Madeira Aparelhada para Telhado: O que é, como funciona

Madeira aparelhada para telhado, você sabe o que é? Este é um tipo de madeira muito comum nas madeireiras de todo país. Entretanto, nem sempre é fácil entender a diferença entre ela e uma madeira comum. Acompanhe o texto para entender tudo e tirar suas dúvidas.

Madeira aparelhada para telhado

A madeira aparelhada para telhado nada mais é do que um estilo de madeira específico para algumas ocasiões. Se você estiver planejando a reforma e fazendo orçamento de materiais de construção, seja online ou mesmo na loja física, é comum surgir uma série de dúvidas. E se você for leigo no assunto, ainda mais complicações podem surgir. Portanto, nossa primeira dica é: entenda um pouco sobre cada material. E para isso, contrate um profissional para ajudar a fazer as medições necessárias e ter uma base mais sólida.

Uma destas complicações é justamente o tipo da madeira. Cada região ou setor da construção ou reforma da sua casa, precisa receber um tratamento exclusivo e dedicado. Ou seja, o mesmo material que você for usar em um ambiente externo, talvez não seja recomendado usar em ambiente externo. E o mesmo vale ao contrário. E justamente neste quesito que a madeira aparelhada acaba entrando. Acompanhe para entender.

madeira aparelhada para telhado

O que é

Conforme mencionamos anteriormente, cada espaço irá receber um tratamento específico conforme a planta da casa. E isto é válido também para o tipo da madeira. Neste caso, podemos dividir a madeira em dois grupos muito básicos: madeira comum e madeira aparelhada. A madeira aparelhada, no caso, é produzida com acabamentos muito melhores, mais finos e lisos. Já a madeira comum, recebe apenas um tratamento rústico.

Ou seja, a madeira aparelhada é ótima para receber acabamentos internos e externos que precisem de verniz. Além de que ela é indicada para locais em que o acabamento será na própria madeira, como varandas, áreas de lazer, espaços abertos, etc.

Como funciona

Como funciona a madeira aparelhada? Basicamente ela é um tipo de madeira que recebe um acabamento mais generoso ainda lá na madeireira. Por isso é importante você ter em mente como será o seu projeto. Pois desta forma facilitará e muito o processo de escolha. Desta forma, podemos entender que locais mais finos devem receber este tipo de madeira que é lixada e corrigida antes de ser vendida.

Uma madeira comum, como por exemplo a madeira que vai abaixo do telhado, geralmente não recebe nenhum tipo de acabamento, pois ela não será vista. Ou seja, os nós, imperfeições, buracos e farpas continuarão presentes. E você deve estar ciente disso.

Onde usar a madeira aparelhada?

A madeira aparelhada para telhado pode ser usada em uma série de locais. A sua criatividade é quem vai conduzir isso e claro o projeto arquitetônico. No entanto, você poderá utilizar em:

  • Áreas abertas;
  • Garagens;
  • Áreas de lazer;
  • Áreas de festa;
  • Quiosques;
  • Telhado da sua varanda;
  • Locais em que a madeira seja valorizada pela sua beleza;

Escolha a madeira que for mais viável para sua obra

Você deverá escolher a madeira que for mais viável para a sua obra. Ou seja, aquela que estiver de acordo com seus padrões financeiros e gostos visuais. Não existe uma regra básica para a utilização da madeira aparelhada, mas o indicado é que você otimize recursos com madeiras mais simples caso elas não fiquem expostas. Bom trabalho!

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.