Bloco cerâmico ou concreto? Qual o melhor?

Você conhece a diferença entre bloco cerâmico ou concreto? Esses dois materiais são muito usados nas obras residenciais e comerciais. Principalmente na construção de paredes e muros. Cada um desses modelos possuem características, vantagens e desvantagens que agregam à melhor escolha para sua obra. 

Portanto, se você tem dúvidas das diferenças e qual o melhor bloco cerâmico ou concreto, continue a leitura deste artigo para saber mais sobre esse material.

Bloco cerâmico ou concreto – Conheça as diferenças

Bloco cerâmico ou concreto

O bloco cerâmico ou concreto possuem suas particularidades. Enquanto um deles tem leveza e boa acústica, o outro é mais resistente. Porém, cada um desses elementos são indispensáveis para sua obra.

Depois, veja também o que é bloco estrutural de barro.

Bloco de cerâmica

O bloco de cerâmica, ou cerâmico, como também é conhecido, contribui ativamente para sua obra. Ele é um modelo mais leve e possui uma ótima acústica. Por isso é mais indicado para levantar paredes. Além disso, a cerâmica é um material térmico excelente, colaborando ainda mais em vantagens para as construções de estruturas de casas de alvenaria.

Um dos pontos altos do bloco de cerâmica é que ele possui variados modelos, inclusive, é um dos materiais mais baratos para construção de paredes comparado a outros tipos de insumos da mesma categoria.

No quesito manuseio e transporte de materiais para sua obra, o bloco cerâmico é mais leve, podendo ser descarregado mais rapidamente que o bloco de concreto. O impacto ambiental do bloco de cerâmica é uma questão a se considerar, ele emite menos CO2 e absorve menos água, o que garante uma maior produtividade.

Fabricação bloco cerâmico

Na fabricação do bloco cerâmico podem ser utilizados dois tipos de argilas: preta ou vermelha. Esses insumos devem ser extraídos de jazidas minerais legalizadas que respeitam todos os cuidados com o meio ambiente.

Primeiro as amostras de argila são analisadas em laboratório, onde passam por ensaios químicos e físicos. Depois elas são levadas à fábrica de blocos cerâmicos e permanecem por um período até que estejam prontas para a confecção dos blocos de cerâmica.

Bloco cerâmico ou concreto

Bloco de concreto

Já o bloco de concreto é mais resistente que o cerâmico e seu desperdício é bem menor por causa do material mais durável. Em questão de economia de argamassa, esse insumo necessita de uma menor quantidade de massa durante o assentamento e camadas mais finas na etapa do reboco da sua obra.

Esse modelo de bloco é mais indicado para construção de apartamentos (até 25 andares) e casas de vários andares. Ele garante maior agilidade para obras grandes e suporta bastante peso sem o auxílio de vigas e pilares de sustentação.

Sua durabilidade também promove maior segurança na construção de paredes estruturais. No caso de paredes de vedação, o bloco de concreto é ideal para edifícios de qualquer altura. Comparado ao bloco cerâmico, o modelo de concreto é duas vezes mais pesado, mesmo possuindo medida padrão igual.

Fabricação do bloco de concreto

A fabricação do bloco de concreto passa por várias etapas. Primeiro, é preparada a mistura com matéria-prima, água, cimento e agregados, como por exemplo, areia, pó de pedra ou pedriscos em geral. Depois é misturado uma espécie de “farofa” para produção da massa. Após essa etapa, o bloco de concreto passa por um equipamento onde é prensado. 

O processo de cura é a última etapa da fabricação de blocos de concreto, sendo indispensável para sua resistência e bloqueio de perdas significantes de água.

Vantagens e desvantagens do bloco de cerâmico e concreto

Bloco cerâmico ou concreto

Depois de conhecer as diferenças e funções do bloco cerâmico ou concreto, veja quais são as principais vantagens e desvantagens desses materiais indispensáveis para a sua construção.  

Vantagens e desvantagens do bloco cerâmico

Uma das principais vantagens do bloco cerâmico é a rapidez para sua obra, isso inclui tanto a entrega e manutenção no canteiro de obra. O assentamento será mais rápido, visto que esse elemento possui uma certa leveza para manuseio.

No quesito economia, saiba que o bloco de cerâmica é mais econômico, sendo 30% mais barato no custo final da obra comparado ao bloco de concreto. E para umidade do ambiente, a cerâmica é um excelente bloqueador.

É indicado para parede interna, ideal para separar ambientes por causa da sua ótima acústica e térmica. 

Uma das grandes desvantagens do bloco cerâmico é que ele é mais frágil e pode se quebrar com mais facilidade na hora da construção. Também necessita de mais argamassa, comparado ao bloco de concreto.

Vantagens e desvantagens do bloco de concreto

A primeira vantagem do bloco de concreto é sua durabilidade. Ele é mais pesado e bruto, ideal para construção de estruturas resistentes como os projetos residenciais, galpões e muros externos

Por causa do formato poroso e peso, os blocos de concreto exigem menos camadas de reboco e argamassa. Sendo assim, trazem maiores economias para as etapas de acabamento e assentamento da estrutura.

Algumas desvantagens comparadas ao bloco cerâmico são observadas nesse caso, como por exemplo, a baixa acústica, impermeabilização e acabamento externo. Portanto, uma dica para paredes externas é apostar na tinta acrílica para o acabamento.

Outra desvantagem é que o bloco de concreto é mais pesado do que o cerâmico, trazendo mais dificuldades na hora de transportar no canteiro de obra. No entanto, por causa do seu tamanho, a agilidade é um fator positivo a se considerar.

Bloco cerâmico ou concreto

Bloco cerâmico ou concreto, qual o melhor?

Mas afinal, qual é o melhor: O bloco cerâmico ou o concreto?  A resposta para essa pergunta vai depender da funcionalidade do material. 

Como vimos, os dois tipos de blocos são essenciais para construção de estruturas e vedação (fechamento das paredes). O bloco cerâmico é mais indicado para ambientes externos que exigem uma boa termoacústica. 

Já na construção de estruturas de alvenaria, o bloco de concreto possui suas vantagens, principalmente para edifícios residenciais, muros e galpões industriais.

O preço do produto também é uma condição a ser avaliada, por isso, saiba como calcular corretamente a quantidade de materiais que irá utilizar na obra. Como vimos, o bloco de cerâmica e de concreto possuem tamanhos e pesagem diferentes que devem ser considerados.

É bem importante que você analise todas as vantagens e desvantagens do bloco cerâmico ou concreto, bem como, avaliar a qualidade da empresa que fabrica esse tipo de elemento indispensável para construção.

Leia também:

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.