Como Fazer Contra Piso Corretamente?

Neste artigo, você vai aprender como fazer contra piso corretamente, mesmo que você nunca tenha feito este trabalho. Afinal, nosso intuito é ajudar você a economizar dinheiro com mão de obra e, ao mesmo tempo, aprender uma nova atividade. Acompanhe:

 

como fazer contra piso corretamente

 

Como fazer contra piso corretamente?

Antes mesmo de você imaginar que este não é um trabalho para você, já adiantamos: com um pouco de dedicação e as informações corretas, com certeza você conseguirá fazer. No entanto, é muito importante que você siga atentamente as instruções do passo a passo abaixo. Só assim, você garantirá que está aprendendo como fazer contra piso corretamente.

Assim sendo, a primeira coisa que você precisa fazer, é identificar a área que você irá colocar o contra piso. Esta área pode ser interna ou externa. A única coisa que você precisa levar em consideração, é o tipo de massa para cada ambiente. A seguir, você entenderá tudo melhor.

1- Escolhendo a massa

A massa que você irá utilizar, deverá ser específica para contra piso. O mais recomendado, é que você procure ajuda especializada em uma loja de materiais de construção para escolher o melhor modelo. Entretanto, você deverá informar qual a necessidade da massa para comprar a correta.

No entanto, hoje você já encontra facilmente massas de contra piso que servem tanto para ambientes internos quanto para ambientes externos. Inclusive, você encontrará massa pronta, apenas para misturar água e utilizar. Assim sendo, recomendamos que você utilize esta opção. Caso contrário, poderá gastar muito mais com materiais. Além do tempo de preparação da massa, que pode se estender, visto que você precisará medir e misturar por muito mais tempo.

2- Preparando o solo para colocação do contra piso

Esta é uma etapa crucial. É nesta etapa que o trabalho seguirá um fluxo positivo ou negativo. Assim sendo, você precisará preparar a área do contra piso de forma que o trabalho fique alinhado e crie aderência no chão. Para fazer isso, acompanhe o passo a passo.

 

como fazer contra piso corretamente

 

  1. Crie uma linha mestra para o contra piso

Linha mestra? Como assim? Simples: você precisará criar uma linha que guiará todo o contra piso. Esta linha servirá de base para você saber a altura e o alinhamento de todo o trabalho. Assim sendo, para fazer a linha mestra, você precisará de:

  • 2 taliscas;
  • 1 régua;
  • Um pouco de massa;
  • Nível;

Separou as ferramentas? Então vamos começar. Como fazer contra piso corretamente, sem o uso de uma linha mestra? Praticamente impossível. Por isso, muita atenção nesta parte. Para começar, coloque um pouco de massa em um dos cantos do chão. Cerca de 3 a 4 cm de altura. Depois, mais um pouco ao lado, coloque a mesma quantidade. A distância de um montinho de massa para o outro, deve ser no tamanho máximo da sua régua e nível. Agora, coloque 1 talisca em cada montinho de massa.

Assim sendo, pegue o nível e apoie em cima das duas taliscas. Com as próprias mãos, vá afundando ou levantando uma das taliscas, até que o nível esteja indicando completo alinhamento entre elas. Assim que estiver alinhado, significa que você tem a altura do seu contra piso. E, esta altura e alinhamento, servirá de base para o restante do trabalho. Espere secar e vá para a etapa 2.

  1. Preenchendo a linha mestra

Agora que você já preparou as duas taliscas para ter a altura e alinhamento do contra piso, vamos, de fato, criar a linha mestra. Para fazer isso, tudo que você precisará fazer, é colocar a massa de contra piso entre as duas taliscas. Acompanhe.

Com a colher de pedreiro, basta colocar massa o suficiente entre as duas elevações que você criou até a altura das taliscas. Esta massa é que, depois de alinhada, servirá de base para todo o restante do trabalho. Sendo assim, preencha o espaço até ficar na altura correta. Depois, é importante que você soque bem a massa no chão até ela criar um aspecto homogêneo. No entanto, agora é só raspar o excesso com a régua para ficar na altura perfeita entre as duas taliscas.

Assim sendo, é hora de verificar se está realmente alinhado. Para isso, use novamente o nível. Apoie em cima da linha mestra e verifique o alinhamento. É muito provável que esteja alinhado, uma vez que você alinhou as 2 taliscas na etapa anterior. Se estiver alinhado, basta usar a desempenadeira para alisar 100% e sua linha mestra está pronta.

3- Criando aderência no solo

Após criar sua linha mestra, você deve iniciar a preparação do restante do solo que você irá fazer o seu contra piso. Afinal, como fazer contra piso corretamente se não prepararmos tudo antes? Assim sendo, para criar aderência da massa do contra piso e o solo, basta salpicar um pouco de pó de cimento em toda a área. E, depois, jogue um pouco de água por cima.

Sendo assim, você notará uma textura úmida e líquida. A ideia é que o piso bruto fique molhado com esta mistura para criar ainda mais aderência com a massa do contra piso. No entanto, é importante tomar cuidado. Pois se a área do contra piso for muito grande, faça essa mistura com pó de cimento e água apenas em uma área pequena para começar. Pois, se a mistura secar, não criará a aderência suficiente. A dica é ir fazendo aos poucos.

 

como fazer contra piso corretamente

 

4- Iniciando a colocação da massa

Tudo pronto, então, é hora de começar a colocar a massa do contra piso. O preparo da massa é muito simples: basta misturar um pouco de água até que fique com um aspecto arenoso. É importante seguir as instruções na embalagem para colocar a quantidade de água correta.

Assim sendo, quando a massa estiver no ponto, basta começar a colocá-la em cima do piso bruto, que já está preparado para ter a melhor aderência possível. Coloque massa o suficiente até chegar na altura da sua linha mestra. Assim que chegar, com a ajuda de uma enxada, você deve socar a massa no chão até ela criar um aspecto homogêneo. É importante conseguir socar a massa ao máximo.

Sendo assim, agora é só alisar com a colher de pedreiro e fazer a retirada dos excessos com a régua. Lembre-se sempre de usar a linha mestra como guia, tanto para altura quando para alinhamento. Depois de tirar os excessos, basta bater o nível e ver se está alinhado. Se estiver, basta usar a desempenadeira para alisar tudo. Caso precise de ajuste de alinhamento, basta colocar um pouco mais de massa até que fique correto. Siga neste processo até completar todo seu contra piso.

Pronto, você aprendeu como fazer contra piso corretamente. Este trabalho pode ser demorado, uma vez que ele é todo manual. No entanto, você poderá fazê-lo sem problemas. Lembre-se sempre de usar os equipamentos de proteção individual, como óculos e luvas. Bom trabalho!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.