Casa container: Dicas e ideias

casa container é uma possibilidade mais econômica de conquistar a sua casa própria, com o acabamento e a decoração que você sempre desejou. Afinal, você poderá pensar em cada detalhe, de um modo que apenas as características que você deseja sejam, de fato, postas em prática.

Todavia, sabemos que muita gente ainda possui muitos questionamentos acerca deste tipo de construção. E para te ajudar a tomar a decisão correta, elaboramos este guia. Acompanhe tudo a seguir!

casa container

Quanto custa um container?

Primeiramente, você deve estar perguntando acerca do valor de um container, não é mesmo? De todo modo, tudo dependerá da sua aquisição. Isto é, um container novo pode custar, em média, R$15 mil. Enquanto que um usado pode ser encontrado na média de R$5 mil.

Dessa maneira, caberá a você avaliar a procedência do container usado, com o intuito de encontrar a possibilidade em melhor estado para você. Ou então, se preferir, investir em uma opção novinha em folha.

Qual o tamanho de uma casa container?

Existem dois tamanhos de casa container. Além disso, nada lhe impedirá de criar uma casa com um compilado de containers, de tamanhos distintos. Inclusive, você poderá criar casas com mais de um pavimento.

Entretanto, os dois tamanhos que você poderá encontrar, são:

  • Container de 13,8 metros quadrados;
  • Container de 28,15 metros quadrados.

Vale salientarmos que com esta segunda opção você já poderá criar uma casa confortável para duas pessoas. E, com isso, será possível construir uma sala, uma cozinha, um dormitório e o banheiro.

casa container

Dicas para construir uma casa container completa

Respondido os dois questionamentos iniciais e, digamos, principais, vamos agora pensar um pouco mais sobre a casa container na prática. Abaixo daremos todas as dicas de tudo que você precisa saber para criar um lar incrível para você. Continue lendo.

1- Revestimentos adequados

Quanto aos tipos de revestimentos que você poderá usar na sua casa, saiba que um container pode ser muito versátil e democrático. Isto é, você poderá usar os mais diversos tipos de revestimentos. E, com isso, caso queira elaborar uma casa mais econômica, poderá apostar em opções mais baratas, como a conhecida cerâmica.

Entretanto, você ainda poderá criar um acabamento impecável, com o estilo de decoração que mais for conveniente com você. E, dessa forma, criar algo harmonioso e muito bonito.

2- Móveis sob medida

Depois que todo o revestimento e decoração quanto ao mesmo estiverem prontos, é hora de pensar nos móveis que você utilizará para compor a sua nova casa.

Como estamos tratando de casa container, é muito comum que você se depare com um espaço mais limitado, é claro. Com isso, você deverá fazer um bom planejamento a fim de garantir que não haverá nenhum tipo de excesso de móveis em ambientes de circulação.

Além disso, o ideal é que você pense na funcionalidade de cada opção que você vier escolher. Por exemplo, você pode usar aquelas mesas que, dobrando-as, transformam-se em bancos.

casa container

Outra ideia bastante interessante é o uso das camas retráteis, que podem ser “levantadas” todas as manhãs, liberando muito espaço nos quartos.

Aposte ainda em prateleiras no alto, e sob medida, para aproveitar cada espacinho de uma maneira inteligente. E, por fim, não se esqueça de investir em uma decoração mais minimalista, com o intuito de adquirir o que é essencial para o seu conforto, sem comprometer o espaço.

Vale lembrarmos que o uso de espelhos para ampliar os ambientes também é uma boa ideia.

3- Revestimento térmico

Como estamos tratando de um material feito de aço (no caso, o container em si), é claro que precisamos pensar em um revestimento térmico que seja de qualidade. Afinal, no calor, o aço poderá absorver muito as altas temperaturas, tornando a moradia inviável.

Em contrapartida, no inverno o frio poderá ser muito rigoroso, sem o revestimento correto. Desse modo, o cuidado para que efeito térmico seja garantido é muito importante. Aqui, um profissional poderá lhe ajudar a encontrar a melhor opção para sua casa.

Afinal, não é apenas o tipo de revestimento que você deverá considerar. Mas sim, você não pode deixar de lado a orientação solar da sua construção. Visto que este fator também está atrelado diretamente aos resultados e mantimentos da temperatura interna.

Por isso que um profissional é imprescindível na hora de planejar a construção da sua casa container!

4- Isole do contato com a água

Novamente, como estamos falando de um material feito de aço, você não poderá, em hipótese alguma, expor o mesmo ao contato constante com a água. Visto que isso poderá causar danos no material, em longo prazo.

E quando falamos de contato com a água, estamos nos referindo, por exemplo, ao chão do banheiro, onde a água irá escoar pelo ralo do chuveiro e, possivelmente, poderá demorar um período para secar.

Por isso, quando você pensar no tipo de revestimento que usará no banheiro e na cozinha, lembre-se de apostar em materiais resistentes e de qualidade. Pois apenas desta maneira é que você terá uma maior durabilidade para a sua casa de container.

5- Fundação necessária

Por fim, vamos pensar um pouquinho sobre a fundação necessária para a construção da sua casa container? Pois bem, aqui você encontrará um benefício e tanto para a sua obra. Visto que estamos diante de um tipo de casa que não necessita de uma fundação muito reforçada, como acontece com as casas de alvenaria, por exemplo.

Em alguns casos, você poderá utilizar apenas blocos de cimento para fazer a fundação da sua obra. Mas, de todo modo, é imprescindível que você converse com um profissional, para que a preparação do terreno aconteça corretamente.

Quais são os benefícios deste tipo de casa?

Os benefícios podem ser muitos. Abaixo destacamos os principais:

  • Economia: Visto que os materiais poderão ser mais baratos, além de que você não gastará com a construção das paredes de alvenaria e com a fundação mais “forte”.
  • Praticidade: Você terá algo prático para morar.
  • Agilidade: A construção deste tipo de casa costuma ser mais rápida.
  • Na medida certa: Com os móveis sob medida você poderá criar algo incrível e que seja perfeito para o que você realmente precisa.

Contrate um arquiteto/ engenheiro!

A dica final que lhe damos para que tudo saia como planejado, é: contrate um arquiteto ou um engenheiro para que a sua obra se desenvolva da melhor maneira possível.

Afinal, muita gente acaba pensando, erroneamente, que como as casas de container são “mais fáceis” de serem feitas, não necessariamente precisarão de um engenheiro ou arquiteto. O que não é verdade.

Pois você ainda necessitará das licenças estabelecidas pela Prefeitura da sua cidade, para que a sua casa seja construída de fato. E estas licenças só serão concebidas caso você tenha a assinatura de um profissional qualificado no projeto de sua casa.

Portanto, busque indicações de profissionais e inicie a construção do seu sonho de uma maneira coerente e correta. E depois, usufrua da economia e dos resultados que você poderá ter com este tipo de obra.

Leia também:

3 Comentários

  • Em tempo de crise… idéias criativas, bonitas e econômicas são super bem vindas !!!!!

  • Adorei a matéria,estão de parabéns….

  • Bom dia. Gosto muito desse tipo de construção. É inovador, custo mais baixo, ecologicamente correto e o melhor, você aplica a sua criatividade e personalidade no seu ambiente. Parabéns pelas importantes informações disponibilizadas.

Deixe seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.