SELADOR | Para que serve selador de tinta? | Como usar?

Você sabe para que serve um selador? Pois bem, neste texto, você irá entender tudo sobre este produto que é o queridinho dos pintores e de quem busca economizar com o gasto com tintas. Afinal, tudo que pudermos fazer para economizar dinheiro durante uma obra ou reforma, vale à pena, não é mesmo? Acompanhe para entender.

 

selador

Foto: rawpixel.com / Freepik

 

Selador – Para que serve?

O selador de tinta basicamente resume-se ao que o nome já diz: selar alguma coisa. Neste caso, selar a parede antes da pintura. Este é um método muito utilizado por pintores profissionais que visam otimizar o processo de pintura de uma casa inteira ou de uma parede, por mais pequena que ela seja.

A pintura com auxilio de um selador ficará muito mais simplificada e feita de uma forma inteligente, visto que a parede nem sempre está completamente lisa e propícia a receber uma tinta mais em conta. E para evitar a compra de uma tinta mais cara que precisariam algumas demão para tampar as imperfeições, o selador vem para ajudar.

Vale à pena usar selador na parede?

Basicamente, o que você precisa fazer para ter uma parede pronta para receber uma tinta, é aplicar um selador de forma inteligente. Este selador pode ser aplicado em paredes rebocadas em que o reboco não está completamente refinado. Ou seja, possui muito poros em aberto.

Estes poros são responsáveis por consumir uma quantidade de tinta incalculável, o que deixa o custo da pintura dezenas de vezes mais caro. Ou seja, para que você tenha uma parede receptiva, o uso de um selador pode ser um grande aliado.

Muita gente acaba descartando esta hipótese durante a obra ou, nem mesmo imagina que pode usar. Se você contratar um pintor profissional, com certeza ele selará a parede antes. Mas caso você pinte o local por sua conta, é importante saber no que você pode economizar.

 

selador

 

Para tampar imperfeições na parede e evitar o alto consumo de tinta, grande parte dos leigos investe em uma tinta caríssima que promete tampar os poros. Pode até funcionar. Mas, qual a necessidade de desembolsar tanto dinheiro, quando o processo pode ser otimizado?

É claro que exige mais trabalho. Pois com uma tinta mais composta, talvez com uma demão você consiga o resultado esperado. Já com o selador, você teria que aplicá-lo no ambiente todo, esperar secar para somente depois iniciar a pintura de fato. Mas é algo que pode valer a pena.

Como aplicar o selador na parede?

Para aplicar o selador na parede, tudo que você precisa fazer é medir o tamanho do ambiente que você deseja pintar e solicitar a quantidade necessária na loja de tintas. Lembre-se que se você não tem ideia de quanto selador comprar, uma ajuda do vendedor da loja é sempre bem-vinda. Depois, basta seguir o passo a passo.

  • Agora que você já possui o selador em mãos, é hora de iniciar o trabalho em si. Para isso, com a ajuda de um rolo de pintura e de pincéis, comece a aplicar o produto da mesma forma que você aplicaria a tinta. Ou seja, pinte a parede com o selador.
  • Você notará que a parede ficará com uma aparência de molhada, o que é normal. No entanto, é bom ficar atento para entender onde você já pintou e o que falta pintar, pois ao secar, o selador pode ficar transparente, dependendo do modelo. Outros modelos, podem ficar brancos, semelhantes a uma tinta mesmo.
  • Depois de aplicar nas paredes necessárias, espere secar por completo. Isto pode levar até um dia, dependendo da marca e do tipo do produto. Por isso, leia sempre o rótulo da embalagem para entender como ela funciona.
  • Lembre-se sempre de usar protetores individuais para fazer este trabalho. Como é um produto altamente químico, o selador poderá exalar cheiros que podem causar alergias. Por isso, óculos de proteção, máscaras de respiração e luvas são essenciais. Afinal, todo cuidado é pouco.
  • Depois que o selador estiver completamente seco, você poderá iniciar a pintura padrão. Desta forma, a parede estará revestida quimicamente com um produto que ajuda a fixar a tinta na parede, além de não deixar que a absorção seja grande, o que economiza tinta e dinheiro.

 

 

Torne a pintura mais econômica e fácil

Como falamos, este produto é indicado para fazer um trabalho mais econômico e mais sólido. Por mais que possa dar mais trabalho, é algo que vale a pena experimentar, pois a pintura será muito mais fácil depois. Deixar a parede preparada com o selador é algo que pode ser um grande aliado durante toda a obra, pois os poros da parede estarão fechados, o que é de grande valia para um processo menos demorado e mais prático.

Procure a loja de tintas de sua confiança, fale com um vendedor e peça para ele indicar o melhor modelo para o seu caso.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.