Decoração Provençal – O Que é, Características, Como Aderir e Inspirações

Se você está pensando em construir ou reformar, muito possivelmente deve estar pesquisando sobre como decorar e, em meio a isso, pode ter se deparado com a decoração provençal. Mas, assim como ocorre com as outras formas de decorar, talvez você não saiba, ao certo, como funciona este estilo. Ou então, até tem uma ideia, mas ainda tem muitas dúvidas de como montar a sua casa baseando-se nesse contexto.

Desse modo, criamos este artigo de hoje para te ajudar, com um tipo de roteiro, para que o resultado da sua decoração provençal seja o mais fidedigno possível. Traremos dicas, informações e muitas inspirações para você. Acompanhe a seguir e descubra como deixar a sua casa linda com este estilo tão incrível!

 

Beleza, sofisticação e leveza. A decoração provençal certamente irá ganhar o seu coração e o seu gosto! Perfeita para quem gosta de uma decoração mais leve e romântica. (Foto: Pinterest)

 

O que é a decoração provençal?

Este estilo decorativo surgiu no sul da França, no Século XVI. Dando as caras na cidade de Provença, esta técnica, em linhas gerais, sempre buscou trazer a exuberância e a beleza dos grandes palácios da região, para dentro da casa dos camponeses. Desse modo, foi criada a partir de uma linha mais elegante, romântica e rústica ao mesmo tempo, com o intuito de fazer com que o seu lar fique igual a um castelo de verdade.

Quais são as características da decoração provençal?

Em linhas gerais, a decoração estilo provençal apresenta características como delicadeza, romantismo, rústico, móveis envelhecidos, etc. Entretanto, podemos enxergar mais a fundo cada um desses detalhes, a fim de conhecer melhor as características do movimento. Veja:

Romance e rústico ao mesmo tempo

O romance é, sem dúvidas, o ponto mais alto da decoração. A renda proporciona essa sensação, além das cores mais clarinhas e da iluminação impecável. Em contrapartida, nos deparamos com traços mais fortes e rudes, em algumas peças, carregando consigo a beleza da decoração rústica, ao mesmo tempo.

Flores

E como poderíamos destacar a beleza do romance, se não falarmos da beleza das flores, não é mesmo? Pois é! As flores são feitas de destaque na decoração provençal, aparecendo desde em pequenos detalhes, até em grandes quantidades: a partir de arranjos; Papéis de parede; Vasos decorados; Toalhas; etc.

Tons claros

Os tons mais utilizados no estilo são os clarinhos, como os pastéis. A luminosidade faz parte do estilo, destacando a delicadeza e a claridade que os tons mais levinhos proporcionam. Deixando, desse modo, o ambiente mais amplo, aconchegante e muito elegante.

Objetos delicados

Objetos delicados é regra na decoração. Portanto, não hesite ao complementar a sua casa com vasinhos pequenos, caixinhas decoradas, baús, toalhinhas de renda, luminárias fofas. Enfim! A delicadeza precisa aparecer na maior parte do espaço, a partir de pequenos detalhes na peça. A pérola, a renda e o cetim são ótimos complementos para qualquer peça decorativa. Lhe dando, dessa forma, margem para você mesma fazer a sua decoração, com os itens que você já tem em casa.

A presença da madeira

Em contrapartida com todos os elementos românticos e decorados, temos o toque rústico do estilo provençal que mencionamos anteriormente. Neste caso, portanto, os itens de madeira precisam ser destacados no ambiente. Pode ser a partir de mesas, balcões ou prateleiras. Bem como o assoalho e até mesmo os forros podem dar margem ao aparecimento da madeira.

Os móveis envelhecidos

Como estamos falando de uma decoração do Século XVI, é quase impossível não se depararmos com este ponto importante, não é mesmo? Afinal, naquela época, os móveis apresentam características únicas, cheios de detalhes, em sua maioria, feitos à mão.

Portanto, esta é, sem dúvidas, mais uma regra do movimento! Você precisa incluir, na sua lista de compras para decorar a casa, itens que sejam realmente antigos – ou com um aspecto envelhecido muito convincente.

 

Transformar móveis antigos em peças únicas e incríveis para qualquer ambiente é um passo deste estilo de decoração. Além de permitir que você possa, dessa forma, reaproveitar aquela peça antiga que você já tem em sua casa, mas, por algum motivo, estava esquecida. (Foto: Pinterest)

 

A sofisticação em peças chaves

Por fim, proporcione sofisticação a partir de peças bem específicas, como no caso de abajur, lustres pendentes e itens de cristal. O efeito dessas peças é o de deixar o ambiente ainda mais rico, iluminado e elegante. Mantendo toda aquela sofisticação dos palácios da época.

Como aderir a decoração provençal?

Agora que você já conheceu todas as características principais da decoração provençal, deve estar se perguntando por onde começar a sua organização, certo? Tudo bem! Nós temos algumas considerações para lhe ajudar neste processo de transição. Acompanhe a seguir e vamos lá!

Móveis antigos

Primeiramente, uma das maiores regras do movimento: a utilização de móveis antigos. Para isso, você pode adquirir novos móveis ou então, proporcionar o acabamento mais envelhecido para os que você já tem. Trazendo, dessa forma, a antiguidade para dentro da sua casa.

Tons pasteis para móveis e paredes

Quando você for reformar ou adquirir novos móveis, lembre-se que a paleta de cores do movimento é diferente de muitos outros: os tons precisam ser clarinhos em tonalidades pastéis. Podendo, dessa forma, abusar do azul, do rosa e do amarelo na hora de compor qualquer ambiente da sua casa. Porém, vale fazermos um adendo: a preferência é que os móveis contem com essas cores, enquanto na parede predomine o branco.

 

Como estamos falando de um movimento mais romântico, é importante que possamos investir em tonalidades leves e clarinhas, deixando tudo ainda mais “fofo” e bonito. Aposte em detalhes com flores e cores levinhas para acertar em qualquer ambiente de sua casa. (Foto: Pinterest)

 

Vasos com flores românticas

As flores não podem faltar, é verdade! Portanto, invista em vasos com flores e laços que deixem a sua casa ainda mais romântica. Pode ser vaso médio, grande ou pequeno, dependendo do ambiente em questão. Além disso, você pode investir em vaso para a mesa da sala, da cozinha, ou até para prateleiras. Ou então, que tal arranjos maiores no chão, em pontos estratégicos? O resultado é incrível!

Paredes listradas? Sim!

Alguns ambientes podem contar com paredes listradas, para ter ainda mais charme e beleza a sua decoração. Desde que, obviamente, você não deixe de seguir a linha de cores do movimento. Assim você proporcionará um acabamento ainda mais romântico e lindo para a sua casa.

Lustres que trazem sofisticação e beleza

Lembre-se de investir em lustres pendentes que tragam beleza e sofisticação para a sua sala, por exemplo. Quanto mais elaborado e repleto de cristais pendentes, melhor será o resultado. Porém, não se esqueça de considerar o tamanho da sua sala, para não exagerar no tamanho do seu lustre.

Espelhos com molduras diferentes

Sabe aqueles espelhos, cheio de molduras diferentes que parecem serem feitas à mão? Pois é! Estes espelhos são sempre uma ótima pedida quando falamos de estilos decorativos mais sofisticados e românticos. Porém, diferente dos outros movimentos, no caso da decoração provençal, as cores deverão ser mais discretas e leves. Você até pode aproveitar uma moldura com um toque de dourado ou prata, mas nada além disso.

Desse modo, você ainda estará proporcionando luminosidade para o ambiente, além de deixá-lo, dessa forma, mais amplo.

Iluminação natural

A iluminação natural é outro ponto forte que precisa ser valorizado nessa decoração. Invista em cortinas mais leves, que permitam a entrada da luz solar. Além disso, janelas imensas e portas grandes também fazem parte deste modelo. Aposte neste ponto e deixe a sua decoração ainda mais completa!

Inspirações de decoração provençal

Agora que você já conheceu todos os pontos da decoração provençal, é hora de conhecer alguns modelos de casa já decoradas. A partir disso, você poderá decorar a sua casa a partir de um modelo pré-definido e pré-pensado, a fim de trazer o resultado que você tanto espera. Portanto, não deixe de acompanhar as inspirações abaixo, que trouxemos para você. Acompanhe:

 

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

(Foto: Pinterest)

 

Vamos decorar?

Pronto! Agora você já aprendeu tudo sobre a decoração de estilo provençal e já pode conhecer algumas inspirações incríveis. O que lhe resta? Isso mesmo, a parte mais divertida! Decorar! Vamos decorar a sua casa com este estilo único, trazendo beleza, romantismo e elegância para a sua casa? Então mãos à obra! Depois é só você nos contar, nos comentários, como foi a sua experiência e o que você achou deste estilo. Boa decoração para você!

Add Comment