Como Fazer Parede de Lousa – Cuidados, Dicas e Fotos

Saber como fazer parede de lousa pode ser uma alternativa muito interessante para quem está pensando em inovar na decoração. Seja para dar aquela repaginada em qualquer ambiente, ou até mesmo para se divertir desenhando, essa tendência nunca sai de moda, e está presente em milhares de lares por aí.

Portanto, nós que somos apaixonados por decoração e novidades, fizemos este artigo pensando em você que está disposto a transformar aquele cômodo esquecido em sua casa. Para isso, criamos um guia com dicas, passo a passo de como fazer e como cuidar da sua parede de lousa.

Para isso, te convidamos a seguir em nosso guia abaixo e assim ficar por dentro deste assunto. Acompanhe as informações:

 

(Foto: Pinterest)

 

Como fazer parede de lousa

Abaixo lhe explicaremos como fazer uma parede de lousa incrível em sua casa. Acompanhe o nosso guia e desfrute de uma decoração linda no seu lar:

A importância da massa corrida

Primeiramente, é muito importante que a sua parede esteja com massa corrida. Pois somente assim você poderá, de fato, fazer a sua parede de lousa. Portanto, aplique uma camada de massa corrida fina, fazendo o alisamento necessário.

A tinta da cor que desejar

Com a parede preparada, você poderá pintá-la da cor que desejar. Isso mesmo! Pois engana-se quem pesa que para fazer uma parede de lousa necessariamente você precisará pintar de preto ou verde escuro. Não! Existem diversas alternativas, atualmente, no mercado. Sua parede poderá ser roxa, verde, amarela, azul… Enfim! Poderá ser da cor que você quiser, e que mais combine com o ambiente em questão.

 

(Foto: Pinterest)

 

Aproveitando a sua parede

Com a massa corrida seca, e com as duas demãos de tinta, você já poderá aproveitar a sua parede. Portanto, desenhe, crie frases, elabore uma decoração diferente. Use giz colorido para deixar tudo ainda mais bonito e interessante. E, quando “enjoar”, é só apagar e fazer de novo!

Cuidados com a parede de lousa

Agora que você já pôde aprender a fazer a sua parede de lousa, é hora de conhecer os cuidados necessários para não haver erro na hora de compor a sua decoração. Acompanhe a seguir:

A tinta certa

Primeiramente, é imprescindível que você escolha a tinta certa. Sim! Pois há quem acredite que qualquer tinta pode ser utilizada para dar o acabamento de lousa. Mas não é bem assim. A maioria das marcas de tinta apresenta coleções específicas para esta finalidade.

Porém, se você não encontrar nenhum opção nas lojas de materiais de construção perto de você, uma opção é utilizar tintas acrílicas foscas. Elas também ajudam a quebrar o galho e, se a parede tiver a preparação certa, irão suprir as suas necessidades.

A parede precisa estar lisinha

O segundo cuidado que você precisa ter é com relação à parede estar realmente lisa. Pois vemos muitos tutoriais e dicas na internet que não contam com a possibilidade de alisar a parede antes. Passam informações errôneas, como se fosse apenas pintar a parede com a cor escura e pronto. Mas, não é bem assim…

Como estamos falando de lousa para giz, fica difícil aproveitar uma parede com uma textura um pouco áspera, não é? Pois você acabará “gastando” muito mais giz na hora de desenhar e escrever. Mas, além desse gasto, você ainda poderá manchar frequentemente a sua lousa, o que se tornará um problemão na hora de limpar.

 

(Foto: Pinterest)

 

Portanto, antes de pintar a sua parede, é muito importante que você utilize um pano de algodão, tipo aquelas “fraldas” de bebê, para fazer um teste. Se você conseguir alisar e limpar a parede com o pano, sem problema algum, você poderá sim pintar, pois ela já estará pronta. Porém, se o pano “grudar” nos pontos ásperos, é que ainda não está no ponto certo.

Limpeza regular

Com o passar do tempo, a sua parede começará a acumular, querendo ou não, giz. Com isso, você pode se deparar com aquelas temidas manchinhas na lousa, que a deixarão esteticamente comprometida. Portanto, um dos cuidados necessários para evitar este problema, é a limpeza regular.

Para isso, basta você misturar 1 parte de detergente de louça para 3 partes de água, misturando bem. Em seguida, utilize uma esponja comum e com o lado amarelo esfregue bem o seu quadro. Depois, utilize um borrifador para retirar a espuma, e seque bem com um pano macio. Pronto! Fazendo esta limpeza mensal ou bimestral, certamente a sua parede de lousa estará sempre bonita.

Pode ser que suje o seu chão

É preciso pensar também nos pontos negativos de se ter uma parede de lousa. Por exemplo, é possível que o seu chão fique bastante sujo. Portanto, se o chão do cômodo que você pretende fazer a lousa for escuro, você terá o trabalho de limpar o pó de giz constantemente.

Por esse motivo, procure ou fazer a sua lousa em um ambiente de piso claro, ou então, colocar algum tapete que combine com a decoração e evite que muito pó de giz se levante.

 

(Foto: Pinterest)

 

Utilize em ambientes mais iluminados

Por fim, a nossa última dica é com relação à iluminação. Se você optar pela parede de lousa verde escura, ou então, preta, você precisa se atentar a iluminação do ambiente. Afinal, se for em um quarto com pouca luz, pode ser que a parede escura deixe o ambiente ainda mais carregado. E, como consequência, a decoração ficará comprometida.

Portanto, em ambientes pouco iluminados, utilize a opção de cores claras. Em ambientes com uma boa iluminação, de preferência natural, não hesite em utilizar as cores clássicas para lousa. Assim não haverá erro!

Agora é só desenhar e aproveitar!

Pronto! Agora que você já sabe como fazer e quais são os cuidados necessários com a sua lousa, é hora de aproveitar e desenhar muito! Afinal, esta decoração pode ainda se tornar uma atividade muito relaxante, para você e toda a sua família. Aposte nesta alternativa, pois basta você mudar a frase ou o desenho para deixar o ambiente sempre renovado e alegre. Só não se esqueça de nos contar sobre como foi a sua experiência. Boa decoração para você!

Add Comment