Cobertura Verde – O Que é e Quais São os Benefícios

Certamente você já deve ter ouvido falar em cobertura verde, ou então, em telhado verde. Porém, você sabe do que realmente se trata cada uma dessas expressões? E ainda, conhece os grandes benefícios que as mesmas podem proporcionar para a sua obra? Se sua resposta for não para estes questionamentos, te convidamos a seguir em nosso artigo de hoje!

Afinal, quando estamos planejando a nossa construção ou reforma, é sempre importante considerarmos o maior número de possibilidades de acabamentos e revestimentos, por exemplo. E, neste caso, é claro que precisamos pensar na cobertura do nosso prédio ou casa, não é? E, para isso, quanto mais informações tivermos sobre alternativas benéficas para o nosso objetivo, melhor será a nossa escolha.

Dessa forma, conheça a seguir a tão falada cobertura verde e descubra porque ela precisa fazer parte da sua construção a partir de hoje:

 

(Foto: Pinterest)

 

O que é cobertura verde?

A cobertura verde nada mais é do que aquilo que o seu próprio nome já diz: a possibilidade de fazer um telhado a partir do uso de vegetação como material. Ou seja, é proporcionar a construção de um verdadeiro jardim, com vegetação, flores e árvores em cima da sua construção.

É trazer um pouco da natureza para as construções do cotidiano, proporcionando uma nova maneira de enxergar os edifícios que vemos todos os dias. As vantagens são grandes e evidentes, e a destacamos no tópico a seguir:

Benefícios do uso da cobertura verde

A cobertura verde pode proporcionar diversos benefícios para os edifícios e lares que se engajam nesta opção. Dessa forma, destacamos as principais vantagens para que você descubra porque o telhado verde é, e sempre será, uma boa opção:

Ecologicamente correto

Nem precisamos dizer o quanto a cobertura verde pode ser ecologicamente correta. Afinal, pare e pense: a cada dia que passa, nos deparamos com mais e mais construções, mais e mais “modernidade” e assim, a natureza vem sendo deixada de lado.

Passamos a viver em um mundo onde apenas o material (de concreto e cimento) está valendo alguma coisa. Mas, será que esse é o melhor caminho? Sabemos que a resposta é não.

E é exatamente isso que o telhado verde vem nos proporcionar: um ambiente onde possamos entrar em contato com a natureza, mesmo nas grandes cidades! Assim passamos a valorizar o ambiente natural e, dessa forma, é possível que até mesmo a nossa saúde melhore.

Proporciona novas áreas verdes

Obviamente, proporcionar novas áreas verdes é um dos pontos cruciais do uso da cobertura verde. Essas novas áreas trarão novos ares e novas possibilidades para o nosso dia a dia, deixando a vida mais aconchegante e leve com o toque da natureza.

Aumenta o conforto acústico

Você sabia que, todas aquelas construções de cimento e madeira proporcionam uma piora na acústica da cidade? Isso mesmo! As buzinas, as pessoas conversando, o barulho do salto de uma mulher na calçada, enfim… Tudo fica enaltecido por não haver uma boa circulação do som no ambiente.

E é exatamente isso que a cobertura verde proporciona: uma acústica bem mais confortável e relaxante para quem convive perto da natureza. O som dos carros parecem se dissipar de maneira mais equilibrada, eliminando o excesso de barulho dentro de casa.

Equilibra a temperatura da construção

Outro fator que somente quem vive em grandes edifícios nas grandes cidades, reconhece como verdade é a temperatura elevada nas construções. E, quando estamos no verão, acabamos buscando o ar condicionado como a única opção capaz de equilibrar a temperatura. Como consequência, maiores contas de energia e maiores impactos ambientais.

Em contrapartida, no inverno, também nos deparamos com a falta de equilíbrio na temperatura. A consequência? Um maior uso de aquecedores, causando os mesmos impactos que o ar condicionado.

A boa notícia é que a cobertura verde poderá diminuir, expressivamente, todos esses problemas. Isso porque a natureza em si tem a capacidade de manter a temperatura mais amena e agradável para a sobrevivência de todas as espécies. Logo, proporciona uma cobertura que inibe o excesso de temperatura, seja ela quente ou fria.

Aumenta a umidade presente no ar

Por fim, outro grande fator envolvido como benefício da cobertura verde é o poder de aumentar a umidade do ar. E sabemos que a poluição nas grandes cidades pode deixar o ar pesado, seco, e causar desconfortos respiratórios, além de doenças.

As árvores e as vegetações, contudo, são responsáveis por esse equilíbrio na umidade. Dessa forma, o ambiente entorno da construção com telhado verde ficará mais confortável e muito mais saudável.

 

 

cobertura verde

(Foto: Pinterest)

 

Agora que você já conheceu todos os benefícios e o que é a cobertura verde, é hora de se engajar na produção e trazer esta oportunidade para a sua construção. Invista no bem estar seu e do nosso planeta! As futuras gerações agradecem.

No Responses

Add Comment