Cabos, fios, tubos, tomadas, adaptadores, lâmpadas e disjuntores. Estes são apenas alguns dos itens que não podem faltar na lista de material para parte elétrica, relação de produtos essenciais para quem vai reformar ou construir.
A instalação do sistema elétrico da residência é uma das partes mais importantes da obra, apesar de ser uma das últimas etapas da construção (antes dela temos a fundação, alvenaria, estrutura, cobertura, hidráulica, reboco e fechamento).
Para que esta etapa seja realizada com perfeição, você precisa planejá-la com antecedência, elaborando a lista de itens que não podem faltar na parte elétrica da obra. Se você está em dúvida sobre isso, não deixe de conferir as dicas a seguir!
Lista de materiais elétricos
A lista de materiais elétricos para construção traz a relação dos principais itens que você precisa ter em mãos quando começar essa etapa do serviço, ajudando a evitar atrasos e a entregar a obra dentro do prazo combinado.
Além disso, a lista também pode propiciar uma boa economia, pois ao comprar uma grande quantidade de itens de uma só vez você tem a chance de pedir um desconto maior, sem contar que dá para enviá-la a várias lojas e solicitar diversos orçamentos.
Para ajudar nessa tarefa, elaboramos uma lista básica de materiais elétricos para obra:
- Abraçadeira de chaveta 1″
- Abraçadeira de chaveta 3/4″
- Abraçadeira de nylon
- Arame Galvanizado
- Arruela 1″
- Arruela 3/4
- Arruela de latão
- Barramento de Cobre 18/24 Disj.
- Barramento de Cobre p/ Neutro
- Base Relé fotoelétrico
- Bloco bargoa
- Bocal E-27 c/ rabicho
- Bucha de Alumínio 3/4″
- Bucha de Alumínio 1″
- Bucha nylon 8mm
- Cabeçote Alumínio 1″
- Cabeçote de Alumínio 1 1/2″
- Cabo 0,6/1Kv EPR 10,00
- Cabo Coaxial
- Cabo de Cobre Nu 16mm2
- Cabo de rede 4p
- Cabo Flexível 1,5mm2
- Cabo Flexível 10mm2
- Cabo Flexível 2,5mm2
- Cabo Flexível 4mm2
- Cabo Flexível 6mm2
- Cabo Flexível silicone 1,5mm2
- Caixa de Concreto Dupla Padrão Celesc
- Caixa de Concreto Simples TELESC
- Caixa de Inspeção Quadrada 30x30x40
- Caixa de Inspeção Quadrada Concreto 30x30x40
- Caixa de Luz 2×4
- Caixa de Medição Trifásica Alumínio
- Caixa de passagem Sobrepor PVC 20×20
- Caixa embutir passagem 40x40cm
- Canaflex 1.1/4″
- Canaflex 2″
- Cantoneira p/ Trilho
- Chuveiro elétrico
- Cinta de Alumínio c/ Presilha
- Conector Box Reto 2″
- Conector Box Reto 3/4″
- Conector p/ Haste Reforçado
- Conector porcelana tripolar
- Conector RJ11 linha modular
- Conector RJ45 linha modular
- Curva Galvanizada 90º 1 1/2″
- Curva Galvanizada 90º 1″
- Disjuntor monofásico 10A
- Disjuntor monofásico 16A
- Disjuntor monofásico 20A
- Disjuntor monofásico 25A
- Disjuntor monofásico 32A
- Disjuntor monofásico 40A
- Disjuntor Trifásico 40A
- Disjuntor Trifásico 50A
- Eletroduto 3/4″
- Fio CCI 2p
- Fio Paralelo
- Fio Rígido 10mm
- Fita de Advertência / Duto
- Fita Isolante
- Fita Isolante 20m
- Haste de Terra 5/8″ x 2,40m
- Haste de Terra cobreada alta camada
- Interruptor 1T Intermediário linha modular
- Interruptor 1TP linha modular
- Interruptor 1TS linha modular
- Interruptor 1TS Sobrepor
- Isolador Epóxi
- Lâmpadas Fluorescentes ou de LED
- Luva Galvanizada 1 1/2″
- Luva Galvanizada 1″ NBR 5598
- Mangueira Corrugada 3/4″
- Mangueira Corrugada 3/4″ reforçada
- Módulo Cego linha modular
- Módulo Cego saída fio linha modular
- Parafuso atarrachante
- Placa 2×4 cega linha modular
- Placa 2×4 linha modular
- Placa 4×4 cega linha modular
- Placa 4×4 cega metálica
- Plugue Fêmea
- Plugue macho
- Porta Lâmpada
- Prego de aço
- Relé fotoelétrico
- RJ11 linha modular
- RJ45 linha modular
- Roldana plástica
- Sensor de Presença
- Suporte 2×4 linha modular
- Tampa de Ferro c/ Arco TELESC 65 x 45
- Tampa de Ferro c/ Arco Energia 73×49 Padrão Novo 12500gk
- Terminal Anel 3mm
- Terminal Compressão 10,00mm
- Terminal Pino Compressão Curto 10,00mm
- Terminal Pino Compressão Longo 10,00mm
- Tomada 2P+T 20A linha modular
- Tomada 2P+T linha modular
- Tomada Antena linha modular
- Tubo Galvanizado 1 1/2″
- Tubo Galvanizado 1″ NBR 5598
- Vaselina solida
Outros itens que podem ser necessários
Na lista de materiais para instalação elétrica, telefonia, rede e TV a cabo, estão os principais itens necessários para realizar essa etapa da obra. Porém, pode ser que haja outras demandas, dependendo do tipo de projeto.
Para verificar essa informação, você deve se reunir com os responsáveis pela obra e elaborar a lista definitiva juntamente com eles, para que não falte nenhuma peça.
Quantidade de peças
Outro detalhe importante a respeito da lista de material para parte elétrica é a quantidade de peças. Como você reparou, não colocamos essa informação na relação acima, uma vez que a quantidade varia de acordo com o projeto.
A quantidade exata de cada item deve ser informada pelos profissionais que vão fazer a obra, ou seja, confira esse detalhe com eles antes de fechar a lista.
Passo a passo para fazer a parte elétrica na sua obra
Agora que já temos todos os materiais necessários para fazer uma boa instalação elétrica na obra, é hora de colocar a mão na massa (ou nos fios) e começar a fazer a instalação de tudo.
Esta é uma das etapas finais da obra, mas não necessariamente corresponde aos acabamentos. Afinal, a instalação elétrica ainda faz parte do processo de construção, visto que é um passo elementar do cronograma da obra.
O mais indicado é sempre buscar um profissional eletricista para realizar a instalação completa. Caso contrário, você poderá cometer erros que podem causar acidentes e muito retrabalho, ok?
No entanto, de maneira geral, os passos para fazer instalação elétrica são esses aqui:
- Tenha a planta da casa em mãos
- Onde vão estar as luzes?
- Saiba quais serão as potências das tomadas
- Instale os dutos conforme projeto elétrico
- Passe os fios e faça as ligações
Vamos nos aprofundar em cada etapa a partir de agora. Então, pegue papel e caneta para anotar as dicas e, assim, colocá-las em prática. Acompanhe!
Tenha a planta da casa em mãos
Tudo começa pela planta da casa. Sem ela, você não conseguirá fazer uma boa projeção da quantidade de fios e da quantidade de materiais que a obra precisará.
Portanto, tenha a planta da casa em mãos e faça uma inspeção completa de todas as paredes, cômodos e locais que vão receber algum circuito elétrico. Após isso, você vai determinar quantos metros de fio, dutos e demais materiais comprar.
Além de entender melhor a questão métrica do processo, você poderá ter uma boa noção de onde cada fiação vai passar. O que faz o processo ficar muito mais sólido e dinâmico.
Onde vão estar as luzes?
Isto parece básico, mas acredite: se não for pensado e planejado, não vai ser feito! Portanto, você precisa definir com bastante calma e paciência onde cada tomada vai ficar, quantas vão ter e com quais potências elas serão instaladas.
Para fazer este processo corretamente, é importante anotar tudo e, se possível, fazer uma planta baixa de todas as tomadas da casa. Isto vai ajudar a guiar a sua compra na loja de materiais de construção mais próxima, uma vez que você precisará de um guia na hora.
Saiba quais serão as potências das tomadas
Cada tomada poderá ter uma potência específica para cada necessidade. Inclusive, isto vai refletir diretamente na compra dos fios e das tomadas em si.
Por exemplo, tomadas que receberão ar condicionado ou outros equipamentos mais potentes, precisam suportar uma energia também mais potente. Fios muito finos ou estruturas muito frágeis de condução de energia podem queimar facilmente.
Instale os dutos conforme projeto elétrico
Esta é uma etapa que também vai estar descrita na planta baixa do projeto. Você deverá comprar a quantidade de dutos que faz sentido para o seu projeto, conforme a metragem do passo um.
Algumas casas nem precisarão de dutos, pois a instalação elétrica poderá ser feita toda com as famosas mangueiras de plástico que, querendo ou não, são dutos. Elas serão instaladas ainda na fase inicial da obra, quando a parede ainda não foi rebocada.
Passe os fios e faça as ligações
E por fim, chegou a hora de passar os fios da instalação elétrica. Aqui, você já sabe exatamente as quantidades de material que precisa comprar, e a passagem dos fios é um dos passos mais simples de todo o processo, desde que os dutos estejam certinhos e limpos.
Depois que os fios estiverem todos prontos, basta fazer as ligações conforme cada tomada ou iluminação e a sua instalação elétrica está prontinha para ser usada.
Nunca deixe de consultar um especialista para realizar esta tarefa com atenção e dedicação. Não podem haver erros e tudo precisa ser pensado de maneira muito inteligente, ok?
5 Comentários
[…] a mostra, porém, sem perder a segurança. O proprietário do imóvel pode optar por colocar cerca elétrica acima desse muro para se sentir ainda mais […]
[…] que deseja para a construção (Telhado, Material elétrico, […]
Olá boa tarde.
tem alguma planilha com esta lista?”
Bom dia preciso orçamento Medidor bifásico digital 7 unidades/ cabo 4 Mm 3 rolos / cabo 2,5 Mm 5 rolos / cabo 1,5mm 1 rolo / disjuntor mono 10A são 14 unid / disjuntor bifásico 20A 7 unid / disjuntor bifásico 63A 1 unidade/ IDR 63A bifásico 1 unidade / eletroduto pvc 1 polegada barra 6 m 5 unidades / seotub 1 polegada com capa 10 m /unidute reto 1 polegada 25 unidades / abraçadeira cunha 1 polegada 30 unidades / caixa de sobrepor para 24 posições modelo weg