Casa na Árvore | Como Construir uma | Fotos

Ter uma casa na árvore é o sonho de muita gente, seja criança ou adulto. Com o fato de nos inspirarmos nas casas de árvore dos filmes, podemos entender que a realidade não é tão distante assim. Desta forma, não é a coisa mais difícil do mundo conseguir realizar este sonho. No entanto, alguns critérios devem ser adotados. Acompanhe.

Casa na árvore – Como construir uma?

Para que você consiga ter uma casa na árvore, a primeira coisa que você precisa entender é que nem toda árvore suportará a estrutura. Ou seja, você precisará organizar o projeto de forma que preveja uma árvore resistente e capaz de receber uma estrutura como tal.

Outro ponto importante, é nunca prejudicar a árvore em prol apenas da sua diversão. Ou seja, não recomendamos que você danifique nenhuma parte da árvore apenas para construir a casa, como por exemplo, inserir pregos ou fazer cortes. A árvore não precisa sofrer nenhum tipo de problema neste sentido. Acompanhe para entender melhor.

 

modelo

 

Passo a passo para construir uma casa na árvore

Para construir uma casa na árvore, você deve levar em consideração que alguns itens básicos são necessários. Por isso, construimos este passo a passo para que ajude você a tirar este sonho do papel de forma prática. Continue lendo.

1- Encontre a árvore certa

Para iniciar o projeto, você precisará encontrar a árvore correta. E este processo na maioria das vezes, é o mais difícil. Pois não podemos prever nem ter certeza que toda árvore será indicada para a construção da casa. Assim sendo, o que você precisa ter em mente, é que a árvore precisará ser resistente o suficiente para não quebrar.

Geralmente, as melhores espécies de árvores para fazer um projeto desse, são as macieiras, o carvalho e o pinheiro. Estas possuem uma estrutura mais sólida e muito mais equilibrada para a construção. Desta forma, o projeto será mais sustentado.

É importante também entender que a árvore precisa ter uma combinação de galhos que facilite o processo. Ou seja, uma estrutura base que irá manter a casa firme. Por exemplo, galhos em formato de “Y” são essenciais, pois eles vão ter muito mais resistência que galhos simples e finos.

Além disso, a espessura da árvore também é importante. Uma árvore grossa pode ser mais resistente que uma árvore fina, porém, é importante que a mesma tenha raízes profundas e sólidas. Afinal, é isto que mantém a árvore de pé.

 

casa na árvore

 

2- Faça o projeto da casa na árvore

Agora que você já encontrou a árvore e entendeu que alguns requisitos básicos são necessários, é hora de fazer o projeto da casa na árvore. Para iniciar, você precisa pensar no tamanho que a casa será construída e como será construída.

Geralmente, a casa não ficará muito mais alta que 2m de altura, que é para evitar acidentes com as crianças. Além disso, a estrutura toda da casa precisará ser construída de forma que mantenha os usuários seguros, com corrimões e parapeitos onde for necessário.

No seu projeto, preveja uma forma de não danificar a árvore. Ou seja, evite de colocar pregos e madeiras diretamente na árvore. Pois isto poderá ser altamente corrosivo para a mesma, podendo levá-la ao apodrecimento ou adoecimento.

A escada também é ponto chave fundamental para o projeto. Preveja como as crianças entrarão e sairão da casa. A escada pode ser de vários formatos, como uma corda, uma estrutura sólida ou, até mesmo, uma forma de escalada. Você é quem decidirá de forma criativa.

É importante ressaltar que, para a casa ter uma estrutura ainda mais sólida e que não danifique a árvore, o uso de estacas diretas no chão são essenciais. Ou seja, aproveite a estrutura da árvore para montar a casa, mas não descarte um suporte ainda melhor, utilizando as estacas.

Fotos de casas na árvore para inspirar você

Agora que você já tem uma ideia de como construir uma casa na árvore, é hora de se inspirar com modelos incríveis. Vejas as próximas fotos para escolher a que você mais gosta.

1- Complexidade e elegância

Este é um modelo complexo para construção, principalmente pelo estilo da escada. No entanto, é um modelo lindo. Simulando uma casa de campo, com os galhos atravessando as paredes e ainda com uma “área externa”, o que deixa tudo mais bonito.

complexidade e elegância

2- Espaço aberto com clarabóia

Este modelo traz um pé direito alto, sinônimo de mais espaço visual e respiro. O tronco da árvore serve como base e também como enfeite, já que está no centro da construção. E a clarabóia é um charme a parte.

espaço aberto com clarabóia

3- Simplicidade

Pelo estilo da árvore, poderíamos imaginar uma estrutura de casa na árvore muito mais complexa e grande. Mas o que importa, na verdade, é a diversão. E neste caso, ela está garantida, com escaladores e escorregadores para as crianças.

simplicidade

4- Sombra e água fresca

Se você é do tipo que gosta de aproveitar dias quentes sob a sombra de uma árvore, este modelo é fantástico. Além da própria casa na parte superior da árvore, você poderá ter um espaço na parte de baixo, que pode ser implementado com redes e demais itens para descanso.

casa na árvore

5- Casa na árvore ainda mais simples

Este modelo é ainda mais simples. Sem telhado e apenas com cercados de proteção, é uma ótima maneira de começar. Não chega a ser bem uma casa na árvore. Mas sim, uma sacada na árvore. Ou seja, uma área para recreação em um ponto mais alto. As crianças vão adorar.

casa na árvore

Um sonho que pode virar realidade

Viu como construir uma casa na árvore pode ser algo acessível e não tão complexo? Por mais que precisemos de alguns requisitos básicos e ferramentas certas, sempre poderemos ser criativos e montá-las do jeito que mais acharmos divertido. E claro, sempre respeitando a natureza e sendo responsável.

É importante sempre lembrar das recomendações de construção, para ter um ambiente seguro e estruturado, evitando acidentes e incidentes. Desta forma, você terá certeza que o projeto caminhará para o sucesso. Além de que o sucesso com as crianças (e adultos também!) estará garantido. Qualquer dúvida, deixe um comentário. Boa sorte no projeto.

Add Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.