Guia Completo de Como Cuidar de Begônia em Casa

Vamos lhe ensinar hoje a como cuidar de Begônia em casa de uma forma simples a partir de um passo a passo que você certamente irá aprender rapidinho. Afinal, o segredo está na vontade de cuidar muito bem da sua plantinha, para que ela cresça forte e saudável. O restante você aprende com o tempo! Vamos lá?

como cuidar de begônia em casa

Como cuidar de Begônia em casa

Separamos este conteúdo em passos para lhe auxiliar a compreender como cuidar corretamente da sua Begônia. Para que assim, você usufrua de resultados muito interessantes. Veja:

1- Ambiente adequado

O primeiro cuidado que você deverá ter é com relação ao ambiente adequado. Nisso incluímos informações como exposição a sol e chuva, bem como a temperatura ambiente. Portanto, anote:

  • Temperatura adequada: entre 20 e 28 graus.
  • Clima: Tropical.
  • Exposição ao sol e chuva: não pode ser em excesso, pois a Begônia não se desenvolve tão bem nestes ambientes.
  • Mudança climática: é aconselhável que seja evitada a mudança brusca de temperatura, pois isso poderia novamente atrapalhar o desenvolvimento da plantinha.

Leia também: Palmeira Fênix (Roebelenii): Como cuidar?

2- Como regar?

O segundo ponto que deve ser levado em consideração é com relação ao modo de regar a sua planta. Lembre-se que elas não gostam de muita água e, por conta disso, o ideal é que você as regue de 4 em 4 dias. Assim, você permitirá que elas nunca estejam encharcadas e, tampouco, ressecadas demais. Dando margem para uma terra sempre úmida na medida certa.

Lembre-se também de nunca molhar as folhas e as flores, pois a rega deve ser feita apenas no solo. Para que você saiba qual a quantidade certa de água, procure regar até que a água comece a drenar pelos buraquinhos do vaso. Cuidado apenas para nunca deixar o solo “empapado”, ok?

3- Espaço ideal

O terceiro passo é pensar no vaso que você irá adquirir para que a sua Begônia cresça com “saúde”. Afinal, cultivar dentro de casa requer atenção quanto a isso. De antemão, podemos lhe dizer que a nossa dica é que você invista em vaso de barro, para que a drenagem seja melhor.

como cuidar de begônia em casa

Além disso, o vaso deve apresentar o mesmo tamanho de sua muda, pois se for muito maior, a terra em excesso poderá “sufocar” a sua planta, fazendo com que a mesma não se desenvolva e, na pior das hipóteses, morra.

4- Tipo de solo ideal

É claro que o solo também precisa entrar para o nosso passo a passo. Afinal, é ele quem dará a “sustentação” para a nossa planta, e por isso você deve escolhê-lo com muita atenção. Busque sempre por solo fértil, juntando 2/3 de turfa para cada 1/3 de mistura para vasos. Utilize sempre o musgo de turfa ou compostagem.

Leia também: Astromélia (Alstroemeria Hybrida) | Como Cuidar

5- Cuidados diversos

Além dos cuidados acima, outras considerações devem ser levadas em conta para que a sua plantação se desenvolva de um modo saudável. Para isso, veja as nossas dicas:

  • Contra as pragas: Para evitar que qualquer tipo de praga chegue até a sua Begônia, utilize uma mistura de 10 litros de água quente para cada 100 gramas de alho e 100 gramas de cebola. Depois é só pulverizar no vaso, com cuidado, para não encharcar a planta e, tampouco, “atacar” a mesma com a fusão quente. Aguarde amornar.
  • Mofo cinzento: O mofo cinzento é uma doença que pode atacar a sua Begônia, prejudicando o seu desenvolvimento. Trata-se de manchas acinzentadas que atacam as flores, as folhas e o caule. Para evitá-lo e tratá-lo, faça uma mistura de 2 gramas de sulfato de cobra com 20 gramas de sabão para cada litro de água. Depois é só pulverizar a sua planta. Se isso não resolver, aplique fungicida.
  • Poda: Por fim, é importante que você também garanta a poda da sua plantinha. Para isso você poderá cortar a mesma de 4 em 4 meses, garantindo que fique sempre linda, forte e saudável.

Viu só como cuidar de Begônia em casa é muito mais simples do que você imaginava? Certamente você terá uma plantação linda se seguir todas as nossas dicas. Só não se esqueça de contar pra gente a sua experiência. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.