Janela de Alumínio ou PVC – Como Escolher?

Está pensando em construir ou reformar, mas ainda não conseguiu decidir entre a janela de alumínio ou PVC? Afinal, as duas possibilidades parecem interessantes, tornando a decisão ainda mais difícil. Desse modo, para responder a este questionamento, nada melhor do que conhecendo um pouco mais sobre cada uma das opções.

E é exatamente isso que vamos lhe mostrar em nosso artigo de hoje. Fizemos um comparativo com os principais quesitos que precisamos ter em mente quando vamos escolher algum produto ou peça para o nosso novo lar. Se você tem interesse em saber qual é a melhor opção para você, entre janela de alumínio ou PVC, acompanhe todas as informações a seguir:

 

 

Janela de alumínio ou PVC: Qual a melhor opção?

Escolher a melhor opção para o nosso projeto pode parecer uma tarefa difícil, mas nem tanto. Basta conhecermos bem as possibilidades que estamos cogitando e, com isso, decidir entre a melhor opção, considerando o custo investido e o benefício que teremos futuramente.

Janelas de alumínio

As janelas de alumínio, em sua maioria, apresentam características bem satisfatórias, independente da finalidade de uso. Entretanto, listamos os principais pontos que precisam ser considerados na hora de comprar a sua janela:

  • Durabilidade: Quando cuidada da maneira correta, uma janela de alumínio tem a probabilidade de durar até 50 anos;
  • Isolamento (acústico e térmico): A janela de alumínio é uma das melhores opções do mercado, considerando este fator, tão importante;
  • Vedação: Possui uma alta capacidade de vedação, chegando à sua obra pronta para suportar fortes ventos e chuvas;
  • Cuidados: A limpeza da sua janela de alumínio é bem simples e prática, não requerendo grandes investimentos em produtos de limpeza;
  • Janelas no litoral: Suporta a maresia sem problema algum;
  • Investimento: O custo para adquirir a sua janela de alumínio pode sim ser um pouco mais elevado, quando comparado com outras possibilidades do mercado. Porém, é claro que o benefício também será proporcional a este investimento, além de sua durabilidade compensar este fator.

Janelas de PVC

Enquanto as janelas de alumínio demonstram um desempenho muito interessante para o seu projeto, as de PVC chegam como uma alternativa mais econômica e um pouco menos resistente. Vamos aos quesitos:

  • Durabilidade: Considerando o cuidado e a manutenção adequada e recorrente deste tipo de janela, a mesma pode apresentar uma durabilidade de até 28 anos, sendo menor do que a de alumínio;
  • Isolamento (acústico e térmico): A janela de PVC não apresenta um isolamento tão considerável, proporcionando um resultado parecido com outros tipos de janelas comuns;
  • Vedação: A vedação das janelas de PVC necessita de vidros para proporcionar um resultado melhor. Com isso você terá mais um investimento em sua janela;
  • Cuidados: Para limpar a sua janela de PVC e mantê-la sempre bem cuidada, é necessário utilizar sabão neutro e uma esponja que não seja abrasiva, a fim de garantir que sua janela não sofrerá danos;
  • Janelas no litoral: As janelas de PVC podem sim ser utilizadas no litoral, desde que com certa cautela, para não desencadear maiores prejuízos a estrutura;
  • Investimento: O investimento é menor, e pode proporcionar um custo benefício interessante, quando pensamos em algo que apresenta uma qualidade reduzida. Tudo dependerá, desse modo, dos seus objetivos.

 

 

Conclusão

Mas, afinal, qual escolher? A janela de alumínio ou PVC? Bem, tudo dependerá dos seus objetivos com a sua obra e a sua construção. Sabe por quê? Porque somente você poderá pensar em quanto quer investir e qual a real necessidade de uma durabilidade de 50 ou 28 anos.

Você precisa colocar na balança todos os pontos que envolvem a sua compra: a casa é no litoral? Você terá tempo de limpar a sua janela de PVC constantemente? Ou precisa de algo mais simples e rápido, como as de alumínio?

Além disso, quanto dinheiro você quer investir para esta parte do seu projeto? Enfim! Pense nas possibilidades. Pois o fator mais importante você já tem: as características de cada um dos tipos de janela. Com isso, você poderá responder a este questionamento de forma mais coerente e concisa, de acordo com a sua realidade.

Visto isso, é hora de planejar o seu projeto e investir na melhor opção para você! Depois nos conte nos comentários qual foi a sua escolha.

Add Comment