5 Materiais Sustentáveis Para a Sua Construção

Quando você pensa em materiais sustentáveis, o que lhe vem à mente? Construções mirabolantes? Materiais reciclados que não parecem ser muito confiáveis? Calma! Existem muitas opções de materiais ecologicamente corretos que podem sustentar a sua construção e obra sem ficar muito diferenciado das demais construções.

É possível, dessa forma, conquistar um resultado bonito, duradouro e com o menor impacto possível no ambiente. Ficou curioso para conhecer estas possibilidades? Então acompanhe o nosso artigo abaixo e conheça 5 materiais sustentáveis que precisa, a partir de hoje, entrar na lista de compras para a sua obra. Veja a seguir:

5 materiais sustentáveis para a sua construção

Pensar em materiais que são ecologicamente corretos é o primeiro passo para garantirmos um futuro melhor para todas as gerações. Sendo assim, veja as opções incríveis que separamos para você:

 

materiais sustentáveis

 

1 Telhado verde

Já falamos um pouco sobre o telhado verde neste artigo aqui. Acontece que, esta opção é ecologicamente correta simplesmente pelo fato de proporcionar novos ares e vegetações para ambientes que nada mais são do que um aglomerado de concreto. Mas, muito além disso, é proporcionado para qualquer edifício uma nova possibilidade: um jardim na cobertura!

Isso mesmo, assim você estabelece novos ares, melhora a temperatura dentro da construção, diminui os impactos no uso de energia (para equilibrar a temperatura), dentre outros benefícios incríveis. Além de deixar, obviamente, a sua construção ainda mais bonita e sofisticada, não é?

2 Energia Solar

Todo mundo sabe que a energia solar é uma das formas mais sustentáveis de manter a eletricidade nas residências. Acontece que, este tipo de energia não impacta de forma alguma o meio ambiente. Ou seja, não emite gases maléficos; não desperdiça água; etc. Ela está lá, sempre: brilhando e proporcionado o aquecimento de casas.

Além de que, muita gente se engana, mas a energia solar funciona mesmo em dias de chuva ou nublado! Pois não é o dia “brilhante de sol” que a faz funcionar. Mas sim, a claridade do raio solar, mesmo em dias encobertos, já é o suficiente para sustentar as placas. Logo, é a energia autossustentável mais incrível, pura e sem construções gigantescas, como a energia eólica.

E, por fim, torna-se uma opção sustentável muito interessante para você, principalmente no que tange a economia nas contas de energia em longo prazo. Aposte nesta opção!

3 Projetos autossustentáveis

Proporcionar pequenos projetos autossustentáveis em sua construção pode ser o primeiro passo para transformar o mundo em nossa volta. Quer um exemplo? Invista em casas com a capacidade de coletar e reutilizar a água da chuva, por exemplo. Invista em uma construção que usufrua do vento, tenha uma horta dentro de casa, etc.

Com essas pequenas mudanças e, dessa forma, se todos tivessem esta mesma consciência, você percebe o quanto de água que poderíamos simplesmente deixar de desperdiçar? Vamos dar uma nova forma de enxergar o sustento de nossa casa, considerando estes tipos de projetos.

 

 

materiais sustentáveis

 

4 Isolamento ecológico

Sabemos que uma parte importante de qualquer construção é proporcionar um bom isolamento. Porém, sabemos também que, em grande parte, os materiais utilizados podem impactar o ambiente e proporcionar até mesmo riscos para os moradores.

Em contrapartida, o isolamento ecológico chega ao mercado como uma opção interessante para aqueles que se preocupam, de verdade, com o meio ambiente em que vivem. Dessa forma, o mesmo é feito a partir de roupa reciclada, diminuindo as toneladas de lixo e proporcionando segurança e conforto para os moradores. E, obviamente, não causa impactos severos no ambiente em nossa volta.

5 Tijolos de terra compactada

É claro que o tijolo feito de terra compactada não é uma novidade no mercado da construção. Porém, pouca gente tem aderido a ideia por, quem sabe, não ter acesso a informações pertinentes sobre este produto.

Dessa forma, vale enfatizarmos a importância do uso em sua obra: Este tipo de tijolo emite menos gases nocivos à natureza, além de sua preparação ser ecologicamente correta. Afinal, é feito a partir de terra e água, apenas!

Além disso, existe outro fator que o torna muito importante e interessante para qualquer construção: O isolamento que o mesmo proporciona. A sua composição é capaz de desencadear um isolamento aconchegante e confortável no interior da construção. Gerando, além de impactos positivos com o cuidado com o ambiente, conforto, praticidade e segurança para quem irá conviver dentro da construção em si.

Possibilidades que podem mudar o mundo!

Pode parecer pequeno e, até mesmo, um pouco sonhador demais buscar materiais sustentáveis para a sua construção. No entanto, se cada um de nós começar exatamente assim, devagar, não tenha dúvidas de que o mundo será um lugar melhor, como um todo!

Afinal, juntos, pela mesma luta, certamente somos mais fortes! E poderemos conquistar um planeta melhor, com menos infrações cometidas por nós e, dessa forma, preparar o mundo para as próximas gerações. Acredite: cada pequena mudança vale à pena! Vamos começar?

Add Comment