Móveis sob medida valem a pena? O que levar em consideração na hora de escolher?

Será que hoje em dia ainda vale a pena fazer móveis sob medida? Esta é uma das dúvidas mais recorrentes de pessoas que buscam realizar o sonho da casa própria ou mesmo o sonho de uma reforma na casa de maneira geral. Só que muitas vezes, uma série de incertezas acabam surgindo do ponto de vista financeiro e prático:

  • Será que vale a pena investir tanto só nos móveis?
  • Será que vai ficar pronto rápido?
  • Será que vai ficar realmente bonito?
  • E se der problema depois, quem vai consertar?

Tudo isso é bem normal e faz parte do processo de tomada de decisão. E para te ajudar a entender tudo sobre o tema, escrevemos este artigo. Então, continue a sua leitura por aqui e saiba tudo sobre móveis planejados e sob medida.

Móveis sob medida valem a pena? O que levar em consideração na hora de escolher?

móveis sob medida

Sim, valem a pena. Esta é a resposta mais rápida e padrão, por assim dizer, para entender se ainda vale a pena fazer móveis sob medida para sua casa.

Afinal, estes tipos de móveis são realmente muito bons, bonitos mas não são tão baratos no curto prazo. Muitas vezes, criar um projeto de móveis planejados pode facilmente ultrapassar o orçamento da reforma em si, ficando até duas ou três vez maior – a depender do profissional que você contratar.

Só que esta visão de curtíssimo prazo pode ser bem ruim, principalmente se você planeja alugar ou vender o seu imóvel depois. Tudo que é visto com olhos de curto prazo quando o assunto é imobiliário, pode soar como caro. Quando na verdade, acaba não sendo.

Móveis planejados acabam agregando muito no valor da casa ou do apartamento, pois eles são feitos, também, para isso. Afinal, eles ajudam a ocupar melhor os espaços e muitas vezes já mobíliam a casa inteira. O que é excelente para fazer bons negócios.

Já do ponto de vista de elegância e estética, eles vão ter um peso ainda maior, pois são muito bonitos e ficam, na maioria das vezes, do jeitinho que você sempre sonhou. Então, sim, vale a pena investir em móveis sob medida. Mas somente se você seguir alguns critérios, que vamos ver a seguir:

  • Móveis pensados para quando há crianças em casa;
  • Você pretende alugar o imóvel ou morar nele?;
  • Qual é o seu orçamento disponível neste momento para tirar o projeto do papel?;
  • Todos os cômodos precisam ter móveis planejados?;
  • Móveis planejados demoram a ficar prontos – Então tenha um plano;
  • Busque um profissional qualificado e que tenha boas parcerias de marcenarias;
  • Não hesite em dizer que você não gostou de algo;

Falaremos especificamente de cada um destes pontos a partir de agora. Então, continue a sua leitura e saiba como pagar barato em móveis planejados, sempre visando o longo prazo. Acompanhe.

Móveis pensados para quando há crianças em casa

Um dos pontos mais importantes para quem está pensando em fazer móveis planejados é pensar em como será constituída a família daquela casa. Ou seja, quem são as pessoas que vão morar por lá? Isto é muito importante, pois os móveis planejados são muito mais do que simplesmente móveis. Eles são, também, altamente úteis na casa.

Portanto, nunca hesite em partir do ponto de vista prático dos móveis que você vai instalar, nunca do ponto de vista estético. Por mais que a estética seja importante para o conforto visual e para a decoração, a praticidade dos móveis para quem frequenta a casa é o que vai ser o diferencial. Lembre-se sempre disso, ok?

Você pretende alugar o imóvel ou morar nele?

móveis sob medida

Esta é outra pergunta que precisa ser respondida de maneira bem racional. Afinal, móveis planejados muitas vezes são utilizados pelos moradores proprietários, pois são mais caros. Já para um apartamento de aluguel, eles não são tão bons assim, pois precisam encarecer bastante o valor mensal.

Mas isto não significa que eles não sejam viáveis. Pelo contrário: você pode cobrar mais por ter móveis planejados no apartamento ou na casa. A questão, é: será que alguém vai pagar a mais só para ter os móveis planejados instalados? Pode ser que sim, pode ser que não.

Você terá que analisar o mercado e o público do seu imóvel, como forma de avaliar se vale ou não o investimento em marceneiros. Inclusive, leia o nosso artigo sobre kitinetes para alugar e tenha algumas ideias de mercado.

Qual é o seu orçamento disponível neste momento para tirar o projeto do papel?

Antes de contratar os móveis planejados do seu apartamento ou da sua casa, você precisa saber exatamente qual é o seu orçamento para a obra. Esta é uma informação que você precisa ter antes mesmo de começar qualquer coisa, pois de nada adianta economizar bastante na obra em si para investir em móveis, e depois não ter uma estrutura de qualidade, não é mesmo?

O interessante dos móveis planejados é que eles podem ser feitos de maneira bem planejada de fato, pois você não precisa comprar tudo de uma vez – pode ir montando aos poucos. O que é muito bom para economizar e realizar o seu sonho.

Todos os cômodos precisam ter móveis planejados?

móveis sob medida

Não. Quem sabe, você pode fazer os móveis planejados apenas em áreas comuns ou áreas que são mais utilizadas, como a sala ou a cozinha. Esta é uma estratégia para quem busca começar aos poucos, de modo a comprar móveis mais simples para outros cômodos e, depois, implementar estes cômodos com móveis planejados.

Móveis planejados demoram a ficar prontos – Então tenha um plano

Nunca comece algo sem ter um planejamento. Esta dica é fundamental para quem vai fazer móveis planejados. Afinal, eles demoram a ficar prontos e você não vai querer morar em uma casa que só vai receber móveis daqui a vinte, trinta ou cinquenta dias, não é mesmo?

Por isso, se você vai fazer móveis planejados, não hesite em contratar isso com antecedência – mesmo que o seu apartamento ou casa ainda estejam longe de ficarem prontos.

Não hesite em dizer que você não gostou de algo

Móveis sob medida são, também, gosto pessoal. Por mais que haja um plano de viabilidade e de melhor aproveitamento dos espaços, você não pode abrir mão de contratar um profissional que deixe tudo do jeitinho que você sempre quis. Então, se você não gostar de alguma coisa, não hesite em dizer, ok?

Aproveite seus móveis novos!

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.