Decoração Escandinava – O Que é, Como Aderir e Inspirações Incríveis

A decoração escandinava surge como uma opção para quem não deixa de lado o bom gosto e o conforto na hora de decorar o seu lar. Afinal, com tantas alternativas e estilos decorativos, muitas vezes acabamos nos esquecendo deste ponto essencial: o conforto e o bem estar que a sua casa precisa proporcionar.

Desse modo, criamos um guia completo sobre a decoração escandinava, a fim de lhe auxiliar neste processo tão importante quando construímos ou reformamos. Sendo assim, acompanhe a seguir todas as informações e desfrute de uma decoração incrível para o seu lar:

 

(Foto: Pinterest)

 

O que é a decoração escandinava?

Em linhas gerais, a decoração estilo escandinavo tem como característica marcante o bem estar e o aconchego. Ela visa trazer esta tranquilidade em “estar dentro de casa”, visto que sua origem é na própria Escandinávia. Lá, faz muito frio e, portanto, criar alternativas que tornem a casa aconchegante, bonita e muito confortável é essencial para viver bem e, da mesma forma, atender bem aos amigos e familiares.

Em suma, essa decoração visa estabelecer uma conexão de bem estar com qualquer pessoa que frequente o ambiente. Ela traz uma hospitalidade incrível, digna dos melhores anfitriões. Portanto, se você tem interesse por esse tipo de praticidade e objetivo na hora de decorar, vamos juntos aprender a elaborar a decoração perfeita para a sua casa:

Características da decoração escandinava

Abaixo listamos as principais características da decoração estilo escandinavo, a fim de lhe auxiliar no processo de transição para este estilo. Veja:

 

(Foto: Pinterest)

 

Cores

As cores são um importante fator na hora de decorar a sua casa com esse estilo. O branco, tranquilizante e calmante, predomina nas paredes lisas e suaves. Enquanto que, para um destaque dos móveis, tapetes e cortinas, podemos nos deparar com cores suaves, em tons pastéis, complementando toda a decoração.

Cadeiras azuis, tapetes cinzas, móveis amarelos bebê… Todas essas combinações proporcionam um único resultado: um ambiente leve, descontraído e pronto para aquele happy hour com os amigos.

Traços

Os traços da decoração estilo escandinava são mais retos e simples, evitando os exageros como ocorre em algumas decorações. Visando, dessa forma, a simplicidade, pois é notável que é exatamente na simplicidade que nos deparamos com as melhores coisas da vida, não é mesmo?

 

(Foto: Pinterest)

 

Quantidade

A quantidade também é muito importante! Estamos lidando com uma decoração minimalista, ou seja, ela leva em conta apenas o necessário. E o necessário é conforto, beleza e bem estar. Portanto, mesmo que nos deparemos com uma grande quantidade de almofadas, tapetes felpudos e estofados, isso não significa que você esteja “fugindo” da ideia decorativa.

O minimalismo pregado por este movimento visa exatamente isso: use aquilo que lhe faça sentir bem, aconchegante e acolhido em seu próprio lar. Logo, itens que servem apenas para a decoração, não são tão utilizados. É claro que eles aparecem também, mas em menor quantidade.

Objetivo

Por fim, deu para perceber que o real objetivo dessa decoração é apenas um: o seu bem estar. Afinal, nada melhor do que criar um ambiente propício para recarregar as energias, depois de um longo dia em nossas rotinas corridas, não é mesmo? E, portanto, nada melhor do que fazer com que este ambiente em específico seja a nossa casa.

Portanto, se você pensa em aderir à decoração estilo escandinavo, não hesite em proporcionar conforto e assim adquirir móveis e objetos que cumpram exatamente com esta meta. O resultado será apenas um: o seu conforto, todos os dias, em qualquer momento e ambiente da sua casa.

Como aderir a decoração escandinava

Agora que você já conheceu todas as características marcantes da decoração escandinavo, é hora de aprender a aderir a esta possibilidade para transformar o seu lar. Para isso, no entanto, preparamos algumas considerações importantes que você precisa pensar antes de sair por aí comprando os itens para decorar. Atente-se aos pontos abaixo:

Tapetes e mantas

Acreditamos que não há nada mais confortante do que sentir a maciez e o bom cheirinho de uma manta aconchegante e quentinha, não é mesmo? E também, que não há nada melhor do que caminhar sobre um tapete macio e bastante felpudo.

Portanto, invista nestas duas possibilidades, para atingir o real objetivo do movimento. O toque é muito valorizado na decoração escandinava e, portanto, investir em possibilidades que tragam conforto ao toque é, sem dúvidas, essencial.

O essencial

E por falar essencial, vamos falar, de fato, sobre o que essencialmente precisamos para essa decoração: estofados, cadeiras, redes, tapetes, mesas, mantas, toalhas, sofá, etc. Todos eles proporcionando bem estar e conforto, tanto físico, quanto visual.

E falamos por visual as questões relacionadas às cores e traços. Os traços necessariamente devem ser mais retos, com menos detalhes. A sensação de um ambiente clean é indescritível, pode apostar!

 

(Foto: Pinterest)

 

Portanto, evite sobrecarregar com uma decoração muito elaborada, com móveis cheios de enfeites e com cores pesadas. O essencial está no leve, na tranquilidade, no pouco que precisamos para vivermos bem e plenamente, etc. Portanto, vá com a essência do movimento e adquira o essencial para o seu bem estar.

Peças que se destacam

Por fim, ao listar tudo aquilo que você precisa para transformar a sua casa em um lugar sagrado de recarga de energia, é hora de pensar nos móveis e peças que podem se destacar. Por exemplo: você pensa em comprar muitas almofadas, pois adora se “jogar” no meio delas para assistir televisão? Então opte por colocar cor em algumas delas (lembrando as tonalidades leves e clarinhas, ok?).

Ou então, você é daqueles que adora uma boa cadeira ou estofado para ler o seu livro favorito próximo à janela? Então invista em um móvel que possa deixar o ambiente mais descontraído e bonito ao mesmo tempo.

Inspirações de decoração estilo escandinava

Que tal conhecer algumas inspirações, agora que você já está por dentro de tudo sobre este estilo de decoração? Veja as opções que separamos para você:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Decoração escandinava: o seu aconchego em primeiro lugar!

Agora que você já conheceu tudo sobre a decoração escandinava, é hora de pôr a mão na massa e aproveitar aquilo que este estilo tem de melhor! Aproveite para deixar o seu lar ainda mais aconchegante e transforme-o no melhor ambiente do mundo para você. Afinal, ele precisa ser exatamente isso: aquele lugar que supre todas as suas necessidades, garantindo conforto, praticidade e tudo mais que você precisa para se sentir bem e feliz. Depois é só nos contar como tem sido a sua experiência!

Add Comment