Como Assentar Cerâmica em Banheiro?

Aprenda em nosso artigo a como assentar cerâmica em banheiro de uma forma rápida e prática. E o melhor: sem ter que buscar ajuda especializada e investir centenas de reais. Muito pelo contrário. Este é um trabalho que você poderá fazer e, com um pouco de dedicação, terá ótimos resultados. Acompanhe o nosso guia abaixo.

 

como assentar cerâmica em banheiro

Escova foto criado por freepik – br.freepik.com

 

Como assentar cerâmica em banheiro?

Na primeira impressão você pode até achar super difícil e complicado. Mas a verdade é que, na maioria das vezes, nós simplesmente não acreditamos que somos capazes de realizar tais trabalhos. Mas acredite, qualquer um consegue fazer.

No entanto, além de você aprender uma nova atividade que poderá levar para a vida, terá a experiência de colocar a mão na massa de fato. E isso é muito positivo quando pensamos na nossa casa. O prazer de realizar serviços dentro do nosso lar, após finalizado, é indescritível. Então, vamos começar a aprender como assentar cerâmica em banheiro? Vamos!

1- Escolhendo a cerâmica mais bonita

Aqui não tem muito segredo. Entretanto, você poderá adotar alguns critérios para escolher a cerâmica para seu banheiro. Um deles, é a cor. Geralmente, cerâmica branca fica com um bom aspecto no banheiro. Pois ela passa uma sensação de limpeza muito interessante para o ambiente.

Entretanto, isso não é uma regra. Você pode optar por qualquer cor e estilo de cerâmica para seu banheiro. Outra dica, é comprar de acordo com os móveis que você vai colocar no ambiente. Se você já tem uma ideia das cores da pia e armários, poderá escolher uma cerâmica que seja parecida. Assim, você criará um ambiente uniforme e bem equilibrado.

Assim sendo, agora que você já escolheu a cerâmica, está na hora de continuar com o trabalho. Acompanhe até o final para entender e aprender como assentar cerâmica em banheiro. Na verdade, é importante que você aprenda o passo a passo completo. Afinal, você não quer ter a sensação de retrabalho, não é mesmo?

2- Compre a argamassa certa

Outro ponto muito importante para o processo, é a escolha da argamassa. No entanto, você poderá achar que o modelo mais barato ou básico poderá servir. Mas não é simples assim. Você precisará especificar para o vendedor da loja de materiais de construção, que você precisa assentar cerâmica em banheiro.

Prontamente, ele recomendará um modelo de argamassa que seja específico para esta área. E é importante que você preste atenção nisso, pois como o banheiro é uma região muito úmida, a argamassa precisa necessariamente ser para este tipo de cômodo. Caso contrário, a cerâmica poderá soltar ou, até mesmo, causar infiltrações e, posteriormente, grandes dores de cabeça. Como sabemos que você não quer este tipo de problema, atente-se para este detalhe.

 

 

3- Preparando a massa

Assim sendo, argamassa escolhida e cerâmica também, é hora de começar a preparar o início do trabalho. A primeira coisa que você fará, é a preparação da massa. E isso poderá ser feito de forma simples. Basta colocar a argamassa em um recipiente e misturar com água. Use uma colher de pedreiro para mexer até que fique uma textura homogênea.

Entretanto, tome cuidado para a massa não ficar nem muito seca, nem muito molhada. Pois o trabalho poderá não ficar bem feito. Veja:

  • Muito seca: Não vai grudar na cerâmica. Difícil de espalhar. Textura arenosa e heterogênea.
  • Muito molhada: A chance de virar um líquido é grande. Vai escorrer da cerâmica e não vai grudar. Sequer você conseguirá transportar do recipiente para a cerâmica usando a colher de pedreiro. Assim sendo, todo cuidado é pouco na hora da preparação. Recomendamos que você vá adicionando água aos poucos e, assim, terá o controle visual do que está acontecendo. Com certeza o processo será positivo.

4- Começando pelos lugares visíveis

Agora que a massa já está no ponto, podemos começar a colocar a primeira peça de cerâmica. A recomendação, é que você comece pelos lugares mais visíveis do cômodo. Por exemplo, se você vai assentar a cerâmica no chão do banheiro, comece pela entrada. Assim, você poderá usar peças inteiras na região mais visível, deixando os recortes mais escondidos.

Agora, se você estiver assentando cerâmica na parede do banheiro, aí você pode começar de cima para baixo, deixando os recortes na parte inferior. Desta forma, eles também ficarão em um local menos visível e seu trabalho de assentamento das peças menores será mais fácil.

5- Quantidade de massa na cerâmica

A quantidade de massa na cerâmica pode variar de peça para peça. Assim sendo, quanto maior a peça, mais massa deve ser colocada. Cerca de 5 milímetros será o suficiente para ter uma boa estrutura de massa na peça.

No entanto, se você estiver assentando a cerâmica no chão, por exemplo, recomendamos colocar argamassa no chão e na peça. E, com a ajuda de uma desempenadeira dentada, alise a superfície da mesma para criar uma textura propícia para colagem. O mesmo vale para a parede.

 

 

6- O nível será fundamental

Você não quer criar a sensação de que a cerâmica está torta, não é? Sendo assim, use sempre a ajuda do nível. Ele será extremamente fundamental para o alinhamento de todo trabalho. Além do mais, é ele que ditará, num todo, o processo de assentamento. Assim sendo, a cada peça aplicada, use o nível para alinhá-la.

Caso a peça esteja muito desalinhada, você poderá usar um martelo de borracha. Aí, você pode estar se perguntando: Como assim um martelo de borracha? Vou ter que martelar a cerâmica? Isso mesmo. Com pequenas batidas, você deverá ir alinhando a cerâmica até estar alinhada com o nível. Parece difícil, mas é muito simples.

7- Não esqueça dos separadores

Parece banal, mas é importante prestar atenção nisso. Use sempre separadores para dividir o espaçamento entre uma peça de cerâmica e outra. Afinal, precisamos entender como assentar cerâmica em banheiro do jeito certo, não é mesmo? E esta etapa é altamente importante. Assim sendo, você terá muito mais facilidade para aplicar o rejunte posteriormente. Pois as fendas já estarão todas igualmente preparadas.

8- Cuidado com os recortes

Este é o processo mais complicado. Afinal, recortar as peças para as áreas que sobraram pode dar sujeira e barulho. Isso, se você usar uma máquina elétrica e manual de recorte. Entretanto, você pode usar uma máquina manual a seco.

Ela será muito mais prática e limpa. No entanto, você terá de fazer mais força. Pois o que cortará a cerâmica, será a força que você empregar. Depois de todas as peças devidamente medidas e recortadas, basta fazer o assentamento delas da mesma forma que as peças anteriores.

9- Aplicando o rejunte

Esta é a parte mais simples que vai finalizar o trabalho. A aplicação do rejunte na cerâmica pode ser feita com uma espátula ou, até mesmo, com os dedos. No entanto, se você utilizar os dedos, use uma luva, pois o material poderá causar alergias na sua pele. A cor do rejunte pode ser contrastante com a cerâmica ou da mesma cor. É você quem decidirá o que ficará mais bonito.

Pronto, você acabou de aprender como assentar cerâmica em banheiro. Agora, basta comprar os materiais necessários, separar um dia para este trabalho e começar. Qualquer dúvida, por favor, deixe nos comentários. Vamos tentar sempre lhe ajudar. Tudo pronto para começar? Então, mãos a obra!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.