Reboco de Parede – Como fazer massa para Reboco

Após a realização de toda a base da sua obra, quando as paredes já estiverem em pé, chegou o momento de começar a preparação delas para que recebam o acabamento e é nesse momento da obra que entra o reboco ou reboque, como também é popularmente conhecido.

Para que serve o reboco?

O reboco nada mais é do que um tipo de argamassa que deve ser preparado fazendo uso de uma mistura de areia e cimento.Se o profissional que está construindo a sua casa for aplicar o reboco do lado de fora da obra, no local que vai ter contato com as mais diferentes variações climáticas, ele vai ter que usar também um impermeabilizante.

reboco de parede

Aprenda a fazer a massa de reboco ideal para a sua obra (Foto: divulgação)

A colocação do reboco nas paredes é realizada após o chapisco e depois do emboço, e tem como objetivo principal o recebimento de isolante, para que a parede não tenha dando com entrar em contato com a água e com a umidade. Esse processo também ajuda a deixar a parede lisinha para o recebimento da tinta e da textura ou, o do papel de parede.

Reboco na quantidade certa

É bem importante optar pela qualidade do material e seguir a dosagem correta, para evitar as rachaduras nas paredes, as infiltrações e imperfeições que deixam a obra com aparência ruim e cheia de precariedade.

Como fazer massa para Reboco

Um fator muito importante para fazer a massa do seu reboco dar certo é simplesmente dosar. Assim como em uma receita de bolo, a receita de um reboco deve ter em sua composição as quantidades correta de ingredientes, para que a massa fique na consistência correta e sua aplicação seja feita da melhor forma possível.

Medida para rebocar paredes internas da obra

Para começar o seu reboco e ficar do jeito certo, é necessário que antes o processo de chapiscar a parede tenha sido feito da forma correta, para isso, acesse como chapiscar a parede.

chapiscar parede para cobrir com reboco

Preparar a parede para o reboco é fundamental para ter um bom resultado final.

A espessura média para o reboco interno deve ser de 15mm ou 1.5cm. Para chegar a essas medidas a alvenaria da obra deve está de acordo para que não haja problemas com reboco mais grosso e consequentemente consumir mais da massa, elevando os gastos da obra.

Modo de fazer o reboco interno:

Se a sua intenção for fazer um reboco na parte interna da parede é necessário seguir a medida  de 3+2+1 e aditivo. Não entendeu nada? Confira a seguir o exemplo:

  • 3 baldes de areia:
  • 2 de cal;
  • 1 de cimento e aditivo.
  • água

Medida De Reboco Externo

Já a medida do reboco para área de fora da obra deve ser de 20mm ou 2cm, seguindo as mesmas orientações do reboco da área interna.

Já se você for rebocar a parte de fora da casa ou qualquer outra obra que esteja fazendo o correto é usar a medida 2+2+1 e usar com ele o seu aditivo. Confira a seguir o exemplo com essa “receita” de reboco:

  • 2 baldes de areia;
  • 2 de cal;
  • 1 de cimento e aditivo.
  • Agua

Modo de fazer o reboco:

Una todas as partes mencionadas na “receita” de reboco (areia, cal, cimento e aditivo) e use uma pá para movimentar a massa até que você tenha uma consistência de farofa, com tudo muito bem mexido e misturado. Depois de fazer isso é só adicionar a água de pouquinho em pouquinho até que você tenha uma massa homogênea.

Terminando esse processo é só usar a massa do reboco na sua obra para fazer os acabamentos que mencionamos.

Separamos um vídeo que explica como você deve fazer seu reboco usando as medidas certas. Confira abaixo:

4 Comments

  1. RODRIGO VILASBOA DA SILVA julho 23, 2017
    • admin janeiro 9, 2018
  2. Marcelo março 20, 2018
    • Diógenes maio 4, 2018

Add Comment