Como Instalar Papel de Parede – Passo a Passo

Aprenda em nosso artigo a como instalar papel de parede corretamente e renove aquele ambiente que está precisando de uma cara nova. Pois de uma maneira simples, rápida e até mesmo econômica, você consegue criar composições lindas e que transformem qualquer cômodo da sua casa. Acompanhe a seguir para saber mais.

Materiais necessários para a instalação

Primeiramente, vamos separar todos os materiais que você precisará para a instalação. Lembrando que esta lista é para papeis de parede que não contenham cola. Ou seja, que não sejam autocolantes. Para estas opções, no entanto, basta você excluir o uso do pincel macio e da cola. Veja a seguir:

 

como instalar papel de parede

Foto: Freepic.diller / Freepik

 

  • Cola branca (para papeis que não sejam autocolantes);
  • Pote para misturar a cola;
  • Água filtrada;
  • Colher;
  • Pincel macio para distribuir a cola no papel;
  • Rolo e brocha para pintura;
  • Estilete e tesoura para cortar e dar acabamento ao papel;
  • Espátula: esta ferramenta auxiliará na remoção de possíveis bolhas e volumes que fiquem no papel;
  • Escada para aplicar o papel em locais mais altos;
  • Pano úmido e/ ou esponja para a finalização e higienização.

Como instalar papel de parede – passo a passo

Com todos os materiais em mãos, é hora de aprender a como instalar papel de parede. Lembrando que as aplicações podem ter pequenas variações, de acordo com o material que for escolhido. Porém, a técnica segue uma linha praticamente padrão. Veja como fazer:

1- Prepare a parede

O primeiro passo sempre será preparar a sua parede, independente do que você esteja querendo aplicar, ou fazer (como uma parede de glitter, que tal?). Portanto, inicialmente, lixe bem a sua parede, para deixá-la o mais liso possível.

Feito isso, feche todas as possíveis imperfeições, aplicando massa corrida. Espere a massa secar e lixe novamente, se necessário. Em seguida, utilize uma esponja macia e semi úmida, apenas para amenizar o pó e remover possíveis sujidades que possam estar “soltas” na parede.

Espere a sua parede ficar bem seca e utilize um pano de algodão para verificar o quão lisa ela está. O pano não pode grudar muito na parede. Se ele desliza com facilidade, vá para o próximo passo. Se ele “trancar” demais, lixe e limpe novamente.

2- Aplique uma demão de tinta

Se a sua parede já estiver no ponto, é hora de aplicar uma demão de tinta para proporcionar um acabamento ainda mais fino e liso. Não importa qual tipo de tinta você vai escolher para este processo. Uma vez que a ideia é apenas “selar” a parede de um modo que minimize qualquer chance de pó ou imperfeição expressiva.

Portanto, apenas uma demão já basta. Aplique de maneira uniforme e aguarde o tempo de pausa da secagem, antes de simplesmente colar o papel, ok?

 

como instalar papel de parede

Foto: bearfotos / Freepik

 

3- Meça o papel

O terceiro passo de como instalar papel de parede é medir o quanto você irá utilizar. De maneira geral, todos os papeis serão encaixados na vertical. Ou seja, de cima para baixo. Portanto, sempre deixe pequenas bordas no papel, para que não falte na hora do acabamento. Dessa maneira, permita que sobre 5 cm de papel em cima e 5 cm de papel embaixo.

Cuidado com os ambientes que precisam de encaixes precisos, como no caso de janelas e espelhos de interruptores. Meça e mantenha sempre uma sobra de segurança. Assim você criará uma margem de erro interessante, que poderá arrumar com o uso do estilete, mais tarde.

4- Corte o papel

Com todas as medidas preparadas e prontas, é hora de cortar o seu papel de parede. Nesta etapa é muito importante que você utilize a tesoura, e corte com cuidado. Porém, não é necessário estabelecer um acabamento impecável e retinho. Afinal, você deixou uma margem de erro que garantirá o acabamento perfeito mais tarde.

Porém, não exagere neste recorte, ok? Ele ainda precisa obedecer a uma linha mais reta, a fim de deixar o acabamento, lá na frente, mais fácil de ser feito.

5- Aplique a cola no papel – se necessário

Se você não comprou um papel autocolante, é nesta fase que você aplicará a cola no mesmo. Porém, é preciso se atentar a mistura da cola com um pouco de água, a fim de diluí-la. Para isso, faça a nossa mistura:

  • Em um recipiente de plástico, misture 1 parte de água para cada 3 partes de cola.
  • Utilize uma colher de sopa para mexer bem a sua mistura. É preciso que crie uma consistência bem homogênea. Em poucos minutos a sua cola diluída já estará pronta.

Com a cola pronta, utilize o pincel de cerdas macias para espalhar no papel de parede. Este momento é crucial para saber como instalar papel de parede. Afinal, você precisa espalhar a cola de um modo uniforme, uma vez que o excesso possa prejudicar o acabamento do papel em si. Portanto, espalhe uma quantidade razoável, em uma parte do papel por vez, ou seja, uma tira por vez.

 

como instalar papel de parede

Foto: Grudado

 

6- Cole o papel na parede – respeitando as estampas

A partir de agora, você terá que tomar muito cuidado com a maneira de como instalar papel de parede. Afinal, se você escolheu uma opção de papel estampada, terá que se certificar que o desenho se “encaixe” entre um pedaço e outro. Caso contrário, o acabamento não ficará nada profissional e a estética ficará muito comprometida.

Portanto, cole o primeiro pedaço com cuidado, sempre respeitando a colagem de cima para baixo. Ao mesmo tempo em que você cola, pode ir já alisando com a mão ou com o auxílio de um pano seco. Assim que aplicou a primeira parte, vamos para a segunda.

Não haverá problema de colocar uma parte da segunda tira de papel sobre a outra, para encaixar o desenho. Desde que você alise bastante no fim, você poderá utilizar esta maneira de encaixar as estampas.

Quando você aplicar o papel em uma boa parte da parede, comece a usar a espátula para dar uma alisada final. Assim, foque em partes que possam estar um pouco embolada ou com bolhas. Lembre-se de sempre tirar as bolhas do papel de baixo, antes de encaixar outra parte por cima, ok?

7- Acabamento das bordas

Agora que o seu papel já está todo posicionado da maneira correta, é hora de dar acabamento as bordas. É neste momento que você utilizará o estilete, pois o mesmo tende a dar um recorte mais certo, diferente da tesoura que pode deixar “repicado”.

Lembre-se de remover os espelhos dos interruptores antes de dar o acabamento à borda. Assim torna-se mais fácil a aplicação, já que o espelho virá por cima e poderá esconder qualquer excesso.

8- Limpando as possíveis marcas

Por fim, agora que você já aprendeu a como instalar papel de parede, bem como deixou tudo prontinho, é hora de limpar as possíveis marcas do mesmo. Estas marcas podem ser das mãos, ou até mesmo de cola que vazou.

No caso de papeis que não sejam do acabamento de vinílico, utilize apenas um pano semi úmido para a limpeza. Se o acabamento for mais impermeável, aposte em uma esponja com um pouco de sabão neutro e água.

 

como instalar papel de parede

Foto: Grudado

 

Tipos de papeis de parede

Saber como instalar papel de parede é mais fácil do que você imaginada, não é? Pois bem, antes de colocar a mão na massa, não se esqueça de verificar as possibilidades do mercado que poderão agradar o seu gosto e facilitar o trabalho. Conheça as possibilidades:

Tecido

As opções de tecido são super queridinhas por aqueles que adoram dar um acabamento de baixo custo ao ambiente. Porém, o mesmo pode ficar com sujidades mais fácil, além de não ser aconselhado para ambientes úmidos. Em contrapartida, conta com muitas estampas lindas.

Papel sem cola (tradicional)

O papel tradicional, que é, de fato, papel mesmo (rasga com facilidade e tem aspecto seco) é outro tipo de papel de parede barato que você encontra no mercado. Mas, da mesma forma que ocorre com o tecido, o mesmo pode se degradar mais facilmente.

Vinílico

O papel de parede de vinílico é uma das melhores opções para você que está aprendendo a como instalar papel de parede. Isso porque ele praticamente tem a chance zero de rasgar, o seu acabamento é mais liso e impermeável e a aplicação pode ser ainda mais fácil. Porém, pode ser o tipo de material mais caro das opções de papeis de parede.

 

como instalar papel de parede

Foto: Grudado

 

Autocolante

Por fim, existe o papel autocolante, que promove mais facilidade e agilidade no processo de aplicação. Do mesmo modo, você pode encontrar opções que sejam autocolante com acabamento impermeável (de vinílico) ou não.

Onde comprar papel de parede?

Está craque em como instalar papel de parede? Então saiba onde comprar opções incríveis:

  • Grudado: Diversas opções lindas e fáceis de aplicar.
  • Elo7: Opções e preços diversos para você se inspirar.
  • Mercado Livre: Infinitas opções de acabamentos e materiais.

Escolha a loja que mais combina com você e adquira o seu papel de parede.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.