Enfeites para Jardim: Dicas, Ideias, Modelos

Escolher os enfeites para jardim pode ser uma verdadeira terapia. Afinal, nada mais relaxante do que cuidar da beleza da nossa casa, não é mesmo? E cuidar do jardim é exatamente isso: proporcionar um conforto para nós desde a entrada do nosso lar.

Pois apesar de estarmos vivendo em uma sociedade cujo crescimento leva as pessoas a cada vez mais serem adeptas a apartamentos, os amantes de casas não deixam de lado um bom jardim para aproveitar o fim de tarde e relaxar, com um toque de natureza e ar puro.

Entretanto, pensando nisso, montamos este guia completo para você escolher os melhores enfeites para o seu jardim e assim deixar a entrada da sua casa ainda mais atraente, organizada e bonita. Acompanhe todas as informações a seguir:

 

(Foto: Pinterest)

 

Opções de enfeites para jardim

As opções de enfeites para jardim são inúmeras, portanto, você precisará pesquisar afundo cada uma delas para, desse modo, conquistar o efeito desejado. Pois com tantas possibilidades, podemos montar uma infinidade de acabamentos para a nossa decoração. Conheça a seguir as opções mais utilizadas e inspire-se.

Sapinhos

Os sapinhos são um complemento que deixam a decoração do seu jardim ainda mais interessante e bonita. Proporcionando um efeito mais “meigo”, digamos assim, onde o seu jardim se torna um lugar ainda mais aconchegante e bonito.

Duendes

Assim como os sapinhos, os duendes também trazem este efeito um pouco mais “mágico” para o seu jardim. Como se a sua decoração fosse baseada em um conto de fadas. Deixando assim, a entrada da sua casa um ambiente mais leve, divertido e descontraído.

Pedras

As pedras podem ser tanto utilizadas no chão, para demarcar caminhos, como na montagem de belos canteiros. Elas costumam complementar qualquer decoração, deixando o seu jardim mais organizado e visualmente limpo. Além, claro, de trazer o conforto em dias de chuva, por exemplo, já que você não precisará caminhar sobre a lama que surge no gramado da sua casa.

Pneus

Os pneus são uma alternativa ecologicamente correta para a decoração do seu jardim. Sejam coloridos ou não, o efeito de fazer canteiros dentro dos pneus torna a decoração mais rústica, trazendo resultados positivos e interessantes para o seu jardim. Além de, obviamente, você economizar alguns trocados já que poderá utilizar pneus velhos que tem em casa.

Vasos

Os vasos são peças chaves para a decoração de qualquer jardim. Seja pequeno ou grande, um bom vaso sempre deverá fazer parte do complemento da decoração. Além disso, com tantos modelos que temos no mercado, você poderá montar uma decoração mais conto de fadas, rústica, séria, enfim, dependendo dos seus objetivos! Assim você pode colocar vasos coloridos junto com os duendes, ou vasos mais retos e com cores discretas para uma decoração mais rústica.

Estátuas

Por fim, as estátuas são ótimos enfeites para jardim. Elas deixam qualquer decoração mais completa e interessante, e podem também ter um toque mais conto de fadas ou algo mais rústico e sério. Utilizar estátuas que seguram vasos, com belas flores dentro, pode ser uma alternativa na sua decoração.

Dicas para escolher enfeites para jardim

Agora que você já conheceu as principais possibilidades de enfeites para jardim, é hora de aprender a escolher as melhores opções de acordo com a sua decoração. Siga as nossas dicas abaixo e usufrua de um jardim ainda mais bonito e completo. Acompanhe:

Considere o tamanho do seu jardim

Primeiramente você precisa pensar no tamanho do seu jardim. Ou seja, se ele for muito grande, não erre investindo em muitas peças pequenas espalhadas. Pois ao invés de enfeitar, o seu jardim apenas parecerá bagunçado.

Do mesmo modo ocorre com os jardins pequenos: não exagere nas peças grandes! Pois elas poderão sobrecarregar a sua decoração e proporcionar um efeito rebote na estética. Portanto, a peça chave é o equilíbrio: pare e pense na harmonia que determinados objetos serão capazes de proporcionar ao seu jardim, ou não.

 

(Foto: Pinterest)

 

Mais verde ou mais pedra?

O que você prefere para o jardim da sua casa? Algo mais verde, ou uma decoração com mais pedra? Ao estipular este ponto você estará mais apto para comprar os enfeites ideais para a sua decoração. Pois desse modo você poderá ter em mente a quantidade de cada item que quer acrescentar em seu jardim, e qual o real objetivo.

Equilíbrio é tudo

Como mencionamos anteriormente, a harmonia é essencial para proporcionar um acabamento interessante na decoração do seu jardim. Portanto, sem exageros! Caso contrário, o seu jardim pode parecer sobrecarregado, e o efeito será apenas um: desorganização total.

Facilidades

Por fim, um ponto muito importante que precisa sempre ser considerado, em qualquer mudança em nossa casa: as facilidades. A decoração que você tem planejado para o seu jardim tem considerado as facilidades de manutenção? Por exemplo, se você tem um grande gramado, e incorporar diversos enfeites para jardim espalhados aleatoriamente, até que ponto isso pode atrapalhar na hora de cortar a grama?

Afinal, você não quer montar uma decoração que te atrapalhe na manutenção semanal/mensal do seu jardim, não é mesmo? Portanto, tenha cuidado com esse ponto! Assim você poderá evitar incômodos futuros que possam atrapalhar a praticidade do seu cotidiano. Pense nisso!

E, além disso, você precisa pensar na higienização destes enfeites. Afinal, eles irão requerer um cuidado constante para manter a beleza em dia? Não há necessidade de ficar limpando e esfregando as peças frequentemente? Enfim! Pensar em toda a manutenção do seu jardim é crucial para lhe poupar bastante tempo no futuro.

Modelos de enfeite para jardim

Agora que você já sabe tudo sobre enfeites para jardim, é hora de pôr a mão na massa e transformar a entrada da sua casa com lindas e únicas opções. Para isso, separamos algumas inspirações interessantes para lhe auxiliar na hora de escolher aquela que mais se encaixa com o estilo da sua casa e com os seus objetivos. Veja a seguir e inspire-se:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Com tantas possibilidades, fica até difícil dizer qual a opção mais bonita, não é mesmo? Portanto, não se esqueça de pesquisar bem e de planejar com cuidado, para que o resultado seja o esperado por você. Além disso, não se esqueça de contar nos comentário quais foram as suas escolhas!

Add Comment