Madeira metálica: O que é? Quais os benefícios?

Você já ouviu falar em madeira metálica? Sabe do que se trata este tipo de material? Ou ainda, conhece os benefícios que o mesmo é capaz de proporcionar para a sua obra? Não? Então não deixe de acompanhar o guia de hoje!

Pois apesar de estarmos tratando de um material que ainda necessita de muitos estudos, o mesmo já tem apresentado grandes possibilidades para a construção civil. E é exatamente isso que lhe explicaremos no decorrer deste artigo. Continue lendo.

madeira metálica
Foto: University of Illinois Urbana-Champaign

O que é madeira metálica?

Antes de qualquer coisa, precisamos compreender qual a real necessidade de unir o metal com a madeira, visto que:

  • O aço, por si só, costuma ser muito resistente. Não é à toa que o mesmo é utilizado em diversos tipos de construções, para os mais diversos fins. Entretanto, a sua estrutura, por mais flexível e forte que possa ser, até certo ponto, não é perfeita. De um modo que as forças que são aplicadas no aço promovam uma falha muito abaixo do limite de força teórica deste material. Com isso, é necessário se pensar em uma solução para este caso.
  • Leia também: 10 dicas para acabar com a corrosão
  • Em contrapartida, a madeira possui uma relação de estrutura-força muito mais eficiente neste sentido. Visto que, a celulose pura é uma polpa mole, porém, quando é formada na estrutura complexa da madeira, torna-se tão forte que o aço e a madeira possui até uma resistência bastante comparável.

Entendendo estes dois pontos, devemos ainda ter claro em mente que o que difere a madeira do aço é a sua densidade, visto que o segundo é muito mais denso que o primeiro. Além de que a madeira possui porosidade.

Com isso, muitos pesquisadores estão buscando alternativas que trabalhem a mesma porosidade na estrutura de um aço. E assim, consequentemente temos a chamada “madeira metálica”, super resistente e flexível ao mesmo tempo.

Visto que ela promoverá o efeito de movimentar-se como a madeira, mas sem perder a força do aço. Tudo isso garantindo maleabilidade, leveza e resistência para as nossas obras.

Quais são os benefícios?

Agora que você já sabe o que é a madeira metálica, é hora de conhecer os benefícios que a mesma proporcionará para a sua obra. Veja a seguir e fique por dentro:

Você pode se interessar por: Madeira Cimentícia – O Que é e Como Usar

1- Força do titânio

Todo mundo sabe que materiais compostos por titânio costumam ser muito resistentes e de altíssima qualidade. A força deste material é muito utilizada para diversos fins na construção civil. Entretanto, trata-se de um componente um tanto pesado e rígido, o que pode ser visto como algo não tão bom para as obras.

Por isso, atentar-se ao uso da madeira que possua exatamente esta força, pode ser bem interessante.

2- 5 vezes mais leve

Como mencionamos acima, o titânio costuma ser uma opção forte muito requisitada, mas o seu peso pode contrapor o seu benefício de resistência. Contudo, a madeira feita com níquel proporcionará resultados ainda mais interessantes.

Isso porque ela é 5 vezes mais leve que os metais que conhecemos. Não é a toa que em seus experimentos ela simplesmente flutua na água. Além disso, vale salientarmos que 70% da sua estrutura é “vazia”. Isto é, possui porosidade com espaços vazios, que dão margem para a flexibilidade, leveza e força ao mesmo tempo.

3- Resistência e maleabilidade

Seguindo o raciocínio anterior, você estará diante de um material com altíssima resistência e maleabilidade ao mesmo tempo. Logo, permitirá que diversos impactos sejam sofridos sem causar danos ao material. Que estará sempre pronto para receber fortes cargas.

E quais são as desvantagens?

Atualmente ainda não possuímos experimentos suficientes para que possamos concluir alguma desvantagem no uso deste tipo de madeira. A mesma ainda vem sendo estudada e, por conta disso, devemos apenas nos atentar para as novidades que poderão surgir.

madeira metálica

Estudos ainda estão sendo feitos

Vale lembrarmos que apesar de haver muitos benefícios associados a madeira metálica, a mesma ainda está sendo estudada. Isso porque, inicialmente, o seu processo de fabricação tem se mostrado um pouco caro, o que dificultaria a precificação para o mercado.

Dessa maneira, o próximo passo, nestes estudos, é justamente estipular novas formas de fazer a madeira de fato, em uma escala industrial e que seja a mais econômica possível.

Mas não podemos desanimar! Os estudos são constantes e, certamente, em breve você já poderá se deparar com a madeira de metal sendo utilizada nas obras mais modernas. O futuro verdadeiramente está chegando para os nossos canteiros de obras!

 

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.