Tipos de Churrasqueiras e Como Escolher a Melhor Opção

Conhecer todos os tipos de churrasqueiras é o primeiro passo para escolher a opção que mais combinará com o seu lar, e que melhor caberá no seu orçamento. Afinal, vemos tantas opções no mercado que, de modo geral, torna-se quase que impossível escolher uma que realmente combine com o ambiente. Passamos a ter diversas dúvidas sobre o que pode ser interessante, bem como que opção realmente poderá ser um bom investimento.

E para te auxiliar em todos estes impasses, preparamos um guia completo. Nele você encontrará todas as informações que precisa para ter a melhor churrasqueira em sua casa, que realmente promova bons resultados para você. Para isso, basta você acompanhar o nosso artigo de hoje e ficar por dentro de tudo que precisa saber sobre este assunto:

 

Escolher o melhor tipo de churrasqueira é crucial para termos um bom resultado. E isso vale tanto para questões estéticas, quanto para as questões relacionadas com a praticidade do dia a dia.

 

Modelos de churrasqueiras

Abaixo destacamos os principais modelos e tipos de churrasqueiras para você conhecer. A partir disso, poderá pensar nas possibilidades que mais sejam coerentes com a sua realidade e com o seu gosto pessoal. Acompanhe a seguir:

Churrasqueira de alvenaria

Este é um dos tipos de churrasqueiras mais clássico que vemos no mercado. Fácil de fazer, este tipo promove um acabamento mais sério, liso e de fácil decoração. Isso porque, do lado de fora, você pode fazer a aplicação de pisos que mais combinem com a sua casa como um todo.

O custo deste tipo de churrasqueira não é muito alto. Porém, obviamente, tudo exige sempre um bom planejamento. E este planejamento vale, inclusive, para os detalhes da sua churrasqueira.

É preciso pensar na sua churrasqueira de modo eficiente. Para, dessa maneira, não fazer considerando medidas que talvez não tragam bons resultados. Pois a fundura, a altura da chaminé e o apoiador para a grelha são importantes fatores que precisam ser bem estruturados para terem-se resultados consistentes.

Churrasqueira pré-moldada

Em segundo lugar, temos também a possibilidade de investir em churrasqueiras pré-moldadas. Elas são uma ótima opção para quem quer agilidade e praticidade. Com elas, você não precisa investir grandes valores para a instalação, com mão de obra específica, por exemplo.

Inclusive, você mesmo pode montar a sua churrasqueira em casa, de modo rápido e prático. Basta escolher o ambiente em que pretende montar a sua churrasqueira, e medir exatamente o tamanho que você precisa. Depois, encomende a opção que mais fique interessante para a sua casa e instale-a de maneira simples.

Este tipo de churrasqueira é ótima para quem tem um dia a dia mais corrido, e não se importa muito com detalhes. Uma vez que o seu acabamento é sempre o mesmo, sendo uma opção democrática para quem não pensa muito no complemento decorativo. Embora, obviamente, você possa encontrar churrasqueiras de diferentes cores.

Churrasqueira de vidro

Para quem procura uma churrasqueira que promova um acabamento mais elegante, moderno e sofisticado, pode apostar na opção da churrasqueira de vidro. É claro que não é todo o material feito de vidro, mas sim, as laterais da sua churrasqueira é que terão este acabamento.

A espessa camada de vidro é forte o suficiente para suportar as altas temperaturas do equipamento, ao mesmo tempo em que traz um ar de delicadeza e fragilidade. Deixando o ambiente muito mais elegante e chique. Aposte nesta possibilidade, principalmente se a sua ideia é construir a sua churrasqueira na própria cozinha. Assim, torna-a um complemento ainda mais bonito e interessante, sem pesar no ambiente como um todo.

Churrasqueira portátil

Por fim, temos a clássica opção da churrasqueira portátil, capaz de trazer praticidade e rapidez para o nosso dia a dia. Existem diversas versões deste único modelo, o que poderia nos gerar um único guia para tal.

Afinal, você pode encontrar opções elétricas pequenas, de mesa, bem como as churrasqueiras comuns, por abafamento, que costumamos encontrar no mercado. Você poderá ter o benefício de sempre levar consigo, para viagens, por exemplo, a sua churrasqueira. Podendo sempre ter aquela confraternização com a família garantida.

 

As churrasqueiras portáteis são ótimas para quem busca a funcionalidade de ter o seu equipamento sempre junto, até mesmo em viagens.

 

Tipo de abastecimento

Mas, além dos tipos de churrasqueiras em si, devemos também pensar no tipo de abastecimento que ela necessita para promover um bom churrasco no fim de semana. Isso porque, com o avanço da tecnologia, encontramos diversas alternativas diferenciadas, cujas apresentam benefícios e, até mesmo, desvantagens. Para saber mais sobre o tipo de abastecimento que você escolherá, acompanhe a seguir os modelos disponíveis no mercado atual:

Churrasqueira de carvão

A churrasqueira de carvão é, sem dúvidas, a mais utilizada e mais tradicional do mercado. Não é a toa que quando vamos aos mercados, encontramos aquelas pilhas de sacos de carvão. Uma vez que esta pode ser uma maneira fácil e econômica de assar carne, da mesma maneira que pode até ser mais rápida.

Porém, é preciso pensar na prática para conseguir fazer um bom churrasco no fim de semana. Isso porque conseguir realmente pôr a mão na massa com esse tipo de churrasqueira pode ser mais demorado. E, até mesmo, um pouco complicado para quem não estiver acostumado com a logística.

Em contrapartida, não é nada que seja impossível de ser feito. Em pouco tempo, seguindo os passos corretamente, você pega o jeito para utilizar este tipo de churrasqueira, e ainda economiza um bocado.

Churrasqueira elétrica

A churrasqueira elétrica pode trazer mais facilidades quando comparamos com a que utiliza carvão. Porém, o processo pode ser um pouco mais demorado, e o resultado no sabor também é diferenciado.

Mas, para além disso, precisamos pensar na praticidade destas churrasqueiras. Elas costumam serem menores, compactas e de fácil transporte. O que pode trazer diversas facilidades e benefícios para o seu dia a dia.

Não obstante, precisamos pensar no investimento deste tipo de equipamento. Pois no caso da churrasqueira de carvão, por exemplo, você pode ter um investimento maior (quando for de alvenaria), do que comparado ao adquirir uma churrasqueira elétrica (dependendo da marca e modelo).

Porém, o investimento vai além da compra inicial, certo? É preciso pensar na sua conta de energia. Afinal, por mais econômica que possa ser a churrasqueira que você comprar, ela ainda precisará de muita energia para se manter funcionando bem. E, dessa forma, pode ser que a sua conta de energia sinta um impacto expressivo no fim do mês.

Churrasqueira a gás

Por fim, temos a clássica opção da churrasqueira a gás. Ela também traz a praticidade de não precisar preparar o fogo, bem como não trará problemas maiores com sujeira no ambiente, por exemplo, como no caso do carvão.

Mas, da mesma forma que acontece com a churrasqueira elétrica, você ainda terá o gasto com o gás. E, dependendo do consumo, este gasto pode ser expressivo, ou não tanto. Tudo dependerá da sua rotina, obviamente.

Além disso, este modelo pode ser um pouco mais caro que a opção elétrica. Porém, é claro que tudo sempre dependerá da sua organização e do seu planejamento para uma compra coerente.

E a decoração da churrasqueira?

Agora que você já conheceu os modelos e os tipos de abastecimento de cada churrasqueira, precisamos pensar também na decoração do ambiente. Afinal, por mais que seja uma peça para lazer, nós também precisamos pensar nela como um complemento para a nossa decoração.

Portanto, busque sempre aquela alternativa que apenas enalteça a beleza da sua casa. Cuidado para não exagerar na escolha e assim adquirir um produto que fuja muito do planejado até então. E isso vale tanto para o material que reveste a sua churrasqueira, quanto para a cor da mesma. Lembre-se: equilíbrio é tudo!

Sendo assim, nada de usufruir de uma churrasqueira de vidro, se o ambiente inteiro é rústico, por exemplo, ok? Caso contrário, poderá contrastar demais e ficar completamente sem critério a sua decoração.

 

 

Dicas para comprar o melhor dos tipos de churrasqueiras

Se ainda assim você estiver em dúvida sobre qual tipo de churrasqueira escolher, não deixe de seguir as nossas dicas para ter o melhor resultado possível:

  • Pense na mão de obra: É sempre importante que possamos pensar primeiramente na mão de obra necessária para construirmos ou montarmos a nossa churrasqueira. Assim, você garante que a escolha seja a mais assertiva com as suas possibilidades de pagar a mão de obra, neste momento.
  • Pense na portabilidade: Pense na portabilidade da sua churrasqueira. Você prefere uma fixa, para sempre se reunir com os seus familiares e amigos em sua casa? Ou é do tipo que adora levar a churrasqueira com você? Estipulando a melhor versão do produto, certamente você poderá descartar opções que não combinam com os seus objetivos.
  • Pense no preço: O preço também precisa fazer parte do nosso check-list de compra. Afinal, precisamos estipular um valor máximo para o nosso investimento. Assim, podemos mais uma vez descartar opções que não fazem parte do seu orçamento, ficando com aquelas que realmente podem ser uma solução para o seu problema no momento.
  • Pense na manutenção: A manutenção é um dos pontos mais importantes que precisam ser considerados antes da sua compra. Afinal, não dá para simplesmente adquirir um produto sem pensar no “trabalho” que ele pode lhe proporcionar, certo? Portanto, pense na limpeza, na organização e até mesmo na preparação. Você acha que o uso do carvão é desagradável? Opte pela elétrica. Mas, limpar a elétrica pode ser um pouco difícil? Vá com uma a gás. E assim por diante! Pois assim você estipula o quanto quer se dedicar aos cuidados da sua churrasqueira, e novamente descarta opções que não condizem com o seu objetivo.
  • Pense no espaço: Nem sempre temos um ambiente muito grande para criarmos o espaço de confraternização e lazer com os amigos. Dessa forma, colocar a churrasqueira na cozinha pode ser uma opção, por exemplo. Portanto, aposte em pequenas churrasqueiras, como a elétrica, de uma forma que você a encaixe no seu lar e deixe tudo organizado, mesmo sendo pequeno.
  • Pense nos gastos: Por fim, outro ponto importantíssimo. Além de pensar no investimento inicial, você também precisa pensar nos gastos em longo prazo. Assim, garante que não terá surpresas nas suas contas de gás e energia, por exemplo. Do mesmo modo, poderá perceber que o carvão talvez seja a melhor opção para o momento. Tudo sempre dependerá das suas próprias especificidades.

Escolha o modelo ideal e aproveite

Agora que você já sabe tudo sobre os modelos de churrasqueira, é hora de ir às compras e adquirir aquele produto que mais combina com os seus objetivos. Depois de tudo pronto e organizado, é só iniciar as confraternizações com seus familiares e amigos. Aposte nesta possibilidade e deixe a sua casa ainda mais completa!

Add Comment