Reboco de Parede – Como fazer massa para Reboco

Aprenda em nosso artigo a como fazer massa para reboco e cumpra todos os passos da sua construção.Tendo em vista que o reboco de parede é um passo muito importante nos acabamentos de uma obra. É ele quem dará uma nova cara para o espaço, deixando-o pronto para a pintura, por exemplo. Para entender como pôr em prática este processo, acompanhe o nosso artigo de hoje.

Para que serve o reboco de parede?

O reboco de parede nada mais é do que um tipo de argamassa que deve ser preparado fazendo uso de uma mistura de areia e cimento. Se o profissional que está construindo a sua casa for aplicar o reboco do lado de fora da obra, no local que vai ter contato com as mais diferentes variações climáticas, ele vai ter que usar também um impermeabilizante na obra.

reboco de parede
Aprenda a fazer a massa de reboco de parede ideal para a sua obra (Foto: divulgação)

A colocação do reboco nas paredes é realizada após o chapisco e depois do emboço, e tem como objetivo principal o recebimento de isolante, para que a parede não tenha dando com entrar em contato com a água e com a umidade. Esse processo também ajuda a deixar a parede lisinha para o recebimento da tinta e da textura ou, o do papel de parede.

Reboco na quantidade certa

É bem importante optar pela qualidade do material e seguir a dosagem correta, para evitar as rachaduras nas paredes, as infiltrações e imperfeições que deixam a obra com aparência ruim e cheia de precariedade.

Como fazer massa para Reboco

chapisco emboço reboco
Todas as etapas para aplicação do reboco na parede.

1- Chapisco

Essa é uma das etapas para o reboco, o Chapisco é uma camada aplicada diretamente na alvenaria, a espessura dessa camada geralmente é entre 5 a 7 mm.

Ela é feita através de uma argamassa com traço 1/3 de cimento e areia média, para aplicar deve ser usado colher de pedreiro ou outro equipamento específico para tal serviço. Assim, o chapisco auxilia na fixação do reboco em si, ela geralmente é feita em construção que tem vigas e pilares, chamada de concreto armado.

2- Emboço

A segunda camada do reboco, chamada de emboço, vem logo após a aplicação do Chapisco. A aplicação do emboço é importante para que tire qualquer irregularidade que o chapisco possa ter deixado, a camada do emboço geralmente é de 2 cm.

O Emboço pode ser colocado depois de 24 h que o chapisco foi feito, o traço comum para o emboço é de 1:2:6 (cimento, cal hidratada e área média) para revestimento externo e 1:2:8 para o revestimento interno. Depois que aplicada a camada de emboço, deve-se fazer o alisamento e sarrafeamento para que a superfície fique lisa.

Como fazer massa para reboco

Um fator muito importante para fazer a massa do seu reboco de parede dar certo é simplesmente dosar. Assim como em uma receita de bolo, a receita de um reboco deve ter em sua composição as quantidades correta de ingredientes, para que a massa fique na consistência correta e sua aplicação seja feita da melhor forma possível.

Medida para rebocar paredes internas da obra

Para começar o seu reboco e ficar do jeito certo, é necessário que antes o processo de chapiscar a parede tenha sido feito da forma correta, para isso, acesse como chapiscar a parede.

chapiscar parede para cobrir com reboco
Preparar a parede para o reboco é fundamental para ter um bom resultado final.

A espessura média para o reboco interno deve ser de 15 mm ou 1.5 cm. Para chegar a essas medidas a alvenaria da obra deve está de acordo para que não haja problemas com reboco mais grosso e consequentemente consumir mais da massa, elevando os gastos da obra.

Modo de fazer o reboco interno

Se a sua intenção for fazer um reboco na parte interna da parede é necessário seguir a medida  de 3+2+1 e aditivo. Não entendeu nada? Confira a seguir o exemplo:

  • 3 baldes de areia:
  • 2 de cal;
  • 1 de cimento e aditivo.
  • água

Medida de reboco externo

Já a medida do reboco para área de fora da obra deve ser de 20mm ou 2cm, seguindo as mesmas orientações do reboco da área interna.

Já se você for rebocar a parte de fora da casa ou qualquer outra obra que esteja fazendo o correto é usar a medida 2+2+1. Dessa maneira, use com ele o seu aditivo. Confira a seguir o exemplo com essa “receita” de reboco:

  • 2 baldes de areia;
  • 2 de cal;
  • 1 de cimento e aditivo.
  • Água

Modo de fazer o reboco

Una todas as partes mencionadas na “receita” de reboco (areia, cal, cimento e aditivo) e use uma pá para movimentar a massa até que você tenha uma consistência de farofa. Assim, com tudo muito bem mexido e misturado. Depois de fazer isso é só adicionar a água de pouquinho em pouquinho até que você tenha uma massa homogênea.

Desse modo, terminando esse processo é só usar a massa do reboco na sua obra para fazer os acabamentos que mencionamos.

Traço para reboco – Vídeo passo a passo

Separamos um vídeo que explica como você deve fazer seu reboco usando as medidas certas. Confira abaixo:

Agora é só você pôr a mão na massa e começar o seu reboco de parede!

Leia também:

20 Comentários

  • Uma correção, pra quem não sabe, tem que queimar o carro separado antes de misturar com a areia e o cimento!

    • Boa Dica! Obrigado por sua contribuição.

  • Nossa 3,2,1 ? Isso é massa pra reboco ou concreto? Eu gosto de massa forte, mas essa aí não esta exagerada não? Me desculpe, não é uma critica é duvida mesmo, vejo por aí recomendarem traço 6 por 1, e no proprio saco de cal até 8 por 1.

    • Isso Marcelo, 6×1 é o ideal!
      2×1 é concreto!
      Sem querer fazer críticas.

    • Realmente! tá uma medida muito forte. Já vi medidas de 9×1 e ficou ok. Mas o ideal mesmo é 6×1 pra ficar mais forte.

    • Acho que se enganaram na edição deve ser massa para por piso sobre piso kkkkk

  • 10 areia x ,1 saco de cimento e 1 saco de cal de 20,kg fica uma massa boa para reboco ???

    • Sim fica bom. Ele terá menos liga, mas é forte.

  • O pessoal aqui faz 1 cimento 1 Ligamil e 3 de areia

  • Seria
    6 areia
    1cal/liga
    1 cimento

    • Boa tarde Luizão, esse medida 6x1x1 eu posso qualquer recipiente para seguir essa instrução? tipo, usar um balde de 5 litros e seguir os 6x1x1?

  • meu deus q bosta, brasileiro n sabe fazer porra nenhuma

  • Bom dia galera,meu traço externo e interno 4×1 sem usar aditivos mas depois dessa vou usar. E bom?

  • Muito bom o seu trabalho.

    • Boa noite!
      Galera da dúvida sobre o tamanho do recipiente, não importa, desde que seja a mesma medida. Um balde, um pote, um carrinho de obra, uma lata, basta ser a mesma medida.

  • Bom dia Galera, sou leigo mais quero aprender para fazer em casa, duvidas!!! essa medida 6x1x1 (areia x cal x cimento) eu posso usar qualquer recipiente para seguir essa instrução? tipo, usar um balde de 5 litros e seguir os 6x1x1?

    obrigado!

  • Pessoal o traço seria 6 latas de areia fina pra uma lata de cimento? Grato pela atenção

  • Tá loco mano, a medida 2×1 é para construir ponte viaduto.

  • Bom dia!

    Não possuo muito conhecimento na a área, me indicarão o uso de areia industrial para reboco.

    Gostaria da ajuda de vocês para saber se o traço para reboco seria o mesmo da areia convencional? pois se trata de uma areia diferente e aparentemente com mais liga.

    Desde já grato!

  • O que é traço?

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.