Concreto Armado | Características | Tipos de Concreto Armado

concreto armado, em linhas gerais, trata-se de um tipo de estrutura que é feita com barras de aço, com o objetivo de aumentar a resistência dos esforços de tração do concreto. Além disso, ele conta com outras características específicas que o fazem uma opção muito utilizada nos mais diversos tipos de construções.

Se você está pensando em utilizar este tipo de suporte para a sua obra, então não deixe de acompanhar o nosso artigo de hoje! Aprenda tudo o que você precisa saber sobre o concreto armado no conteúdo abaixo.

 

concreto armado

 

O que é concreto armado?

Como já mencionamos o concreto armado é uma estrutura feita a partir do uso de barras de aços, em vigas e pilares. A dimensão destes aços precisam seguir as normas vigentes dos órgãos reguladores. Caso contrário, a obra poderá ser interrompida, em caso de fiscalização, ou poderá desencadear graves efeitos colaterais na estrutura, mais tarde.

Desse modo, o planejamento de um projeto de estrutura em concreto tipo armado precisa ser realizado por engenheiros que sejam especializados em cálculo estrutural. Isto é, um acompanhamento profissional de calculistas é essencial para o dimensionamento da bitola do aço a ser utilizado, além de considerar todos os elementos que irão compor a estrutura como um todo.

Dentre os elementos mais utilizados, podemos destacar as lajes nervurada, as vigas, os pilares, as sapatas, etc. Assim o especialista irá determinar a resistência que o concreto apresenta nestes elementos, e poderá concluir o espaçamento entre cada barra de aço ali posta.

É importante salientar que o concreto do tipo armado não é recomendado para toda e qualquer estrutura. Isto é, ele possui características específicas e singulares, fazendo com que este tipo de obra seja mais interessante em alguns casos específicos. Para saber mais, continue lendo o nosso artigo.

 

 

Características do concreto armado

Quanto as características deste tipo de concreto, resolvemos fazer uma lista de vantagens e desvantagens do seu uso. Assim você poderá ter uma visão mais aprofundada desta prática e, a partir disso, poderá constatar se esta é uma boa opção para você, ou não.

Pontos positivos deste tipo de concreto

  • Possui uma ótima resistência contra o desgaste mecânico, que pode ser provocado por vibrações e choques, por exemplo.
  • Por conta da armação, o concreto também pode suportar esforços de tração bastante expressivos.
  • Você economizará nos custos de manutenção.
  • Possui elevada resistência à compressão, quando comparamos com outras opções de materiais.
  • Possui uma resistência elevada contra o fogo.
  • Possui resistência elevada contra desgastes do tempo.
  • Possui uma durabilidade maior do que outros sistemas disponíveis.
  • A mão de obra é mais barata, já que não não há a necessidade de qualificação específica para tal.

Pontos negativos do concreto armado

  • Embora seja mais resistente em alguns aspectos, este tipo de concreto pode ser afetado quando o preparo da mistura e da cura do cimento não ocorrer da maneira correta.
  • Ele pode ser muito mais pesado que outras opções.
  • A demolição deste tipo de construção pode ser muito mais difícil e até mesmo se tornar inviável, dependendo do custo para tal serviço.
  • Este tipo de sistema pode ser mais demorado que outras opções, o que pode retardar a entrega de uma obra.
  • Se você quer construir um prédio maior, saiba que a seção de pilares será muito maior do que quando utilizamos uma estrutura metálica.
  • Os resíduos e lixos gerados por este tipo de construção é maior do que em outros sistemas.

Existem diferentes tipos de concretos armados?

Na verdade, o concreto do tipo armado sempre seguirá um mesmo princípio. Sendo ele o uso de aço para trazer a estrutura uma resistência e sustentação maior. Desse modo, o que diferirá um tipo do outro na verdade é a quantidade de aço necessária, bem como o tempo de cura, por exemplo. E tudo isso será calculado por engenheiros especializados.

Concreto do tipo armado vale à pena?

Não existe uma única resposta para este questionamento, visto que cada construção requer uma avaliação singular. Pois como mencionamos, existem tanto pontos positivos, quanto pontos negativos para este tipo de sistema de construção. Desse modo, você deverá avaliar a viabilidade do uso, de acordo com o seu projeto e com o que for constatado pelo engenheiro que você contratou.

Portanto, é tudo uma questão de estudar as melhores possibilidades para o seu projeto, de maneira singular. Assim não haverá erro no final! Boa construção para você.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.