Como Pintar a Parede Corretamente e de Modo Fácil

Aprender a como pintar parede corretamente é muito importante para garantir um bom resultado. Além disso, se você gosta de se envolver nos projetos de sua casa, a pintura poderá gerar uma economia a mais para você. Pois sabemos que a mão de obra para estes tipos de serviços são bem valorizadas, e com razão.

No entanto, conhecer o passo a passo certeiro para uma pintura perfeita é a chave para a renovação de qualquer cômodo de nossa casa. E é exatamente isso que vamos lhe ensinar neste artigo. Acompanhe a seguir, tudo o que você precisa saber para pintar corretamente uma parede em sua casa.

 

como pintar parede

 

Como pintar parede corretamente?

Muita gente imagina que pintar uma parede pode ser uma tarefa muito difícil que irá requerer grande esforço para atingir o resultado desejado. É claro que alguns conhecimentos são necessários, mas nada que a prática não possa lhe ajudar a adquirir. Com paciência e vontade de aprender, você certamente desfrutará de um resultado interessante para a sua casa. Veja a seguir quais são os passos cruciais de como pintar parede corretamente:

Materiais necessários

Para pintar de forma eficiente, você precisa primeiramente se atentar aos materiais. Lembre-se de sempre adquirir produtos de qualidade, pois o “barato pode sair caro” nesses casos. Vamos à lista:

  • Rolo
  • Pincel
  • Lixas
  • Fita crepe
  • Jornal
  • Massa corrida
  • Tinta de qualidade

Proteção

Agora que você já separou todos os materiais importantes para uma boa pintura, você deverá primeiramente proteger o ambiente de possíveis acidentes. Para isso, afaste todos os móveis, proteja o chão com jornal suficiente para não passar as gotinhas de tinta que eventualmente podem cair e cole fita crepe em todas as beiradas da parede, para a tinta não “invadir” a parede do lado.

Lixar a parede

Se a sua parede está mais “lisa”, você poderá usar lixar 220 ou 240. No caso de paredes mais grosseiras, opte por lixas mais consistentes como as de número 80 ou 100. Lixe a parede, de maneira uniforme, até sentir no toque que o reboco está liso o suficiente para receber o selador.

Correção de imperfeições

Agora que a sua parede já está lisa o suficiente, é chegado o momento de corrigir as possíveis imperfeições que possam existir. Como, por exemplo, o furo de um parafuso que um dia esteve por ali pendurando um quadro.

Para isso, utilize massa corrida. Vá preenchendo todas as irregularidades da parede. Aguarde a massa secar e, se necessário, lixe a região com a aplicação novamente, garantindo o melhor nivelamento possível para a sua parede.

Aplicar selador

Utilize um rolo de lã, de mais ou menos 20cm, para aplicar o selador na parede. Lembre-se de misturar bem o produto, ao abrir a lata, deixando o seu aspecto mais uniforme.

O movimento da aplicação precisa ser de sobe e desce, com uma consistência regular, a fim de garantir uma aplicação igual em toda a parede. Aguarde o tempo necessário para o produto secar (vide embalagem) e reaplique o selador. Aguarde a secagem novamente, para dar continuidade a sua pintura.

 

 

Aplicar a tinta

Agora que você já preparou bem a sua parede, é hora de aplicar a tinta propriamente dita. Este tende a ser o passo mais divertido para quem gosta de fazer e se engajar nas próprias reformas em sua casa.

Faça uma aplicação uniforme, com movimentos de vai e vem até cobrir toda a parede de tinta. Cuidado para não deixar uma parte com mais tinta e outra com menos: certifique-se de manter a uniformidade do início ao fim, para manter assim a beleza da sua pintura.

Nos cantinhos você precisará utilizar o auxílio do pincel, pois este serviço torna-se impossível com o rolo de lã. Aguarde o tempo descrito na embalagem do produto para a secagem da primeira demão.

Passado o tempo sugerido, reaplique a tinta, do mesmo modo: vai e vem, mantendo a regularidade na quantidade de tinta em toda a parede. E pronto! Você terá renovado o ambiente da sua casa sem muitos esforços, dando um novo ar para a sua decoração.

Add Comment