Como Fazer Massa de Concreto

Aprenda em nosso artigo a como fazer massa de concreto de uma forma simplificada e rápida. Pois, seja para um pequeno reparo, ou então, para algo maior, precisamos sempre saber as medidas corretas, bem como funciona a aplicação do concreto para ter um bom resultado. Mas, não é todo mundo que possui experiência neste tipo de serviço, não é? Portanto, acompanhe o nosso guia completo e aprenda a fazer massa de concreto em casa.

 

como fazer massa de concreto

Foto: rawpixel.com / Freepik

 

Materiais necessários

Primeiramente, vamos listar todos os materiais que precisamos para fazer o nosso concreto. Lembrando que as medidas e as quantidades variam de obra para obra, mas te ensinaremos no próximo tópico a como calcular a produção corretamente. Mas antes, anote os materiais de construção:

  • Água (o quanto baste)
  • Areia branca (agregado fino)
  • Cascalho/ pedra (agregado grosso)
  • Cimento Portland tipo I ou tipo II
  • Container para mistura (você pode usar uma betoneira, ou outro tipo de container para fazer a massa)
  • Ferramentas para fazer a finalização (desempenadeira de madeira, colher de pedreiro, disco diamantado e vassoura para finalização)
  • Ferramentas para fazer mistura (pás, enxadas, etc.)
  • Ferramentas para medir
  • Luvas a prova d’água

Como fazer massa de concreto

Com a lista de materiais na mão, vamos aprender a como fazer massa de concreto, observando as quantidades de cada material, ok? Acompanhe:

1- Planejamento das medidas necessárias

Antes de qualquer coisa, você precisará fazer um bom planejamento do seu projeto. Dessa forma, o primeiro passo é decidir qual área receberá a massa de concreto, e tire as medidas.

Para isso, determine a profundidade do seu concreto, e anote. Se você estiver fazendo uma calçada, poderá utilizar a medida de 10 cm de espessura. Não se esqueça de manter uma boa drenagem para que a água escoe da melhor forma possível.

Sendo assim, é essencial que você deixe um pé de pelo menos 1,2 cm por metro.

Quanto à quantidade de cimento em si, você precisa calcular e multiplicar os metros quadrados que receberão a massa, pela medida da profundidade. Por exemplo: 1 metro quadrado com 10 cm de espessura necessitará de 25 kg de concreto.

2- Comprando o produto

Você precisa se atentar ao tipo de cimento que você vai adquirir. Para assim, ter um bom acabamento em sua obra. No caso de ambientes em que há muito contato com a água, e da mesma forma o local pode ser muito quente, recomenda-se o uso do cimento tipo II.

Enquanto que em ambientes onde não há essas particularidades, como dentro de casa, em varanda, etc., você pode usar o tipo I. Este tipo de cimento é um dos mais utilizados nas obras, pois é uma ótima opção para diversas finalidades.

 

como fazer massa de concreto

Foto: rawpixel.com / Freepik

 

Quanto aos demais materiais, como as pedras e a areia, você precisará seguir certa proporção pré-definida para tal serviço. Normalmente as embalagens de cimento já apresentam a proporção necessária para um bom resultado. Assim você poderá reconhecer qual a quantidade de cada material que precisa adquirir.

3- Elabore a “forma” para o seu concreto

Antes de você simplesmente fazer a sua massa de concreto, é muito importante que você prepare a sua “forma” para o mesmo. Isto é, é preciso criar delimitações no ambiente que receberá o cimento, para que dessa forma você consiga proporcionar um acabamento mais certinho do mesmo.

Portanto, se você estiver fazendo uma calçada, por exemplo, é muito importante que você utilize tábuas em torno da mesma. Assim evitará que o cimento “escorra” para onde não deve ir.

4- Faça a mistura

Com o ambiente já preparado para receber a sua massa de concreto, é hora de fazer a mistura de fato. Como mencionamos, normalmente a embalagem do concreto já apresenta uma proporção estimada para a mistura.

Em contrapartida, caso você não encontre esta informação, poderá utilizar a seguinte medida: 1:2:4. Ou seja, uma parte de cimento, para duas partes de areia e 4 partes de cascalho. Porém, dependendo da qualidade do produto e do tamanho do cascalho esta medida pode variar. Portanto, muito cuidado!

Depois de misturar os ingredientes secos da sua massa de concreto, é hora de acrescentar a água. Quanto à proporção, não podemos estimar, de fato, uma quantidade exata da mesma. Portanto, é muito importante que você vá acrescentando pouco a pouco. Sempre mexendo bem, até que o seu concreto atinja a consistência plástica.

Mas, como saber se ele realmente atingiu esta consistência? Você pode fazer um teste muito simples. Pegue um pouco de cimento, e coloque-o em uma vasilha do tipo cone. Em seguida, vire-a diretamente no chão, e tire-a com cuidado. Aguarde alguns minutos para ver o quanto o seu cimento “desce”, ou seja, escorre para os lados. O máximo que ele poderá escorrer é 7 cm. Mais do que isso, significa que o seu concreto possa ter passado do ponto. E muito menos, pode significar que ele ainda precisa de mais água.

 

como fazer massa de concreto

Foto: rawpixel.com / Freepik

 

É muito importante que você misture sempre muito bem o concreto, para que ele não apresente nenhum tipo de material seco ou “buraco” em sua composição. Portanto, mexa bastante, por alguns minutos, até notar uma consistência homogênea e lisa.

5- Derrame o concreto pronto e espalhe bem

Depois de produzir toda a massa de concreto, e também testar se a mesma está no ponto certo, é hora de espalhar na sua forma. Para isso, utilize baldes pequenos que suportem o peso da massa, e que também permitam que você carregue-os com facilidade.

Vá colocando pouco a pouco a massa, sempre espalhando bem para ficar com uma cobertura bem uniforme. Utilize a desempenadeira para nivelar todo o seu concreto, mantendo a superfície o mais lisa possível.

Muita gente teme que este momento seja muito difícil e a finalização lisa seja mais trabalhosa do que todos os outros passos. Mas, a verdade é que este tipo de acabamento é o ponto mais fácil de todo o processo. Uma vez que alisá-lo será leve e super prático, pois ele ainda estará maleável.

6- Finalize o concreto

Deixe o seu concreto descansar por um bom tempo, para que ele assente bem. Depois disso, utilize tábuas e pranchas para caminhar sobre ele, a fim de proporcionar o acabamento com a desempenadeira pequena.

Vá alisando bem o seu concreto, para que ele fique com o acabamento o mais liso e uniforme possível. Assim, ele ficará muito mais bonito, além de ficar mais fácil de limpar depois quando estiver seco.

 

como fazer massa de concreto

Foto: rawpixel.com / Freepik

 

7- Lave bem as suas ferramentas

Com tudo pronto, deixe o seu cimento secando por um bom tempo. Enquanto isso, lave bem todas as suas ferramentas, para que as mesmas não se estraguem com o cimento que possa ficar seco nelas.

Cuidados e dicas de como fazer massa de concreto

Viu só como fazer massa de concreto é mais simples do que parece? Pois é! Mas, ainda existem alguns pontos interessantes que podemos destacar para te ajudar em todo o processo. Acompanhe:

Primeira vez? Use concreto pré-misturado

Esta é a primeira vez que você está trabalhando com este tipo de serviço? Está se sentindo pouco confiante quanto à sua mistura? Então utilize a opção de concreto pré-misturado.

Este tipo de produto já é pré-preparado, a fim de facilitar a sua mistura e o seu uso. Além disso, a própria embalagem apresentará todos os detalhes que você precisa saber acerca deste tipo de tarefa.

 

como fazer massa de concreto

Foto: rawpixel.com / Freepik

 

Reserve tempo para o processo

É muito importante que você reserve um bom tempo para fazer todo o trabalho. Afinal, não haverá como despejar o cimento e deixar para alisá-lo depois de muito tempo apenas, certo? Portanto, tire um dia para permitir que o acabamento fique bem feito e o resultado seja realmente satisfatório.

Não se esqueça de se proteger

Por fim, não se esqueça de se proteger! Para isso, use luvas, óculos de proteção e máscara. Pois dessa forma você evita o contato do cimento, considerando que o seu pó puro pode ser altamente prejudicial. E você não vai querer o desconforto do produto em contato com a pele. Portanto, cuide-se e mãos à obra.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.