Portão Eletrônico Basculante ou de Correr – Qual a Melhor Opção?

Portão eletrônico basculante ou de correr? Como escolher a melhor opção para a sua casa? Afinal, com tantas opções e modelos que vemos no mercado, muitas vezes é difícil escolher a alternativa que melhor se encaixe em nossos objetivos. Portanto, a única maneira de resolver este impasse é conhecendo bem, cada uma das possibilidades que temos disponíveis para o nosso projeto.

Pensando nisso, no entanto, criamos o nosso guia de hoje. Nele você irá conhecer as diferenças, as vantagens e as desvantagens do portão eletrônico do tipo basculante e de correr. A partir disso, você já poderá concluir qual a melhor opção para a sua casa, e assim fazer a aquisição de forma consciente e certeira. Acompanhe, portanto, as informações a seguir:

Portão eletrônico basculante

O portão eletrônico basculante é aquele portão que “abre pra cima”. Sim, ao invés de ele correr para alguma lateral do terreno, ele simplesmente se “eleva”, dado passagem ao carro, pedestre, bicicleta, etc.

 

(Foto: Pinterest)

 

Vantagens

Listamos abaixo as vantagens de se adquirir um portão do estilo basculante. Veja:

Durabilidade

A durabilidade deste portão é um ponto alto. Isso porque você terá menos preocupações com manutenção ou troca, por exemplo. Trazendo segurança, privacidade, e muita qualidade para a sua casa. Se você busca uma opção de portão que não lhe traga problemas no futuro breve, então opte pelo basculante.

Consome pouca energia

A energia consumida por este modelo de portão também é uma vantagem interessante. Pois há quem acredite que, por conta do processo de elevação, este modelo possa vir a consumir mais energia elétrica. Porém, fique tranquilo! Você não contará com uma conta de energia maior, apenas pelo uso do basculante.

Diversidade de acabamentos

Se você gosta de arquitetura e decoração, certamente esta vantagem fará você cogitar o portão eletrônico basculante: a infinidade de acabamentos. Sim! Este modelo de portão traz a possibilidade de você encontrar os mais diversos tipos de acabamentos decorativos, podendo deixar a sua criatividade fluir na hora da escolha.

Desse modo, você poderá pesquisar muito bem, até encontrar aquele modelo que realmente “case” com a decoração da fachada da sua casa. Afinal, quem disse que o portão não precisa fazer parte da decoração da fachada, não é mesmo? Ele não só faz parte, como muitas vezes, pode ser o ponto mais bonito. Aposte na diversidade!

Praticidade com o espaço

Outro ponto importante que torna o portão do tipo basculante uma ótima opção, é a questão do espaço que o mesmo ocupa. Isto é, quando escolhemos um portão de correr, necessariamente precisaremos de espaço ao lado, para o portão, de fato, correr, certo? No caso do basculante, este espaço não é preciso. Como ele abre para “cima”, ele não precisa de espaço nas laterais para funcionar perfeitamente.

Portanto, se você conta com um terreno muito limitado, com um espaço pequeno para acoplar o seu portão, o basculante vem como uma solução para isso. Afinal, cabe em qualquer espaço, trazendo o conforto, a privacidade e a segurança que você tanto precisa.

 

(Foto: Pinterest)

 

Desvantagens

Porém, como nem tudo são flores, é claro que trouxemos e listamos também as desvantagens de se adquirir um portão eletrônico basculante. Veja quais são e organize-se para se impactar o menos possível com estas desvantagens:

Abrir totalmente

Este é, de fato, uma desvantagem que pode consumir um pouco do seu tempo, todos os dias. A não ser que você queira sair “abaixado” por baixo do seu portão. Porém, no caso de moto e bicicleta, por exemplo, isso se torna impossível, certo? Pois é! No caso do portão basculante, você precisa aguardar que o mesmo abra totalmente, para então, sair. Caso contrário, terá que se dar ao luxo de se agachar, ou arrastar a bicicleta no chão – o que não seria nada agradável.

Portanto, se você precisa entrar e sair constantemente do seu terreno, talvez esta não seja a melhor opção. Já que você “perderá” muito tempo, ao longo do dia, abrindo e fechando o portão totalmente.

Limite de altura

É claro que existe um padrão de altura para a entrada em qualquer casa. Porém, se você gosta de uma arquitetura diferenciada, e adoraria fazer um portal de entrada mais alto e robusto para a sua casa, novamente esta opção não será a melhor.

Afinal, o portão basculante conta com uma altura para abrir e fechar, certo? Portanto, você não terá muitas opções de portões maiores. E se encontrar, terá que esperar ainda mais tempo para abrir e fechar o mesmo…

Modelos

Agora que você já conheceu as vantagens e desvantagens do portão basculante, é hora de ver modelos incríveis para inspirar a escolha para a sua casa. Acompanhe:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Portão eletrônico de correr

O portão eletrônico de correr é, sem dúvidas, o mais utilizado por todas as casas brasileiras. Sendo o mais comum, muitas vezes é adquirido apenas por, digamos, “adquirir”, ao invés de se fazer um planejamento da compra. E se você está pensando nessa opção, mas ainda tem dúvidas, então siga em nosso artigo e conheça as vantagens e desvantagens do portão de correr:

Vantagens

Veja quais são as vantagens de utilizar o portão de correr, e compare com o basculante:

Não precisa abrir totalmente

O primeiro benefício deste modelo de portão é que você não precisa abrir totalmente, todas as vezes que precisar passar por ele. Pois como mencionamos, no caso do basculante, você terá que aguardar a abertura total do portão. E se você precisa entrar e sair muitas vezes, isso pode ser desgastante. Diferente do portão de correr, que pode abrir apenas uma parte e você já poderá passar rapidamente pelo mesmo.

 

 

Modelos variados

Os modelos de portões de correr também são variados, e desse modo você poderá encontrar a melhor alternativa para a sua casa, de acordo com o seu gosto pessoal e a decoração da sua fachada.

Pode ser apenas manual

Por fim, uma vantagem ótima deste tipo de portão é que quando acabar a luz, ele poderá ser aberto e fechado manualmente. Trazendo ainda mais praticidade e possibilidades para o seu dia a dia, no caso de um impasse, como a falta de energia elétrica durante uma tempestade.

Desvantagens

Mas, novamente, como nem tudo são flores, precisamos falar também das desvantagens deste modelo de portão. Veja quais são:

Espaço lateral

Infelizmente este tipo de portão não pode ser utilizado se o seu terreno tiver um tamanho muito limitado. Afinal, ele necessariamente precisa de um espaço ao lado, para, de fato, “abrir correndo”. Caso contrário, será impossível acrescentar este tipo de portão ao seu lar.

Modelos

Agora que você já conheceu as vantagens e desvantagens do portão de correr, é hora de conhecer modelos para te inspirar. Veja:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Portão eletrônico basculante ou de correr – Qual o melhor?

Você já pode aprender todas as vantagens e desvantagens do portão eletrônico basculante ou de correr, certo? Mas, qual a conclusão? Bem, para afirmar qual a melhor opção, atente-se aos pontos:

  • Praticidade: A praticidade é, sem dúvidas, mais intensificada no caso do portão de correr. Afinal, o abrir e fechar do portão basculante pode ser um problema.
  • Espaço: O portão de correr apresenta a praticidade do seu portal de entrada ser da altura que desejar, diferente do caso do basculante. Porém, o de correr necessariamente precisa de espaço lateral, e o basculante não. Portanto, neste caso, se você precisa poupar espaço, o basculante é sem dúvidas o melhor.
  • Possibilidades: As possibilidades e os modelos variam, de opção para opção. Porém, o portão basculante é o melhor neste quesito. Já que ele traz diversas possibilidades que poderão complementar a decoração do seu lar.
  • Gosto pessoal: Por fim, o peso do gosto pessoal. Qual estilo chama mais a sua atenção? Que modelo você acha que compõe melhor a decoração da sua fachada? Assim você saberá qual a melhor opção para o seu lar.

Pronto! Seguindo estas dicas, certamente você encontrará o modelo de portão que mais combine com o seu lar. Mas, ainda fica o nosso questionamento: portão eletrônico basculante ou de correr? Qual a melhor opção, para você?

Add Comment