Como calcular reforma de apartamento

Calcular reforma de apartamento é uma medida fundamental para quem anda pensando em fazer obras para modificar o visual da residência ou para resolver problemas como infiltrações e rachaduras, entre outros, que surgem com o passar do tempo.

cálculo reforma de apartamento

Como calcular reforma de apartamento (Foto: Pixabay)

Antes de mais nada, você precisa saber que estimar os custos de uma reforma é uma tarefa complicada, pois os preços dos materiais de construção variam bastante de um lugar para o outro, assim como os valores cobrados para mão de obra. Além disso, há diversos outros fatores que influenciam no montante, como o tipo de obra.

Mesmo assim, dá para simular os preços, para que você saiba pelo menos o valor aproximado de quanto será necessário para fazer a obra, evitando surpresas. Como calcular reforma de apartamento? É o que vamos mostrar na sequência.

Fatores que influenciam o valor da reforma

Há uma série de fatores que podem influenciar o preço da reforma de apartamento, a começar pelo tipo de obra desejado. Uma pequena reforma para consertar vazamentos no banheiro, por exemplo, certamente vai custar menos do que uma reforma para montar cozinha americana.

A localização da residência também tem influência direta nos preços. Para obras nos prédios situados em regiões nobres, os valores normalmente são mais altos do que os cobrados em edifícios que ficam em áreas menos valorizadas da cidade.

simular reforma de apartamento

Os custos variam conforme diversos fatores (Foto: Pixabay)

Veja o que mais influencia no valor da obra:

  • As condições do apartamento (se é mais antigo, mais novo, está bem conservado, etc);
  • Complexidade do edifício;
  • Níveis de acabamento desejados;
  • Poder de compra do proprietário;
  • Fornecedores de materiais escolhidos;
  • Condições meteorológicas durante o período da reforma.

Você também deve considerar os gastos com impostos e autorizações, e ainda reservar uma quantia para gastos inesperados, como problemas que podem surgir no apartamento vizinho em decorrência da sua obra.

Dicas para efetuar o cálculo

Para saber quanto vai custar a reforma, o passo inicial é elaborar o projeto da obra, desenvolvido por um arquiteto, no qual estarão todos os detalhes do que você pretende fazer, incluindo o tipo de obra (reparos, construção ou demolição de parede, etc), os materiais necessários, quantidades, tempo de obra e outras informações.

O valor da mão de obra também deve ser levado em conta (Foto: Pixabay)

Com esses dados em mãos, é possível fazer as cotações de preços em várias lojas de materiais de construção e solicitar orçamentos com os profissionais que realizarão o trabalho de reforma, para ter uma estimativa de quanto custará tudo.

É importante dar preferência aos profissionais com boas recomendações e desconfiar sempre de valores muito baixos, pois algumas economias agora podem significar prejuízos no futuro. Priorize produtos e serviços de melhor qualidade.

Simulador de custo de construção

Outra opção interessante para quem está querendo saber como calcular reforma de apartamento é usar as calculadoras de custos de reforma na internet, disponíveis em vários sites, gratuitamente. Essas ferramentas permitem que você forneça dados sobre a obra e faça estimativas de quanto ela vai custar.

Basta procurar por “simulador de custo de construção”, “simulador de reforma” ou “calculadora de custos” no Google, escolher a ferramenta desejada e digitar as informações sobre a reforma, para que você tenha uma estimativa de preços.

Ao usar esse recurso, é importante saber que os preços mostrados pelas calculadoras podem ter uma margem de erro de cerca de 10%, para cima ou para baixo, em média.

Add Comment