O que é Permeabilidade? Como funciona?

Em épocas de chuva, como nos períodos de início e fim de ano, vemos diversas notícias a respeito de inundações e tragédias causadas pelo acúmulo de grandes quantidades de água, situações que têm, entre as principais causas, a baixa permeabilidade do solo.

Permeabilidade do solo

O que é Permeabilidade? Como funciona? (Foto: Pixabay)

Com as cidades cada vez mais ocupadas e lotadas de construções, o concreto tem tomado conta de todos os cantos, fazendo as áreas verdes desaparecerem. Com isso, a água da chuva que deveria ser absorvida naturalmente pelo solo, acaba sem ter para onde ir, enchendo os sistemas de coleta pluvial e os rios, até que eles transbordem.

Diante dessa situação, quem trabalha com construção civil precisa ficar atento ao conceito de permeabilidade, para que realize as obras seguindo as recomendações dos órgãos competentes, contribuindo para um melhor aproveitamento do solo e para evitar problemas com inundações.

O que é permeabilidade do solo?

Se você ainda não sabe o que é permeabilidade, trata-se de uma propriedade do solo que permite à água passar por ele através de pequenos espaços, que podem ser maiores ou menores, de acordo com o tipo de solo.

Solos mais granulares, como o arenoso, por exemplo, têm uma maior permeabilidade, possibilitando à água escoar por ele com muito mais facilidade, por causa do alto grau de porosidade desse terreno.

Solo impermeável

O concreto tem tornado o solo cada vez mais impermeável (Foto: Pixabay)

Já nos solos mais finos, como o argiloso, acontece justamente o contrário. Em terrenos desse tipo, que têm baixa permeabilidade, a água encontra muito mais dificuldade para atravessar a terra, uma vez que não há a mesma quantidade de espaços vazios encontrados nos solos granulares.

Além das características naturais, que fazem com que os terrenos se tornem mais ou menos permeáveis, a ocupação desordenada do solo, marcada pelo concreto no lugar da terra, também contribui para a alta impermeabilidade do solo, propiciando os problemas causados pela chuva.

Como ela funciona?

Conhecendo esse importante conceito, é possível tornar as cidades mais permeáveis, ao fazer pequenas mudanças nos processos de construção, como deixar algumas áreas sem cimento no terreno, facilitando a absorção de água pelo solo.

Quintais com grandes áreas verdes, fachadas com jardins e calçadas com canteiro gramado são algumas das soluções mais simples. E há também as alternativas mais profissionais, como o uso de pavimentação permeável e a construção de áreas rebaixadas, que facilitam o escoamento da água da chuva.

Ainda levando em conta o funcionamento da permeabilidade, outra opção interessante é a construção de barragens em solos menos permeáveis, para ajudar a conter o fluxo de água e evitar uma série de problemas.

Solo permeável

Versões mais modernas de asfalto já são permeáveis (Foto: Reprodução internet)

Taxa de permeabilidade do solo

Em muitas cidades, as prefeituras já exigem que cada construção reserve uma área permeável no lote, de preferência com vegetação, melhorando a capacidade de absorção da água pelo solo.

Se a taxa de permeabilidade exigida pela prefeitura for de 10%, por exemplo, um terreno de 200m² precisa ter, no mínimo, 20m² de solo permeável.

É preciso ficar atento à legislação do seu município antes de dar início à obra, para verificar a taxa mínima exigida pela prefeitura. Assim, você contribui para evitar enchentes e também elimina os riscos de ser multado.

Add Comment