Vaso de Barro: Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre

Que o vaso de barro é uma ótima pedida para o nosso quintal, jardim e a nossa casa, isso a gente já sabe. Mas, não basta simplesmente pensarmos em comprar uma quantidade X de vasos de barro que já está tudo certo. Não! Precisamos pensar na composição dos vasos no ambiente, no valor que podemos investir e na necessidade de manutenção.

Caso contrário, estaríamos apenas jogando diversas peças em qualquer parte do ambiente, sem critério algum. E a chance do resultado não ser tão interessante como esperamos é grande. Dessa forma, nada melhor do que um mini roteiro para seguirmos e assim não ter erro, não é?

Portanto, te convidamos a seguir em nosso guia de hoje para saber mais sobre este assunto. Veja abaixo como incluir vaso de barro na decoração do seu lar e deixe tudo ainda mais bonito e aconchegante:

 

vaso de barro

O vaso de barro é capaz de deixar qualquer ambiente mais bonito e repaginado. Aposte nesta peça linda!

 

Como escolher o melhor vaso de barro

Separamos algumas considerações importantes que precisam ser levadas em conta antes de você adquirir os seus vasos de barro. Veja quais são:

Considere a necessidade da planta

O primeiro passo é, portanto, você pensar no tipo de planta que você pretende ter no seu jardim ou dentro de casa. Isso porque apenas a partir desta informação é que você pode pensar nos tamanhos necessários para formarem bons resultados e realmente suprirem as necessidades das plantas.

Pois tudo depende do tamanho das raízes e do quanto a planta pode crescer. A partir disso podemos pensar em uma estrutura que realmente promova uma base sólida e interessante para o crescimento saudável da planta em questão.

Portanto, a primeira dica é: liste primeiramente os tipos de plantas que você quer incluir no seu jardim ou na sua casa; Feito isso, converse com o profissional da floricultura sobre a necessidade de espaço e estrutura que o vaso necessariamente precisa oferecer para estas plantas crescerem de modo saudável.

Tente mesclar tamanhos em seu jardim

Depois de pensar nas possibilidades de plantas e de vasos para as mesmas, tente elaborar um plano de mescla de tamanhos. Afinal, não tem como ficar bonito um monte de vasos padronizados no jardim, não é? Mas sim, a variação de tamanho pode deixar o ambiente com um aspecto mais organizado, bonito e interessante.

Portanto, aposte em formatos e tamanhos diferenciados, mas sem transformar o seu jardim ou a sua casa em um verdadeiro carnaval, ok? É preciso estabelecer um critério de compra. Como por exemplo, dois formatos diferentes divididos em três tamanhos diferentes. Assim você mantém um equilíbrio e estabelece uma decoração consistente e bonita.

Use vasos coloridos

E para quebrar aquela seriedade cheia de mesmice no seu quintal, que tal aproveitar e deixar os vasos mais coloridos no seu quintal? Assim você pode aproveitar a oportunidade para destacar ainda mais as flores do seu jardim, ao utilizar vasos com cores que estabeleçam um contraste com as flores.

Além disso, você pode observar a paleta de cores da sua casa e assim criar uma complementação bonita e charmosa para a decoração como um todo. Deixando tudo mais equilibrado e interessante visualmente.

Utilize vasos diferenciados dentro de casa

Ao longo de nosso artigo nós destacamos o quanto você pode utilizar o vaso de barro dentro de casa. Tanto para criar cantos com vasos maiores, quanto aqueles pequenininhos em cima dos móveis e dos aparadores.

Portanto, aposte na possibilidade de criar composições diferenciadas para deixar a sua casa ainda mais aconchegante. Aposte em cores sofisticadas como dourado e prata. Do mesmo modo, você pode ousar ao estabelecer algumas decorações nos vasos, como bolinhas e efeitos geométricos.

Há ainda quem utilize até mesmo glitter para decorar o vaso e deixá-lo ainda mais caracterizado. O que vale, neste momento, é a criatividade. Deixe a sua criatividade fluir e proporcione ao seu lar novas possibilidades de decoração.

 

Os vasinhos de barro pequenos são ótimos para serem usados dentro de casa. Você pode ainda apostar em decorações mais coloridas e diferenciadas, como vasinhos com desenhos.

 

Vasos “tombados” estão em alta

Ainda pensando no seu jardim, você pode complementar o mesmo com vasos tombados. Pois quem disse que para ficarem bonitos, os vasos precisam estar em um ângulo certinho, todo retinho, não é? Muito pelo contrário! Estas quebras no padrão da decoração são capazes de deixar a beleza do ambiente ainda mais em alta e expressiva.

Portanto, use a sua criatividade para promover composições onde há um vaso tombado e outros comuns ao lado. Assim você cria pequenos pontos decorativos no seu quintal, capazes de enaltecer a beleza da sua fachada.

Como manter a limpeza do vaso de barro em dia?

Agora que você já sabe como compor a decoração da sua casa utilizando vasos de barro, é chegado o momento de aprender a limpá-los corretamente. Essa limpeza garante que a beleza do seu vaso se mantenha, além de promover mais saúde para as suas plantinhas. Com uma limpeza periódica você manterá o seu quintal sempre bem cuidado e com uma aparência mais interessante. Aposte nestes cuidados e siga as nossas dicas:

  • Retire a planta com cuidado: Você estará removendo a planta da “casa” dela e, por essa razão, deverá tomar muito cuidado para não prejudicar a plantinha. Portanto, comece removendo a planta por inteiro, “cortando” o barro em volta das suas raízes. Assim você remove sem entrar em contato direto com a raiz da plantinha, mantendo-a protegida.
  • Feito isso, com o auxílio de uma espátula remova a terra que possa ainda estar impregnada no vaso, tirando o máximo que você conseguir. Feito isso, coloque o vaso no sol, para que a terra seque bem e comece a se soltar.
  • Assim que a terra estiver seca, você precisará utilizar um pincel ou uma escova que seja um pouco mais áspera, para remover o que ainda restou no vaso. Esfregando suavemente, para não estragar a estrutura da peça. Quando a mesma estiver praticamente livre da terra, é o momento de lavar o seu vaso.
  • Para isso, você precisará de um tanque ou um galão que seja do tamanho do vaso, a ponto de promover a submersão do mesmo. Dessa forma, encha este recipiente com 20 partes de água para 25 partes de vinagre de maçã. Acrescente ainda 2 colheres de chá de bicarbonato de sódio. Mergulhe o vaso e deixe-o todo coberto com esta mistura. É importante que ele fique bem embaixo da água, para a mistura penetrar e limpar todas as partes do vaso.

 

Aposte em vasos diferentes para deixar o seu quintal ainda mais interessante.

 

  • Deixe agir por, pelo menos, uma hora. Nesse período você notará que a água poderá estar borbulhando, e ainda, você poderá ouvir leves estalos. Isso é normal, uma vez que a mistura estará limpando profundamente o seu vaso. Depois do tempo de pausa, enxágue bem o seu vaso. Finalize deixando-o secar no sol.

Pronto! Ele estará limpinho e pronto para complementar o seu jardim novamente. Depois é só colocar a plantinha de volta, com cuidado, e posicionar o seu vaso onde você quiser.

 

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.