Diferença Entre Piso Vinílico e Piso Laminado

A diferença entre piso vinílico e piso laminado, muitas vezes pode estar nos mínimos detalhes. E se for para identificar apenas visualmente, talvez a diferenciação seja difícil ou até mesmo impossível. Existem algumas regrinhas básicas para não confundir os dois. E claro, cada um dos modelos apresenta benefícios diferentes. Então acompanhe o artigo de hoje para aprender sobre tudo isso.

Qual a diferença entre piso vinílico e piso laminado?

Apenas pela percepção visual é praticamente impossível descrever a diferença entre piso vinílico e piso laminado. Ainda mais se eles já estiverem instalados. Primeiro, porque eles possuem estampas muito parecidas. Segundo, porque o objetivo deles é o mesmo: facilitar a instalação e embelezar os ambientes. Visto que os dois deixam os ambientes lindos.

Em contrapartida, começamos a identificar diferenças entre os dois materiais quando tocamos no produto. A primeira diferença mais básica ao toque é a textura. O piso laminado é todo feito de sobras de madeira. Ele é completamente sólido. Como se fosse uma placa de madeira mesmo – que na verdade é.

 

diferença entre piso vinílico e piso laminado

 

Já o piso vinílico é diferente. Ele é construído com um material emborrachado em PVC. E a primeira diferença para o piso laminado é a questão da textura e solidez. O piso vinílico você conseguirá dobrar e é muito mais maleável que o piso laminado.

Porém, estas não são as únicas diferenças. Existem diferenças em vários quesitos. Afinal, eles são produtos distintos. Embora com o mesmo objetivo, como já falamos. Acompanhe o artigo para descobrir ainda mais a diferença entre piso vinílico e piso laminado.

1- Atente-se para a acústica

Um dos quesitos que você deve prestar atenção na hora de comprar o piso da sua casa, é o local que você mora. Se você morar em apartamento, certamente o ideal é buscar um produto que não cause ruídos ao vizinho de baixo, com um isolamento acústico, certo? Entretanto, se você mora em casa comum, este talvez não seja um problema tão recorrente neste aspecto.

Como a constituição dos pisos são completamente diferentes, a produção de ruídos dentro casa também é algo que altera bastante de um para o outro. O piso vinílico, por exemplo, é muito mais indicado para instalação em apartamentos. Visto que seu material é emborrachado e, ao pisar, produz muito menos ruído.

Já o piso laminado, como é constituído praticamente 100% por madeira, causa muito mais ruído. Fica ao seu critério escolher o modelo. Se ruídos não for um problema nem um incômodo, certamente o piso laminado ficará muito bem na sua casa.

 

 

2- Eles são resistentes a água?

Outra diferença entre piso vinílico e laminado está na sua capacidade de resistir a água. Como você já pôde perceber, as principais diferenças entre um e outro estão relacionadas ao método utilizado para produção do produto. Entretanto, todos os atributos estão conectados a isso.

E a resistência a água não fica fora disso. O piso laminado, como é feito todo com madeira, não suporta água. De jeito nenhum. Ou seja, você terá que tomar muito cuidado para não acontecer acidentes com copos ou líquidos eventuais que possam ser derramados em cima. Caso isso aconteça, certamente você terá que fazer a manutenção daquela peça.

Já o piso vinílico, não. Como ele é produzido com material emborrachado e maleável, ele é completamente resistente e impermeável. Porém, é importante tomar alguns cuidados básicos. Por mais que o piso vinílico possa receber água e seja impermeável, não quer dizer que ele possa ficar submerso. Tome bastante cuidado quanto a isso. Afinal, você não quer ter que trocar ou fazer manutenções repentinas na sua casa.

3- Quais os melhores lugares para instalar?

Você deve levar em consideração dois principais critérios para determinar o melhor local para instalação. O primeiro deles, como já falamos, é a água. Ou seja, se você optar  pelo piso laminado, evite de instalar em locais com contato direto com água, como banheiro, cozinha ou lavação.

Já o piso vinílico não tem problema de ser instalado nestes mesmos locais, visto que ele pode sim receber água e é impermeável. Mas, da mesma forma, tome cuidado. Pois, como falamos, ele não pode ficar submerso. Ou seja, se molhar, procure secar logo em seguida.

Estes pisos possuem um acabamento fino e que, na maioria dos casos, simula madeira. Deste modo, procure instalar em locais que a madeira deixaria o ambiente bonito. Um exemplo disso seria a sala. A madeira cria um ambiente aconchegante e receptivo. Logo, a sala de estar receberia muito bem este tipo de piso.

Um benefício do piso é que ele não fica gelado, como uma cerâmica ou porcelanato convencional. Ou seja, pensando por este ponto de vista, o quarto também se torna um local ótimo para instalação. Pois, além de criar uma sensação de aconchego para um ambiente que pede este tipo de sensação, ele não permite que o chão fique gelado.

 

diferença entre piso vinílico e piso laminado

 

E a limpeza, como fica?

Um ponto importante de ser levado em consideração: a limpeza. Ela é fundamental para manter uma casa organizada e com o aconchego e conforto que você merece. No entanto, escolher os materiais certos pode facilitar e muito este processo. Se você escolher uma cerâmica com relevos, por exemplo, a limpeza sempre será mais difícil.

Porém, se você optar por um chão com piso vinílico ou laminado, você terá muito mais benefícios neste sentido. Embora o piso laminado em específico não permita receber água, ele sempre pode ser limpo com um pano úmido caso haja extrema necessidade. Mas uma vassoura com certeza já será suficiente para trazer o aspecto de limpo de volta.

Além de que, estes modelos de pisos por si só já carregam a função de projetar um aspecto de limpeza aos ambientes. Pois eles possuem um acabamento tão fino e elegante, que sua casa sempre estará com aparência de limpa.

Sabendo a diferença entre piso vinílico e piso laminado, fica muito mais fácil de escolher o material ideal para decorar e finalizar os acabamentos da sua casa, não é mesmo? Agora escolha um modelo que combine com seu estilo ou com o estilo dos móveis que estão ou irão no ambiente, e aproveite.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.