplinada é a chave para a decoração e a otimização de espaço.

 

(Foto: Pinterest)

 

Agora é com você!

Agora que você já conheceu todas as nossas dicas acerca da área de serviço pequena, é hora de pôr a mão na massa e planejar este ambiente tão importante do seu lar. Lembre-se de fazer um planejamento a fundo, considerando cada pedacinho da sua lavanderia. Assim certamente você terá ótimos resultados. Depois é só nos contar quais foram!

Add Comment