Closet Pequeno – Dicas, Organização e Inspirações

Saber como montar um closet pequeno pode parecer uma tarefa um tanto difícil. Afinal, conseguir otimizar o espaço, mantendo a organização, é um verdadeiro desafio para quem está montando o seu primeiro closet. Desse modo, é imprescindível que se leve em consideração alguns pontos importantes na hora de preparar este ambiente tão importante.

Por esse motivo, criamos este artigo completo para você! Nele vamos lhe ensinar tudo o que você precisa saber para montar o closet pequeno perfeito para a sua casa. Além de lhe trazes inspirações incríveis. Acompanhe logo a seguir:

 

(Foto: Pinterest)

 

Closet pequeno – Dicas, organização e inspirações

Separamos algumas dicas para a montagem do seu closet, bem como iremos lhe auxiliar na organização. Além disso, traremos inspirações lindíssimas para você poder escolher um modelo para o seu próprio closet. Veja:

A iluminação é importante

A primeira coisa que você precisa ter em mente é o quanto a iluminação deste ambiente é importante. Afinal, isso vale para qualquer ambiente que seja menor e nós queiramos dar uma sensação de amplitude. Portanto, não hesite em investir neste ponto.

Para isso, utilize lâmpadas centralizadas, bem como lâmpadas em volta de espelhos, nos cantos no teto, etc. O importante é que haja uma iluminação bem marcada, mas que não pese aos nossos olhos. O intuito da iluminação é abranger o espaço local, e não torná-lo desconfortável visualmente, ok?

Espelhos

Outro fator que está diretamente relacionado com a sensação de amplitude de um local é a utilização de espelhos na composição do ambiente. E, além disso, é claro que você precisa de espelhos, não é mesmo? Afinal você está montando o seu closet, e obrigatoriamente precisará de pelo menos um espelho grande. Pois ele será o seu melhor amigo na hora de se produzir.

Mas, para além disso, você pode usar espelhos menores, no fundo das prateleiras ou gavetas, por exemplo, para que o ambiente fique ainda maior. Assim você se sentirá mais confortável dentro do seu closet pequeno.

Opte por cores claras

As cores claras precisam fazer parte daqueles ambientes que temos a sensação de ser do tamanho de uma “caixinha de fósforo”. Isso porque elas refletem ao espelho e a iluminação, deixando a amplitude prevalecer em qualquer cômodo. Além, claro, de deixar o ambiente com uma sensação de maior organização, limpeza e leveza. Portanto, prefira o branco e, se sentir necessidade, complemente com outras cores em tonalidades mais claras.

 

(Foto: Pinterest)

 

Aproveite cada centímetro

Cada centímetro do seu closet pequeno é importante. Portanto, é imprescindível que você saiba calcular muito bem todo o espaço que você tem disponível e, a partir disso, elabore um plano para o seu closet que considere cada centímetro como muito importante.

Pois pare e pense: as paredes, as prateleiras e as gavetas precisam ser bem divididas, a fim de acoplar todos os seus pertences. Dessa maneira, você poderá ter uma mini gaveta para as suas jóias, até prateleiras maiores para as suas bolsas grandes, por exemplo.

Mas, o que fazer antes de planejar o closet pequeno?

É muito simples! Você precisa visualizar tudo o que você tem e tudo que irá colocar dentro do seu closet. Isto é, deverá fazer aquela “faxina” nas suas roupas, sapatos e bolsas, a fim de conseguir enxergar exatamente a sua necessidade com gavetas, prateleiras e ganchos no seu closet.

Portanto, separe as suas coisas por setor, em um ambiente espaçoso, como a sua sala. Junte suas bolsas com suas carteiras; Junte seus casacos; Junte os seus cintos; Junte as suas joias; E assim por diante. Quando você enxergar o que tem de cada setor, poderá elaborar a prateleira ou a gaveta do tamanho ideal para tal.

A organização do closet pequeno

Agora que você já sabe quais são os pontos que mais importam na hora de montar o seu closet pequeno, é hora de pensar na organização do mesmo. Para isso, atente-se as considerações que destacamos logo abaixo:

Gavetas com canos de PVC

Sabe aqueles canos de PVC que, por alguma razão, você pode ter sobrando na área de serviço da sua casa? Pois é! Você pode utilizá-lo para organizar as gavetas do seu closet. Como? Simplesmente cortando na altura que caiba na gaveta, sem atrapalhar o ato de abrir e fechá-la. Depois disso, coloque vários pedaços de canos (lixados nas beiradas para não machucar, ok?) e guarde as suas roupas de modo mais organizado.

Você poderá enrolar meias, calcinhas, shorts de malha, roupa de academia, etc. Todas aquelas peças menores que podem ser enroladas, necessariamente serão guardadas em gavetas, certo? Então por que não aproveitar o truque com o PVC para deixar ainda mais organizado? Aproveite esta alternativa e melhore até o tempo que você perderia procurando uma peça no guarda roupa, já que a visualização das gavetas será melhor.

Porta jóias

Outro organizador importante é o porta jóias para o seu closet. Utilize uma gaveta mais rasa para isso, além de utilizar separadores para não misturar todos os seus brincos e anéis, garantindo a organização e também a facilidade na hora de se arrumar – principalmente quando se estiver com pressa, não é?

Baú para sapatos

Utilize baús decorados para organizar os seus sapatos. Assim você mantêm eles bem organizadinhos e guardados, enquanto também cria um tipo de poltrona para o seu closet pequeno. Desse modo, você terá praticidade, decoração e organização em uma única peça.

Caixas organizadoras

As caixas organizadoras também são importantes. Elas podem guardar pertences que não são utilizados com muita frequência. Além de poderem ser utilizadas como itens decorativos em seu closet. Para isso, basta colocar essas caixas organizadoras em prateleiras mais altas, que darão organização e beleza ao seu closet. Aposte nesta opção.

 

(Foto: Pinterest)

 

Ganchos para cintos e bolsas

Não dá para deixar as bolsas e os seus cintos se enroscarem em qualquer prateleira ou gaveta, certo? Portanto, utilize ganchos naqueles espaços que ficarem vazios, assim você estará aproveitando cada centímetro do seu closet pequeno, otimizando o espaço e proporcionando uma maior organização. Além de facilitar na hora de escolher a sua bolsa ou o seu cinto, já que ambos estarão bem à mão.

Cabides são importantes

Tratando-se de um closet pequeno, os cabides podem ser mais importantes do que as gavetas e as prateleiras em si. Isso porque são os cabides que irão deixar o espaço mais organizado visualmente, e você encontrará as suas roupas com mais facilidade, sem aquela necessidade de pegar uma peça embaixo de uma grande pilha.

Além disso, os cabides proporcionam uma otimização do espaço. Já que as suas blusas, casacos e camisetas possam ficar em um único ambiente. Assim você poderá deixar de lado o projeto de muitas gavetas e prateleiras.

Outro fator que torna os cabides importantes é que os mesmos não apresentam aquela chance de “bagunçarmos na pressa”. Ou seja, quando pegamos uma roupa em um monte, rapidamente, podemos bagunçar todas as demais. Gavetas, então, permanecem desorganizadas a maior parte do tempo, é verdade. No caso dos cabides, isso será impossível.

Prateleiras pequenas

Por fim, como mencionamos anteriormente, é importantíssimo que você utilize prateleiras e gavetas de acordo com a sua necessidade. Ou seja, você precisa necessariamente saber o espaço que cada setor de roupa irá ocupar. Assim você pode investir em prateleiras pequenas, com uma altura menor e até mesmo largura. Desse modo, você terá espaço para todos os seus pertences, sem que uma prateleira fique com muito espaço sobrando e outra faltando.

Inspirações de closet pequeno

Agora que você já viu todas as nossas dicas de closet pequeno, é hora de conhecer as nossas inspirações a fim de encontrar a melhor alternativa que combine com a sua casa. Desse modo, acompanhe a seguir as fotos que separamos especialmente para você, e escolha aquele modelo que mais chame a sua atenção. A partir disso, é só planejar o seu closet em cima deste modelo, que o resultado será incrível. Veja a seguir:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Montando o seu closet pequeno

Agora que você já sabe tudo sobre closet pequeno, e também já viu diversas inspirações incríveis, é hora de pôr a mão na massa e planejar o seu próprio closet. Lembre-se de seguir a riscas as nossas dicas, a fim de ter um resultado realmente satisfatório e que supra as suas reais necessidades. A partir disso, você poderá contar com um ambiente organizado, bonito e muito otimizado. Além, claro, de contar com a praticidade que apenas um closet bem planejado é capaz de proporcionar.

Entretanto, vamos à busca do closet perfeito para você. Depois disso, é só nos contar nos comentários como foi a sua experiência e quais são as dicas que você acha interessante para quem está começando a planejar o seu closet. Aguardamos o seu contato. Boa construção para você!

Add Comment