Decoração Contemporânea – Características, Como Aderir e Inspirações

A decoração contemporânea chega como uma alternativa interessante e muito clean para a decoração da sua casa. Diferente de outras opções decorativas, este estilo promete trazer conforto, “físico e visual”, considerando a sua disposição mais prática a “limpa” dos itens.

Desse modo, aderir a esta alternativa pode ser uma boa pedida para quem busca algo mais simples que, ao mesmo tempo, não deixe de lado a beleza e a elegância de uma boa decoração. Pensando nisso, portanto, criamos este guia completo para você, com todas as características da decoração contemporânea, bem como com dicas incríveis para você aderir do modo certo.

Portanto, lhe convidamos a seguir em nosso artigo para ficar por dentro de tudo. Acompanhe a seguir as informações e transforme a sua casa a partir de hoje:

 

(Foto: Pinterest)

 

Características da decoração contemporânea

Abaixo listamos as principais características da decoração estilo contemporâneo, a fim de lhe auxiliar no processo de adesão a este tipo decorativo. Atente-se aos detalhes para não errar na hora de compor algum ambiente em sua casa:

Cores

As cores utilizadas no estilo contemporâneo não são nem tão fortes, mas nem tão frias. Acontece que, o movimento leva em consideração as cores mais neutras e leves, que proporcionem um ar de praticidade ao ambiente.

Porém, em contrapartida, existem alguns objetos que podem receber alguns pontos de destaque, como peças com cores fortes, por exemplo, laranja ou berinjela. Portanto, a ideia é considerar a praticidade e a leveza das cores, independente do ambiente, e, do mesmo modo, utilizar algum complemento que sirva de destaque para deixar o equilíbrio das cores mais harmonioso.

 

(Foto: Pinterest)

 

Traços

Ainda seguindo a questão da praticidade, isso é completamente refletido nos traços utilizados na decoração contemporânea. Vemos composições mais lisas, com traços retos, sem muita “sofisticação” ou “frufrus”. Ou seja, o estilo dá preferência para aqueles móveis e itens decorativos que prezam pela simplicidade, mas sem perder a elegância e a beleza.

Iluminação

A iluminação é outro ponto muito importante e que precisa ser considerado a fundo na decoração contemporânea. Portanto, invista em uma iluminação mais natural, considerando que a luz do sol é a principal chave para deixar o ambiente ainda mais bonito e confortável.

Além disso, tratando-se de luz artificial, não hesite em utilizar a cor branca, para transparecer a sensação de clean que o estilo promete mostrar. Você pode, inclusive, utilizar lâmpadas posicionadas em pontos estratégicos, apontando para quadros, itens decorativos, etc.

Quantidade

A quantidade de itens decorativos e móveis precisa ser bem pensada neste caso. Afinal, estamos batendo na tecla de praticidade, elegância, organização e clareza na decoração, portanto, nada de exagerar, ok?

Aquela expressão do “menos é mais” cabe de forma coerente aqui, já que estaremos tratando de uma decoração que visa à simplicidade e, portanto, o minimalismo. Apenas no sentido de que o “pouco” pode ser muito mais interessante do que peças e móveis exageradamente postos lado a lado.

 

(Foto: Pinterest)

 

Organização

A organização também visa um ponto estratégico de espaço e praticidade. A sua decoração precisa, antes de qualquer coisa, ser completamente prática e proporcionar espaço para circulação.

Assim você pode usufruir de qualquer cômodo da sua casa com total conforto e tranquilidade. Portanto, nada de tornar ambientes muito “apertados” nem pouco práticos. Por exemplo: não colocar criado mudo ao lado da cama pode ser um problema para quem adora ler antes de dormir, não é mesmo?

Como aderir a decoração contemporânea

Agora que você conhece os principais traços e características da decoração estilo contemporâneo, é hora de aprender a como aderir a este movimento em sua casa. Assim, você desfrutará de um ambiente muito mais leve, organizado e pronto para lhe proporcionar conforto e tranquilidade. Veja a seguir as nossas dicas:

Menos é mais

É notável que “menos é mais”, no caso do contemporâneo. Portanto, o primeiro passo para aderir a este estilo, é descartar todos aqueles itens e/ou móveis que possam estar atrapalhando em sua casa. Por exemplo, você tem três estofados de três lugares em sua sala, mas apenas você e mais uma pessoa vivem em sua casa.

É claro que precisamos pensar no espaço para receber amigos e familiares, mas, se no seu caso a família nem se quer é tão grande assim, por que “perder” espaço em sua sala, com móveis que estão ali apenas para proporcionar mais serviços de limpeza, não é mesmo?

Portanto, é muito importante que você faça uma profunda faxina em sua casa e deixe aqueles móveis e itens que realmente são importantes e fazem parte do seu dia a dia.

Uma ou outra peça marcante

Feito isso, você poderá ou adquirir novos móveis e peças de decoração, ou apenas adquirir algo que sirva de destaque para qualquer cômodo da sua casa. No caso das compras do “zero”, as mesmas devem ser feitas apenas se a sua decoração antiga não apresentava muitos móveis sérios, com traços mais retos e menos texturas. Caso contrário, nada lhe impedirá de reaproveitar o que você já tinha.

A partir disso, adquirir pequenos itens que tragam um toque mais característico do movimento para a sua casa pode ser uma boa alternativa para descartar a necessidade de comprar “tudo novo”. Um vaso, um quadro, uma mudança na iluminação, etc., são opções bem interessantes para você dar aquela repaginada no visual da sua casa.

A simplicidade é crucial

Na hora de adquirir qualquer peça nova, ou apenas na hora de pensar no que permanece ou não na sua casa, lembre-se da regra da simplicidade! E isso não quer dizer que os seus móveis e a sua decoração precisam ser “sem graça”. Isso apenas quer dizer que não há necessidade alguma de exagerar em detalhes muito pequenos, que possam reforçar a ideia de um ambiente mais carregado.

 

(Foto: Pinterest)

 

O efeito clean

Afinal, seguindo o tópico anterior, o efeito clean é crucial para que a sua decoração entre, de fato, na ideia de uma decoração mais leve e limpa. Portanto, nada de exagerar na hora de montar a composição dos ambientes, ok? Lembre-se da sensação de limpeza, espaço e amplitude que as peças e os móveis precisam transparecer para todos.

“Escondendo” a bagunça

Sabe aquelas bagunças que, querendo ou não, de vez em quando aparecem em nossa casa? Por exemplo, a fiação dos nossos eletrônicos na sala? Pois é! Para que o ambiente não fique carregado e, consequentemente, perca aquele efeito de leveza e simplicidade, uma ótima ideia é “esconder” essa bagunça.

Mas, como? Simplesmente utilizando racks e painéis que permitam que os fios sejam passados por trás, de uma forma que fiquem praticamente imperceptíveis. Assim você deixa tudo mais organizado e muito melhor visualmente.

Tapetes, almofadas e mantas

É claro que, quando pensamos em qualquer tipo de decoração, precisamos prezar pelo nosso conforto. Afinal, não estamos tratando apenas de um ponto que considera beleza para quem quer que caminhe no ambiente. Mas, é necessário pensar em quem irá viver todos os dias na casa e, por essa razão, o conforto é importante.

É aí que nos deparamos com as mantas, os tapetes e as almofadas. Estes itens são muito importantes, tanto para manter o ambiente em si mais bonito e atraente, quanto para lhe proporcionar conforto.

Tecnologia? Tem sim senhor!

Os itens tecnológicos fazem parte do estilo de decoração contemporânea, trazendo mais modernidade, praticidade e beleza para qualquer ambiente. Invista nesta opção para proporcionar ainda mais qualidade para a composição decorativa do seu lar.

Paredes claras

É claro que uma parede ou outra com uma cor mais forte e marcante é sempre bonita, em qualquer decoração. Porém, nunca se esqueça que o estilo contemporâneo preza – e muito – pelas cores mais claras e leves. Assim o seu ambiente, como um todo, apresenta uma sensação de paz e tranquilidade, além de transparecer sofisticação e elegância ao mesmo tempo.

Iluminação perfeita

Por fim, um dos fatores mais importantes dessa decoração: a iluminação. Ela é extremamente crucial para proporcionar o efeito perfeito no acabamento da sua decoração. Portanto, não hesite em fazer novas instalações em sua casa, para deixar a iluminação branca ainda mais destacada.

Outro fator que pode lhe auxiliar é a utilização de cortinas brancas e leves, que permitam uma maior entrada de luz solar ao longo de todo o dia. E, por fim, acrescentar vidros e espelhos em pontos estratégicos de sua casa, pois eles serão responsáveis por refletir a luz (natural e artificial), além de desencadear uma sensação de maior amplitude para qualquer ambiente.

 

(Foto: Pinterest)

 

Inspirações de decoração contemporânea

Agora que você já conheceu todas as nossas dicas de como aderir à decoração contemporânea, é hora de conhecer algumas inspirações que separamos para você. Acompanhe as melhores opções e utilize as imagens que separamos como fonte de ideias para criar ambientes incríveis no seu lar:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Aposte nesta possibilidade!

Agora que você já sabe tudo sobre a decoração contemporânea, é hora de pôr a mão na massa e apostar nesta possibilidade para ter efeitos incríveis em sua casa. Lembrando que, se houver qualquer dúvida, não hesite em questionar aqui nos comentários, para que possamos lhe auxiliar no processo de transição decorativa.

Além disso, não deixe de nos contar quais foram os resultados que você atingiu ao aderir a este tipo de decoração. Aguardamos o seu contato!

Add Comment