Marmorato: Conheça Todos os Detalhes Desta Textura

Você sabe o que é marmorato? Ou então, tem pensado em utilizar este tipo de textura em sua casa? Então você precisa conhecer de perto as opções mais lindas que separamos para você!

Afinal, as paredes são as limitações do ambiente e, além disso, é um importante fator para a decoração da nossa casa. Pensar em uma pintura ou textura diferenciada é muito interessante para quem quer reformar e dar uma repaginada em qualquer cômodo.

No entanto, preparamos o nosso artigo para você conhecer um pouco mais sobre o marmorato e escolher o melhor estilo para decorar a sua casa.

O que é marmorato?

Mas afinal, o que é marmorato? Marmorato nada mais é do que um tipo de textura, de diversas cores, que tem a finalidade de “imitar” o mármore propriamente dito. Ou seja, é como se o acabamento proporcionasse a sensação de que você aplicou placas de mármore na parede da sua casa.

A pintura marmorizada não proporciona a resistência e o revestimento do mármore de fato. Mas sim, desencadeia um efeito visual e estético que proporciona um acabamento semelhante ao da pedra natural, mas com o benefício de ser muito mais econômico.

 

marmorato

(Foto: Pinterest)

 

Benefícios do marmorato

Além de ser uma ótima opção para transformar qualquer ambiente, o marmorato pode ainda trazer diversos benefícios, que são:

  • Economia: Como mencionamos anteriormente, a aplicação da textura de marmorato é muito mais econômica que a utilização do mármore propriamente dito. Afinal, a pedra pode ser muito cara, além de o processo de instalação requerer também mão de obra especializada. Logo, no caso do marmorato, a economia se dá pelo material em si, como também pela possibilidade de você mesmo fazer a aplicação em sua casa.
  • Conforto estético: É claro que o conforto visual e estético também conta, não é? Pois quando temos um item decorativo novo em nossa casa, isso faz com que o ambiente fique mais leve e renovado. E é essa renovação que faz com que possamos se sentir bem consigo mesmo.
  • Durabilidade: A durabilidade também é outro fator muito importante! Afinal, quando nos engajamos em uma reforma em nossa casa, é claro que contamos com uma maior durabilidade de todos os materiais. Logo, temos uma ótima notícia: a duração é longa e satisfatória.
  • Praticidade: Por fim, é sempre imprescindível considerarmos também a praticidade de qualquer opção decorativa. O efeito liso que o marmorato proporciona mantém a parede limpa e “nova” por muito mais tempo. Com apenas um pano macio você consegue manter a higienização em dia.
  • Aplicação rápida: A aplicação é prática e rápida, acelerando qualquer reforma. E, melhor do que isso, ela é simples, e pode ser feita por você mesmo, com um prático passo a passo.

Estilos de marmorato

Os estilos de marmorato são inúmeros, cada qual com o seu efeito final particular. Tudo dependerá, como sempre, do seu gosto pessoal e de todos os outros itens decorativos de sua casa. No entanto, separamos alguns modelos para que você possa conhecer as melhores possibilidades dessa textura.

Abaixo separamos inspirações e dicas para cada uma das opções de estilos de marmorato:

Bege

O bege é perfeito para ambientes que procuram transparecer tranquilidade e um ar mais, digamos, limpo. Podendo, desse modo, ser utilizado na cozinha e no banheiro, por exemplo.

 

marmorato

(Foto: Pinterest)

marmorato

(Foto: Pinterest)

 

Branco

O branco funciona do mesmo modo que o bege, a fim de garantir tranquilidade visual e efeito de limpeza e pureza ao ambiente.

 

marmorato

(Foto: Pinterest)

marmorato

(Foto: Pinterest)

 

Marrom

Já o marrom remete a um ambiente mais rústico e diferenciado, sendo uma opção excelente para ambientes externos e salas.

 

marmorato

(Foto: Pinterest)

marmorato

(Foto: Pinterest)

 

Preto

O preto pode ser utilizado em qualquer ambiente, afinal, o seu efeito é bonito e deixa qualquer decoração muito mais elegante e sofisticada. Mas lembre-se de destacar os móveis com cores mais claras, ok?

 

marmorato

(Foto: Pinterest)

marmorato

(Foto: Pinterest)

 

Colorido

Por fim, você pode ainda optar por um acabamento mais alegre e colorido. Esta opção pode ser utilizada em qualquer cômodo da sua casa. Valendo em banheiro, cozinha, sala, escritório, quarto, enfim! Tudo dependerá da sua criatividade.

 

marmorato

(Foto: Pinterest)

marmorato

(Foto: Pinterest)

 

Como aplicar o marmorato – passo a passo

Agora que você pode conhecer tudo sobre esta textura tão elegante, é hora de aprender a aplicá-la para usufruir hoje mesmo de uma nova cara em seu lar! Para isso, siga o nosso passo a passo simples e prático:

Materiais necessários:

  • Tinta textura do tipo marmorato, na cor que desejar;
  • Uma espátula que seja de aço;
  • Desempenadeira com as pontas mais arredondadas;
  • Cera incolor (pode ser de mármore ou madeira);
  • Lixa grossa;
  • Pano úmido;
  • Fita crepe;
  • Um pano macio de algodão.

Como aplicar:

  1. Primeiramente você precisa lixar bem a parede, a fim de garantir que não haverá ondulações e imperfeições na superfície.
  2. Faça uma delimitação precisa do ambiente que você irá aplicar a tinta, utilizando a fita crepe. Assim você garante que não irá marcar uma parede que não estava nos planos.
  3. Limpe a parede, com a ajuda de um pano úmido, tirando toda a poeira que a lixa proporcionou.
  4. Passe uma camada uniforme da tinta marmorato escolhida, com o auxílio da espátula, e aguarde 8 horas para a secagem.
  5. Feito isso, aplique a segunda demão da tinta.
  6. Espere secar bem e lixe novamente, com cuidado, para dar um efeito liso e uniforme a textura.
  7. Retire a poeira que a lixa gerou.
  8. Utilize a desempenadeira para aplicar a terceira camada, proporcionando as manchinhas do mármore.
  9. Deixe secar bem e aplique a cera escolhida.
  10. Assim que a tinta estiver bem firme e seca, comece a polir a sua parede com o pano seco e macio, garantindo ainda mais brilho e efeito de mármore a sua decoração.
  11. Pronto! Sua parede estará novinha e com uma aparência impecável de mármore.

Add Comment