Laje Nervurada: Quais os Benefícios Desta Tecnologia?

Você certamente já deve ter ouvido falar em laje nervurada, não é? Mas você sabe do que se trata este tipo de tecnologia? E ainda, quer conhecer quais são as vantagens e desvantagens da utilização deste produto em sua obra? Então te convidamos a seguir em nosso artigo!

Nele vamos lhe ensinar tudo sobre esta tecnologia que tem transformado a forma de enxergarmos a construção civil. Além disso, vamos lhe apresentar, com detalhes, quais são as vantagens e desvantagens do uso deste material. Dessa forma, você terá respaldo suficiente para garantir uma boa escolha para a sua construção. Acompanhe as informações a seguir:

O que é laje nervurada?

As lajes nervuradas nada mais são do que um sistema de concreto armado formada por pequenas vigas com um regular espaçamento. Os vazios existentes entre cada nervura é consequência da aplicação de moldes de gesso, formando uma capa fina de concreto, com uma execução como plano de piso.

 

laje nervurada

(Foto: Pinterest)

 

Vantagens da laje nervurada

As vantagens da laje nervurada são grandes e consistentes, o que nos dá o respaldo para concluirmos que estamos tratando de um material de excelente qualidade. Veja a seguir:

Consumo de menos material de construção

Quando pensamos em construir ou reformar, buscamos sempre alternativas que possam nos trazer resultados consistentes, econômicos e que, obviamente, evitem desperdícios. Porém, sabemos que nem sem estes resultados são atingidos. Dessa forma, o que você pensaria se lhe disséssemos que o uso da laje nervurada é capaz de proporcionar a redução de até – pasme – 30% dos materiais utilizados?

Isso mesmo! E esta vantagem não para por aí: com a necessidade de menos materiais, obviamente, a aplicação torna-se mais ágil, certo? E qual a consequência? Uma expressiva redução de custos também na hora de escolher a sua mão de obra. Uma vez que o tempo de trabalho será reduzido e o mesmo será concluído de forma eficaz, com menos material e menos tempo investido. Uma economia e tanto!

Mais resistentes

A laje nervurada apresenta ainda o benefício de ser mais resistentes, em circunstâncias relacionadas aos momentos positivos. Mantendo uma estrutura forte e competente, reduzindo os custos que possam surgir com manutenção, por exemplo. Mais uma economia: o famoso bom e barato.

Não apresentam risco de corrosão

Um dos fatores que mais diferencia a laje nervurada das opções convencionais é a sua capacidade de não sofrer corrosão. Considerando que, as lajes comuns apresentam este risco em níveis elevados, enquanto que a nervurada apresenta um risco zero para tal fator.

Facilidade e praticidade

Como mencionamos anteriormente, a laje nervurada diminui – e muito – o tempo de trabalho do pedreiro, reduzindo custos. Ou seja, a sua aplicação é muito fácil e prática, tornando o trabalho menos exaustivo e com resultados muito mais rápidos. Importante para garantir economias em sua construção.

 

laje nervurada

(Foto: Pinterest)

 

Desvantagens da laje nervurada

Já conversamos bastante sobre as vantagens da laje nervurada para a sua construção. Porém, é preciso que tenhamos em mente as desvantagens também! Pois somente assim poderemos concluir de forma coerente se este tipo de material será interessante, de acordo com o objetivo de sua obra. Portanto, vamos às desvantagens:

Aumenta a altura total

Infelizmente, nem tudo são flores, certo? E uma das desvantagens do uso de laje nervurada em sua construção é que a mesma pode – e irá – aumentar a altura total da sua obra. O que, em alguns casos, pode se tornar um verdadeiro empecilho.

É por essa razão que sempre enfatizamos a importância de conhecer tanto os pontos positivos, quanto os negativos a respeito de qualquer material. Apenas assim garantimos um resultado satisfatório. Portanto, se o aumento da altura total for um problema para a sua obra, a laje nervurada não será interessante para você.

Dificuldade de compatibilização

Outro fator que faz com que a laje nervurada deixe a desejar um pouco é o caso da compatibilidade. Acontece que, todas as instalações que conhecemos, em nosso cotidiano, são planejadas para lajes comuns, pelo menos em sua maioria. Dessa forma, a laje nervurada torna-se um empecilho na hora de cuidar destes tipos de acabamentos.

E, infelizmente, é preciso que seja planejado com cautela a compra da sua laje, para evitar futuras dores de cabeça. Apenas assim o resultado satisfatório é garantido.

A laje nervurada e a sua obra

Agora que você já pode conhecer tudo sobre este tipo de laje, é hora de colocar na balança e decidir se a mesma lhe trará bons resultados. Lembre-se de não se deixar levar apenas pelo preço acessível, no sentido de economizar tempo e dinheiro, ok? Pois você precisa considerar a altura da sua construção, bem como os acabamentos, para não tornar o que era pra ser uma facilidade, em um pesadelo.

Dessa forma, não temos dúvidas de que os resultados que você irá atingir serão satisfatórios. Depois é só nos contar quais foram os resultados e como foi a sua experiência com o uso da laje nervurada!

Add Comment