Preço m2 laje mão de obra – O que considerar no orçamento e dicas para contratar

O preço m2 laje mão de obra é um ponto bem importante para quem está montando o orçamento para obra. Principalmente porque esse tipo de construção demanda um cuidado especial. Não é qualquer profissional que sabe construir uma laje. E também existem diferentes modelos para se conhecer.

De modo geral, para construção de uma laje você vai precisar contratar um engenheiro para fazer o projeto. Depois será preciso contratar os serviços de um pedreiro ou equipe especializada no serviço. Dependendo do tamanho da obra, será necessário contratar uma empreiteira para executar o serviço.

Portanto, se você tem dúvidas sobre o preço m2 laje mão de obra, descubra aqui neste post o valor aproximado e dicas na hora de contratar o serviço.

Preço m2 laje mão de obra – Descubra quanto custa construir uma 

Preço m2 laje mão de obra

Muitas questões estão relacionadas ao preço m² laje mão de obra. Entre elas está a região onde será executada a obra, metragem total do serviço e tipo de laje que será construída. Os pedreiros costumam cobrar de 15 a 30 reais o m² do serviço, sendo que muitas vezes será preciso incluir outros profissionais neste orçamento. 

Entre os profissionais necessitados para construção da laje estão o eletricista e o encanador, responsáveis pelas instalações essenciais na obra. De modo geral, os eletricistas e encanadores costumam cobrar aproximadamente 15 reais a hora, podendo ser orçado por empreitada do início ao fim do serviço.

Antes de fechar qualquer orçamento, certifique-se que o profissional é qualificado para o serviço e saiba executar a obra com segurança. 

Veja o que considerar no orçamento da laje

Existem fatores que interferem no valor final da obra. Por isso, veja o que considerar no orçamento da laje para sua casa.

Avalie o tipo de laje 

Um dos principais fatores a se considerar na construção de lajes é o tipo de material que será usado no serviço. Muitas construções deste estilo necessitam de materiais especiais e acabamentos que contribuem para sua qualidade/segurança.

Os materiais utilizados na laje também afetam o orçamento. Inclusive, alguns tipos de laje também demandam um olhar profissional mais apurado.

Um dos modelos mais tradicionais de laje é a inloco, construída no próprio canteiro de obra. Esse modelo de laje é construído a partir de toda uma estrutura de malha ferro, vigas de sustentação e concreto. É preciso usar madeira de caixaria, ferragem e massa para deixar tudo bem preso para segurança da laje.

Outro modelo de laje é o pré-moldado, onde as peças da laje já estão todas prontas da fábrica de pré-moldado. Chegando no canteiro de obra, o pedreiro precisa encaixar os pré-moldados e fazer o acabamento necessário. Geralmente, essa segunda opção de laje costuma ser mais barata por causa das ferragens que já vem interligadas a placa com a viga.

Preço m2 laje mão de obra

Lista dos materiais para construção da laje 

Outro ponto que afeta no orçamento da laje é a lista de materiais usada na construção, que vão além das ferragens, bloco de cerâmica e concreto. É preciso investir em materiais para isolamento acústico e também o térmico, todos com ótima qualidade para sustentação e qualidade da laje.

A escolha por materiais mais baratos nem sempre condiz com a qualidade da obra. Por isso, considere a orientação de um profissional qualificado para a construção da laje na sua obra.

Tamanho da laje a ser construída

O tamanho da laje a ser construída interfere no valor do orçamento, sem dúvidas. Quanto maior for a cobertura da obra, mais caro será o orçamento de materiais e preço m² laje mão de obra. Isso inclui também o trabalho com a mão de obra que pode demandar algumas especificações e conhecimento de profissionais que vão além do pedreiro.

Aqui se considera também os serviços de encanadores e eletricistas, já que muitas lajes são construídas e projetadas para segundo piso.

Preço m2 laje mão de obra

Considere os acabamentos da laje

Para ir além do básico que é a construção da parte bruta da laje, considere os acabamentos da laje que podem encarecer ou não a sua obra. No caso de laje para segundo piso, você terá que fazer toda a instalação de esgoto, instalações para parte elétrica com ponto de luz e demais gastos adicionais com a sua obra.

Orçamento para mão de obra

Dependendo do tipo de estrutura, você precisa considerar o orçamento para mão de obra, levantando todos os detalhes para construção do espaço. Considere uma empreiteira que presta o serviço completo ou trabalhe com profissionais autônomos para executar serviços pontuais.

Além do pedreiro, encanador e eletricista, para o acabamento da laje outros profissionais também podem ser necessários, como o gesseiro e o pintor.

Preço m2 laje mão de obra

Dicas para contratar o serviço de mão de obra

Se você quer fazer a melhor escolha para o preço m² laje mão de obra, veja algumas dicas para contratar o serviço de mão de obra para executar o seu projeto.

Faça alguns orçamentos de mão de obra 

Para conseguir o melhor preço m² laje mão de obra é preciso fazer alguns orçamentos. O indicado é no mínimo 3 e avaliar quais as possibilidades de fechar negócio. Além do preço, peça para a empresa passar o prazo de conclusão e as formas de pagamento que podem ajudar na decisão. 

Considere o preço m² laje mão de obra 

Outro ponto é considerar se o preço do m² de mão de obra está dentro da média de mercado, incluindo adicionais que possam ocorrer. Para saber se os valores batem, a dica é pesquisar no site da Caixa Econômica Federal a parte do Sinapi que avalia a média do preço de mão de obra dos profissionais no Brasil em conjunto com o IBGE.

Especifique todo o serviço que será prestado

Antes de fechar qualquer negócio, solicite ao contratado que especifique todo o serviço que será prestado, colocando no papel todas as etapas. É importante também que os materiais também sejam colocados nesta lista, assim você já sabe o preço m² laje mão de obra e a média de gastos com materiais em todas as etapas da obra.

Se este artigo lhe foi útil, compartilhe com mais um amigo. E se você tiver mais alguma dúvida, deixe nos comentários!

Leia também:

1 comentário

  • quanto custa uma diaria de um pedreiro

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.